Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Carlos de Alcântara

Para onde você acha que estamos caminhando em relação a conhecer pessoas para relacionamentos?

3 posts neste tópico

Para onde você acha que estamos caminhando em relação a conhecer pessoas para relacionamentos?

Digo isso tendo em mente principalmente o avanço da vida online, sendo que no geral ela está cada vez mais presente na sociedade e na vida real de cada indivíduo.

Por exemplo, antigamente a pessoa para se relacionar era obrigada a desenvolver várias habilidades sociais. Hoje em dia, existem redes sociais e aplicativos que já basicamente dizem: "você tem tais coisas em comum com essa pessoa, que tal?".

Ou seja, me parece existir uma tendência a chegar num momento que será comum um pensamento do tipo "Para que eu vou estar pessoalmente aberto a desconhecidos? sendo que eu posso conhecer esse tanto de pessoas desconhecidas aqui desse aplicativo que eu já sei que tem várias afinidades comigo."

Sempre tem um pessoal mais conservador que pensa: meu negócio é no ao vivo... online não serve para muita coisa não. Mas quer saber? Aposto que houve quem pensou dessa forma em relação à invenção do telefone, e essas pessoas perderam espaço, seja porque morreram e deram lugar para pessoas que já nasceram acostumadas com essa nova realidade, seja porque não queriam mais ficar de fora já que o mundo inteiro passou a usar... Enfim.

E aí? Algumas das habilidades de conhecer desconhecidos que temos hoje se perderão? Irão se modificar? Até que ponto você acredita que a vida online pode influenciar na vida real? Como você imagina o futuro em relação a essa questão?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Antigamente, um filósofo preferiu não escrever nada, pois ele dizia que a escrita não passava o ensinamento que o diálogo direto entre aluno e professor passaria. O nome desse maluco é Socrates, um dos caras mais famosos da história da humanidade, mas que só ficou famoso porque seus aluno, Platão, e um aluno de Platão, Aristóteles, resolveram gravar os ensinamentos dele.

Porque estou dizendo isso: Em 2500 anos, se ouviu, diversas vezes, que algo iria acabar com outra coisa. Os livros iriam acabar com as aulas, a matemática iria acabar com a filosofia. Na história recente, o cinema iria acabar com os livros, a televisão iria acabar com as rádios, com os livros e a internet iria acabar com tudo isso. O E-ink iria acabar com o livro físico e o MP3 iria acabar com a indústria musical. O que aconteceu de fato é que hoje o cinema, os livros e a televisão se complementam, como podemos ver em Game Of Thrones ou em Avengers. Na era da internet, a rádio voltou com força total, primeiro com as rádios onlines, depois com os podcasts, sem falar, aliás, do rádio no carro. O E-ink e o livro físico até o momento coexistem pacificamente inclusive com os tablets, servindo cada um a objetivos distintos. E o MP3, por fim, deu toda uma nova vida à música, com uma porrada de bandas indies sendo lançadas a cada dia.

As coisas mudam e o desconhecido causa medo. Só que em milênios de história da humanidade, com diferenças absolutas de contextos, a forma de fazer as coisas, por mais diferente que estejam, continuam, no fundo, iguais. Não devemos amar ou odiar o desconhecido, só porque ele é desconhecido, mas analisá-lo e rejeitar ou aceitar pelo que ele é, não pelo que você acha que é. Ninguém tem o poder de prever como vai ser as relações em 2204, mas aposto uma coisa: Provavelmente será muito diferente em alguns aspectos, mas outros continuarão a ser o que sempre foram pelos últimos milênios.

E já que falei do desconhecido e de Sócrates, fica aqui um pequeno texto dele:

"Os jovens de hoje gostam do luxo. São mal comportados, desprezam a autoridade. Não têm respeito pelos mais velhos e passam o tempo a falar em vez de trabalhar. Não se levantam quando um adulto chega. Contradizem os pais, apresentam-se em sociedade com enfeitos estranhos. Apressam-se a ir para a mesa e comem os acepipes, cruzam as pernas e tiranizam os seus mestres."

4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites
Entre para seguir isso  
Seguidores 0