Kaleby Oliveira

Habilidade x Prática

7 posts neste tópico

Olá pessoal, tudo bem? Hoje gostaria de compartilhar com vocês um pensamento meu que é algo que, penso eu, também intriga várias outras pessoas.

Estudos atuais comprovam que não existem habilidades especias natas, ou seja, que a pessoa, ao nascer, já porta-as. Muitos podem discordar, mas como diria a sabedoria popular: contra fatos não há argumentos...

Voltando ao assunto principal e aplicando esse pensamento ao speedcubing em geral: o que podemos dizer de cubistas como Gabriel Dechichi e Feliks Zemdegs? Quando interrogados sobre como resolvem o quebra-cabeça tão rápido, respondem que é fruto de muita prática, esforço e paixão pelo que fazem (me corrijam se eu estiver errado). Porque algumas pessoas, mesmo depois de praticar, praticar e praticar não avançam tanto e nem tão rápido? Já vi pessoas aqui no fórum (muito desinformadas, por sinal) que dizem que algumas pessoas não chegarão a certo nível de destreza em determinda habilidade. Gostaria de saber o que vocês acham, tanto das pesquisas quanto do sucesso de cubistas famosos. Só pra salientar: eu concordo com as pesquisas e também acho que algumas pessoas nascem com certa predisposição a realizar algumas tarefas muito acima da média. Vai entender! :0 . Outra coisa que queria dizer: Esse tópico não é uma forma enrolada de perguntar porque eu avanço tão devagar, porque eu já vejo os frutos do meu treino hahahahahahahahaha

Editado por Kaleby Oliveira

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Olá, prazer!

Quando você diz que nascemos com algumas habilidades, o termo "habilidade" parece um pouco vago, para você não?

Vejamos... muitas coisas podem ser habilidades:

1) facilidade de compreensão de ciências exatas/humanas

2) facilidade de fazer baliza

3) rapidez em resolver cubos mágicos

4) facilidade/rapidez em memorização de coisas

5) facilidade de cortar legumes rápido sem se machucar

6) facilidade de decorar caminhos/ruas

7) facilidade de colocar o pé atrás do pescoço

8) rapidez em correr 100 metros rasos

9) facilidade de compreensão do sentimento de outras pessoas e talvez ajudá-las a vencer os problemas

10) facilidade de conquistar mulheres

11) ter coordenação motora para acertar várias vezes seguidas um prego com um martelo sem errar

12) pintar uma figura rapidamente sem ultrapassar os limites do contorno

13) facilidade de percepção de notas musicais/acordes, timbres diferentes, ou cores muito similares

14) facilidade de imitar sons de animais

15) facilidade de estalar os dedos (essa eu não possuo)

16) facilidade de aprender vários idiomas

Pronto, tentei diferenciar bem os tipos de habilidades. Acho que para fazer uma afirmação sobre habilidade, precisamos ver se todos esses itens são atendidos pela afirmação. Meu objetivo aqui não é contrariar sua ideia, como também não é de concordar. Meu objetivo é de acrescentar informações ao que você levantou, para cada pessoa decidir o que faz mais sentido.

Algumas são óbvias que é treino. Qualquer pessoa que fizer muitas e muitas balizas, vai perceber sozinho as técnicas e vai conseguir fazer bem. A mesma aconteceu com algumas pessoas lá no Mundial com os Smart Egg. Num único dia aprendi e descobri como executar rápido os movimentos diminuindo de 10 segundos para 3. Você vê que esse mesmo raciocínio pode ser aplicado para alguns itens, mas para outros não? Então as habilidades deveriam ser agrupadas por tipo para serem analisadas.

Eu não consigo estalar meus dedos. Tento isso há 19 anos, ou seja, não é por falta de tentar....

Algumas que eu citei necessitam de coordenação motora, memória, ou até dependem de capacidades físicas específicas de cada um como boas cordas vocais, boa audição....

Algumas habilidades precisam de idade como parâmetro. Exemplo: se você pegar qualquer adulto e pedir pra pintarem um desenho sem ultrapassar os contornos, ele vai conseguir... (com poucas exceções, talvez por problemas mentais, psicológicos, físicos....), agora, se você pedir pra uma criança de até 5 anos, ela pode ter muita dificuldade ou não. Então essa seria uma habilidade que todas as pessoas adquirem numa idade certa. Aqui o que muda é que algumas pessoas desenvolvem essas habilidades mais cedo que outras....

Portanto, para concluir, acho que faltam detalhes no termo "habilidade" para fazer uma afirmação tão grande assim.

Agora, fora disso... Tem algumas pessoas que possuem dons. O que acha disso? Muita gente confunde dom com habilidades adquiridas com o treino... Eu não tenho o dom de resolver cubo mágico, por exemplo. Muito menos minha mãe que monta em 2 minutos, mas monta.

