Postado Fevereiro 4, 2015 http://olhardigital.uol.com.br/pro/noticia/receita-fecha-o-cerco-contra-encomendas-em-sites-no-exterior/46593 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 4, 2015 É sério mesmo ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 5, 2015 Assim **** neh? Tomara que algum dia a LighTake abra loja brasileira. Culpa da DILMAAA Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 5, 2015 O que eu postei no Facebook: "Receita federal fecha o cerco contra encomendas em sites do exterior" Parece uma manchete qualquer, afinal, governo precisa de dinheiro, então tá tudo certo, não é? Não exatamente. O problema da importação não é tanto pagar o dobro naquele fone de ouvido da China. Pensemos um pouco mais longe. Digamos que eu tenha tido uma ideia de um programa e pra isso precise de um computador decente. Hoje eu precisaria gastar uns 2 mil reais pra isso, sem protecionismo, gastaria metade. E não é só uma economia de "50%" como possa parecer: Estamos falando a diferença de verba de milhões de pessoas, que tem como gastar mil reais num computador e não tem como gastar dois mil. Agora pare pra pensar quantos grandes apps, nos últimos anos, foram feitos de computadores caseiros (mas que precisam ser no mínimo um i5)? Será que a "perda" desse imposto não retornaria, no futuro, na entrada de milhares de reais em território nacional? Vamos mais longe: imaginemos uma máquina que economize 2 funcionários numa fábrica e produza um bem de qualidade superior. Obviamente precisamos taxá-la, não somente para aumentar a arrecadação do governo, mas para proteger os empregos e evitar a concorrência desleal. O que isso significa? Que os produtos continuarão sendo produzidos em uma qualidade inferior, serão vendidos mais caros e que a produtividade será menor. Ou seja, é riqueza que deixou de ser criada, riqueza essa que se reverteria em mais empregos (e aqueles 2 desempregados voltariam ao mercado em outros empregos), mais produção, mais PIB e por lógica, mais arrecadação. O que escapa ao governo é que ninguém importa algo se tiver substituto nacional e que não vai existir substituto nacional enquanto não existir possibilidade importar a técnica de produção. Pra que gastar milhões em criação e desenvolvimento de produtos se você pode, com muito menos, importar o meio de produção? "Ah, mas é só o governo dar incentivo para as fábricas". Sim, mas e como o governo vai saber quais meios de produção devem ser liberados ou não? Ele não pode prever o que será criado, pois se pudesse, já teria criado. Assim sendo, ou ele libera somente o mínimo necessário (máquinas industriais já conhecidas), ou ele vai fazer esse subsídio por noções arbitrárias, o que ele ACHA que talvez sirva para desenvolver, o que reduz, no longo prazo, o PIB, a arrecadação, o consumo, a riqueza e o bem estar. Assim sendo, o título da matéria deveria ser: "Receita Federal fecha o cerco contra o desenvolvimento do Brasil". Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 5, 2015 A notícia é que "fecha o cerco". Li procurando se algo aconteceu agora para ser considerado que o cerco foi fechado, mas na matéria só vi falando que tá difícil e tal. Li sem atenção e não peguei, ou é isso mesmo? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 5, 2015 (editado) Estranho que a matéria falou e falou e nenhuma novidade até então. Essas regras já existem faz tempo. O que todos querem saber na prática é se a porcentagem de encomendas que acabam sendo tributados subiu. Se a chance em relação aos outros anos de comprar algo ser taxado é grande agora. Até o momento não li nada ainda. Como já comentado em outros tópicos sobre o tema, acho que só com o tempo e feedback do pessoal (não só daqui, como em outros grupos com outros perfis de compra). obs.: Coincidentemente hoje (04/02/2015) chegou um cubo aqui que comprei em 12/11/2014, foi liberado sem tributação em 15/12/2014. Tenho mais 4 encomendas a receber. Uma diz que já foi liberada sem tributação. Mas as outras 3 só constam como recebidas (estão aqui no Brasil) agora em Janeiro. Vamos ver ... . Editado Fevereiro 5, 2015 por Antonio Bill Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 5, 2015 Como eu citei em outro tópico (aproveitando o ensejo do amigo Bill), quando eu compro algo no exterior eu sempre conto com a possibilidade de ser taxado e se não for, eu considero como sorte. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 5, 2015 (editado) Pelo que eu leio de economia, parece que a ideia é diminuir o número de importações além de obviamente arrecadar mais. Pois estamos importando mais do que exportando (por que será né? lol). Alias, a procura de entender esse "novo sistema 2015", achei uma matéria interessante (de abril de 2014) falando como seria agora. A parte que mais interessa é esta: "No novo sistema, as informações da compra são enviadas antecipadamente para a Receita Federal – seja pelo correio do país, seja pela loja virtual. A partir daí, fica fácil calcular o imposto, que você pagará online. Os Correios, então, liberam a entrega e enviam o produto para sua casa." Ou passei batido ou não lembrava de ter lido isso. Enfim... Ainda resta saber se os sites de lá (ou correios) estão enviando já essa informação de compra pra cá e quais sites tem essa comunicação funcionando. Alias, como o pagamento será online, será que o link (para pagar) será feito pelo código de rastreio? (espero que não inventem mais uma taxa além das já existentes pelo fato de entregarem em casa pós pagamento do tributo). Se alguém souber mais sobre isso (da cobrança online) passa o link ai, ou até sua recente experiência. http://gizmodo.uol.com.br/receita-imposto-importacao/ Em teoria, a única coisa bom seria do processo ser mais ágil e a encomenda demorar menos pra chegar em casa, algo que li do Governo prometer e que faria sentido. Mas tenho minhas dúvidas . A má notícia além do óbvio é que invés dos tributos diminuírem agora (sempre sonhando) só leio notícias que eles tendem a aumentarem. Bom, eu sempre me preparo pra pagar imposto também, tanto que eu já fazia as contas de quanto seria o rombo no bolso caso recebesse a cartinha. Mas também sabia que a longo prazo a falha da receita traria um custo benefício compensatório. Por isso o feedback e as noticias me interessam, pois sem esse "custo benefício compensatório", ou seja 100 % sendo tributado... Minha lista de compras vai diminuir bastante mesmo esse ano, e a de desejos só vai crescer . Editado Fevereiro 5, 2015 por Antonio Bill Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 5, 2015 Nosso amigo Thiago Dames já sente faz tempo no bolso! Quase toda encomenda dele é taxada :X Eu particularmente nunca tive uma encomenda taxada, maaaas atualmente estou dando preferência a bons negócios aqui mesmo no brasil. Vai que... né?! 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites