Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Camila Oliveira

Cubo Mágico em Menos Movimentos - Diego Meneghetti ( Menegas)

5 posts neste tópico

Este texto foi publicado esta semana pelo Caderno Educação em um pequeno depoimento que Menegas cedeu a eles após o SAR no Oficina em Campinas neste último fim de semana.

Comecei a treinar cubo mágico no final de 2011, mas o meu interesse pela modalidade de Menos Movimentos só surgiu um ano e meio depois. Mais precisamente, meu primeiro contato com esta modalidade foi em 15 de abril de 2013, ao ler uma postagem do cubista Israel Machado, em que ele explicava a sua solução de 35 movimentos que lhe deu a vitória no Oficina Open de 2013. Achei genial a forma com que ele havia resolvido as duas primeiras camadas e isso abriu a minha mente para começar a "pensar" nas soluções de cubo mágico, ao invés de ficar simplesmente aplicando fórmulas decoradas.
Nesta época, eu já havia aprendido os 119 algoritmos do método Fridrich, conhecido como "método avançado", mas decidi começar a estudar novos métodos e novas técnicas para tornar minhas soluções mais eficientes. Foi aí que me deparei com o site do sueco Lars Petrus, em que ele ensinava o seu método e apresentava conceitos até então desconhecidos pra mim, como a construção das duas primeiras camadas através de blocos. Comecei, então, a me dedicar ao método Petrus e a essa técnica de "block-building".
Três meses depois, no dia 19 de julho de 2013, eu participei pela primeira vez da modalidade de Menos Movimentos, no Brasileiro 2013, realizado no SESC Santos. Nesse campeonato obtive o resultado de 38 movimentos, usando o novo método que eu havia aprendido, e me tornei campeão brasileiro nesta modalidade. Com isso, comecei a perceber que meus estudos estavam dando retorno e que eu provavelmente estava no caminho certo. Essa vitória me motivou muito a continuar estudando.
O próximo passo foi aprender o método Heise, que pode ser considerado um dos mais avançados, porque é um método intuitivo e não requer algoritmos. Estudando esse método, comecei a entender mais profundamente o funcionamento do cubo e toda a teoria que envolve o cubo mágico. Em casa, nos meus treinos de Menos Movimentos, comecei a obter alguns resultados abaixo de 30 movimentos e vi a possibilidade de um dia quebrar o recorde sul-americano.
Nos meus dois campeonatos seguintes, a minha estratégia passou a ser "ou recorde ou nada", ou seja, eu não aceitaria nada que não fosse sub-30, e ficaria até o final dos 60 minutos da competição tentando alcançar isso. Com essa estratégia, obtive DNF ("Did Not Finish") nesses dois campeonatos e eu mesmo comecei a questionar as minhas capacidades nessa modalidade. Em março de 2014, frustrado com a sequência de DNFs, resolvi abandonar essa estratégia e aceitar qualquer resultado que viesse. Venci o Faria Brito Open, no Rio de Janeiro, com 35 movimentos, usando o método Heise. Essa vitória foi importante para me motivar a voltar à busca pelo recorde.
Depois disso, voltei com força total aos meus estudos (mesmo trabalhando em uma agência em turno integral, como web designer), e fiquei praticamente o mês de abril inteiro focado na modalidade de Menos Movimentos, aprendendo tudo que era possível, no meu tempo livre. Enquanto minha namorada estudava para concursos públicos, eu ficava ao lado dela estudando soluções de cubo mágico, e essa companhia foi fundamental para que eu conseguisse manter um ritmo forte de estudos, de forma mais regrada e contínua. Em um sábado, cheguei a fazer 8 soluções de Menos Movimentos seguidas, em pouco menos de 8 horas.
Em maio de 2014, fui para Campinas competir no Oficina Open (o mesmo campeonato que Israel Machado havia feito aquela solução que me inspirou). Quando começou a competição de Menos Movimentos, senti que eu estava mais preparado do que nunca e fiz a minha solução com 100% de foco. Ao contrário das minhas soluções anteriores, de 38 e 35 movimentos, dessa vez não usei um único método, mas sim uma combinação de todo o conhecimento que eu havia adquirido nesses últimos 12 meses. Venci o Oficina Open e quebrei o recorde sul-americano com uma solução de 29 movimentos. O recorde anterior era de 30 movimentos e pertencia, desde 2010, ao meu amigo Carlos de Alcântara, de Brasília, que também sempre foi uma grande referência e inspiração pra mim.
Agora, com uma sensação de "missão cumprida", pretendo lançar um site sobre a modalidade de Menos Movimentos, para compartilhar com outros cubistas tudo o que eu aprendi nessa modalidade, atráves de soluções comentadas e tutoriais em vídeo. E, é claro, continuarei competindo e tentando superar meus próprios resultados.

Referências:

Postagem do Israel Machado de abril de 2013:
http://cubomagicobrasil.com/forum/topic/10548-3x3-fm-reconstrucao-oficina-open-israel-machado/?hl=%2Breconstru%E7%E3o+%2Bisrael+%2Bmachado

Site do método Petrus:
http://lar5.com/cube/

Site do método Heise:
http://www.ryanheise.com/cube/heise_method.html

Diego Meneghetti é cubista e o novo recordista brasileiro na modalidade Menos Movimentos

Leia mais: http://www.cadernodeeducacao.com.br/news/cubo-magico-em-menos-movimentos-por-diego-meneghetti-/

6 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Quando conversei com o Israel Sênior ele também falou que, quando não achava que ia conseguir uma boa solve no speedy ele meio que desleixava, demorava pra parar o cronômetro... tipo a postura do Meneghetti em não postar o resultado se não fosse sub-30.

Acho isso ruim, pois tem gente que organiza um baita campeonato para os competidores mostrarem o seu potencial e eu, como fã do Israel, Meneghetti e etc, fico um pouco decepcionado pois quero ver esses caras geniais competindo, dando o máximo, independente se vão ou não bater recordes.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Quando conversei com o Israel Sênior ele também falou que, quando não achava que ia conseguir uma boa solve no speedy ele meio que desleixava, demorava pra parar o cronômetro... tipo a postura do Meneghetti em não postar o resultado se não fosse sub-30.

Acho isso ruim, pois tem gente que organiza um baita campeonato para os competidores mostrarem o seu potencial e eu, como fã do Israel, Meneghetti e etc, fico um pouco decepcionado pois quero ver esses caras geniais competindo, dando o máximo, independente se vão ou não bater recordes.

Putz... acho que do jeito que eu falei pode ter dado a impressão errada. Não é como se eu tivesse encontrado um 33 alguma vez, por exemplo, e me recusado a entregar a solução de 33 movimentos só porque não era sub-30. Nunca aconteceu nada desse tipo. O que acontece é que os 60 minutos se esgotam às vezes quando vc tenta ficar até o último minuto dando o seu melhor...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Putz... acho que do jeito que eu falei pode ter dado a impressão errada. Não é como se eu tivesse encontrado um 33 alguma vez, por exemplo, e me recusado a entregar a solução de 33 movimentos só porque não era sub-30. Nunca aconteceu nada desse tipo. O que acontece é que os 60 minutos se esgotam às vezes quando vc tenta ficar até o último minuto dando o seu melhor...

Ok, então; não vou tirar a sua foto da porta do meu armário... já a foto do Sênior eu vou trocar com alguém que tenha uma foto do Bruno Galatti sobrando...

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0