Não é meu objetivo levar essa discussão para a religião, mas vou apenas citar alguns casos que eu conheço:

(Se você não acreditar em Deus, apenas retenha o acontecimento, retire a referência para Deus e imagine outra forma de aquilo ter acontecido, visto que nenhum dos casos é falso, ou seja, não desconsidere o fato pela descrença na explicação dela. Uma coisa pode ter várias hipóteses para ser explicado. Não sabemos 100% que tudo o que explicamos ser de um jeito, é de verdade desse jeito)

- Uma criança viu que sua irmã estava muito doente, pediu a Deus o dom de cura. Ela recebeu o dom e então colocou suas mãos sobre sua irmã, que sarou em seguida.

- Um rapaz foi para os EUA e foi a uma igreja lá e Deus o mandou falar em público, testemunhar sua vida, mesmo sem ele saber falar inglês. Foi obediente e quando subiu lá ele automaticamente aprendeu o inglês. Desde aquele dia, ele fala inglês e disse que se algum dia alguém perguntar como ele aprendeu e ele responder que aprendeu sozinho, Deus faz ele esquecer tudo, na hora.

Hoje é dono de uma das maiores escolas de inglês aqui no Brasil.

Esses exemplos de dons (divinos) são habilidades? As habilidades podem aparecer de repente assim? E sumir também?

Hmm...

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eu acho que cada um possui facilidades e dificuldades em diversas coisas, pra conseguir um bom resultado naquilo que ela tem facilidade exige menos esforço e dedicação, enquanto nas que ela tem dificuldade exige mais esforço e dedicação.

Nisso, uma pessoa que tenha dificuldade em fazer algo pode ter um resultado igual ou melhor do que uma pessoa que tem facilidade nessa mesma coisa, porém, vai ter mais trabalho.

Agora, existem fatores que podem impedir que a pessoa consiga executar determinadas tarefas, mesmo ela querendo muito; tipo o Allyson querer estalar os dedos... apesar que ele poderia usar uma castanhola pra ficar parecido...

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

O termo habilidade pode se referir tanto à capacidade (a possibilidade de fazer algo) quanto a um dom (uma capacidade rara). Veja bem, Kant era considerado um gênio (isso é um dom), enquanto Leibniz era somente uma pessoa aplicada, mesmo assim os dois são filósofos muito bons, porque apesar do dom do primeiro, a capacidade dos dois eram semelhantes.

O que eu acho é que não se pode confundir prática com tempo de treino. Se você for olhar o pessoal que é sub-15 e o pessoal que é sub-10, vai perceber que muitos dos sub-15 paralisam nessa faixa por falta de conhecimentos adicionais (alô Rafa, já terminou as OLLs?) enquanto o pessoal sub-10 deve conhecer, instintivamente, mais de 300 fórmulas de F2L (encaixando cada caso de um jeito distinto pra tentar melhorar o próximo, por exemplo) além de diversas OLLs, PLLs, fora outros tantos adicionais. Então nesse ponto não se trata de treinar 2 ou 3 horas todo dia, mas de aprimorar a técnica, tanto a destreza quanto o próprio método.

Além disso, tudo isso demanda tempo, que as outras pessoas "não tão boas assim" podem gastar em outra coisa. Por exemplo, é bem improvável que o melhor indivíduo no BLD do mundo seja, ao mesmo tempo, campeão nacional em um campeonato de LOL, Catedrático de Física quântica e guitarrista do Dream Theater. Ficar acima da média em qualquer coisa é relativamente fácil. Por exemplo, a mediana da WCA é 27s (relativamente fácil de conseguir um tempo abaixo disso), mas para ser entre os primeiros talvez o termo mais preciso do que "prática" seria "foco".

Compartilhar este post

Link para o post

Eu digo mais: O ambiente e a convivência com os pais (provavelmente) vai fazer a crianças ter predileções e certas facilidades específicas.
A limitação física é bem fácil de observar: Um anão não tem facilidade com basquete, mas pode vir a ser um bom jogador se treinar que nem um louco!
Nada impede, também, de você achar uma outra forma de contornar um obstáculo (físico, de facilidade ou o que seja...) e ficar bom naquilo.
O grande segredo é: Ninguém é bom em tudo e no que você é bom, você pode depender da sorte ou dos seus treinos.

Quando o Feliz e o "The Kick" falam que "só treino" é o suficiente, eles também podem achar que o treino deles é "simples" quando na verdade é bem acima do que o pessoal faz, entende?
Tenta da próxima vez que encontrar um cara bom, pergunta COMO eles treinam, bem explicado.
Não se assuste se for um processo complicado, hehehe...

Edit: O que o Mos disse é super importante também: Foco ao treinar é mais importante do que simplesmente praticar.

Editado por Daniel Lehwing

Compartilhar este post

Link para o post

Legal. Tava pensando aqui. Acho que um dia vai ser impossível bater os WR's do 3x3. Talvez essa seja a causa da perda de graça de brincar de cubo kkkkkkkkkkkk. Os caras já avançaram muuuuuuuuuuuuuito!

Editado por Kaleby Oliveira

Compartilhar este post

Link para o post