Postado Outubro 26, 2014 Em 2009, a BBC Horizon produziu um documentário baseado na seguinte pergunta fundamental: "Qual é o problema com a nudez?". Nele, cientistas e estudiosos de diferentes áreas tentaram explicar o porquê de tanta aversão ao corpo despido. Para que as devidas análises fossem feitas, oito pessoas que não se conheciam - e nunca tinham ficado nuas diante de outras pessoas - foram reunidas numa casa para fazerem justamente isso. O intuito era captar diferentes aspectos de suas atitudes como, por exemplo, para quais partes do corpo os olhares eram dirigidos de imediato. Veja abaixo o resultado da experiência: https://www.youtube.com/watch?v=M7DK5-I6Mo4 Partes consideradas importantes para a discussão: (0:00 - 9:47; 12:20 - 15:17; 30:46 - 50:38) [as outras partes falam mais sobre a evolução da pele humana] Você se sentiu desconfortável com o vídeo? Se sentiria desconfortável nessa situação proposta? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 26, 2014 Ainda não vi o vídeo todo. Mas são várias questões mesmo, girando em torno de costume e cultura. Tem muitas pessoas que enxergam toda nudez como algo erótico. Não tem como culpá-las, pois na mídia é quase sempre assim que a nudez é apresentada. Ai entra julgamento de pessoas pelas suas aparências também, inclusive auto julgamentos. Pretendo assistir o vídeo todo em algum momento, mas um fato curioso que imagino que deve acontecer com muita gente é que eu, por exemplo, sentiria bem mais vergonha encontrar uma pessoa conhecida, ao acaso, numa praia de nudismo do simplesmente ficar nu junto com milhares de pessoas estranhas. Outro fator é esse do grupo também. Eu pessoalmente não gosto de chamar atenção, então é bem mais confortável todos estarem na mesma situação (pelados por algum motivo) do que somente eu e/ou poucas pessoas diante de pessoas vestidas. O contexto influencia muito. Uma mulher de calcinha e sutiã na janela do apartamento chama bem mais atenção do que uma de fio dental na praia. A mente e a cultura são realmente intrigantes. obs. brinks : Um dica pra ficar pelada(o) e não ficar encanado com olhares, é começar a resolver o cubo. As atenções ficam centradas nele rsrsrs. Não é garantido, pois dependendo dos envolvidos, alguns não enxergarão o cubo de qualquer forma. 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 26, 2014 Eu fiquei tão chocado com o vídeo que resolvi parar de andar pelado pela casa... 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 26, 2014 Foge de minha cultura e da minha personalidade. Mas acho bonito o quanto algumas pessoas conseguem se sentir bem entre si com isso que é uma dificuldade para mim. Se me propusesse a essa rotina de nudez em grupo, ia ficar bem desconfortável por muito tempo. Mas seria uma grande aprendizagem até se tornar algo natural, acho que ia curtir no final. Obs.: Peguei só a ideia, o vídeo não abriu aqui ): Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 27, 2014 O documentário é interessante, mas existem muitas variáveis que deveriam ter sido analisadas com maior profundidade. Como o Bill comentou, depende muito da circunstância, da situação; outra coisa é que depende da educação que cada um recebeu ao longo da vida, a cultura (que muda constantemente) do momento e, principalmente, do frio... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 7, 2015 Pra mim o problema de ficar pelado o tempo todo é o frio!! XD Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 7, 2015 Pra mim o problema de ficar pelado o tempo todo é o frio!! XD Caramba, então tivemos muita sorte do Mundial aqui ser no inverno ! 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites