Postado Janeiro 19, 2014 Pessoal, Minha irmã é professora da rede pública aqui em São Paulo e me procurou pra falar sobre o interesse dela em levar o cubo mágico para os alunos com a intenção de ajudar a desenvolver o raciocínio lógico e a atenção da molecada, assim como despertar interesse por alguma atividade na sala de aula. Eu li alguns posts aqui, a maioria do caderno Educação, sobre experiências e tal. Quero fechar uma compra de uns cubos de "1,99" com o Cinoto e ajuda-la no projeto. Alguém daqui teve experiência parecida? Como foi (ou como é ou está sendo)? Existe algum método ou material específico pra levar o cubo á sala de aula? Abraços 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 19, 2014 Jbueno, a Juliana Moreno (https://www.facebook.com/julianamoreno.oliveira?fref=ts) já tem experiência nesse ramo, ela introduziu uma disciplina de Cubo Mágico em escola pública uma vez. Eu e o Cinoto já levamos cubo mágico em escolas também, mas não eram aulas progressivas, e sim uma palestra de uma vez só, ensinando tudo. Então acredito que nesse âmbito a Juliana deve entender melhor... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 19, 2014 bem legal isso. tomara que dê tudo certo . abs !!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 19, 2014 Bom mesmo essa ideia... Que pena que na minha época não tive professores assim!!!! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 20, 2014 (editado) Ano passado um colega aqui do fórum o Hugo André desenvolveu um projeto em uma instituição assistencial chamada Casa Azul, eu até tive presente em uma palestra ministrada pelo Carlos lá, mas me parece que ele está meio sumido do fórum, acho que se você conseguir entrar em contato com ele, talvez possa te ajudar. Editado Janeiro 20, 2014 por JHBIO Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 20, 2014 Olá jbueno!!!Bem, eu acompanhei uma professora de matemática que criou uma disciplina de cubo mágico na escola. Essa escola é de turno integral, então a disciplina era só de cubo mágico mesmo, sendo que a ideia era analisar o comportamento dos alunos em grupo. O resultado foi muito bom! Percebemos a importância do cubo não só para desenvolver o raciocínio lógico, mas também no aspecto social: ajudar as pessoas tímidas, pessoas que não têm amigos, pessoas oprimidas...etc.A professora passava vídeos na sala de aula ensinando a montar o cubo. Não acho que essa é a melhor estratégia, mas é uma opção. O ideal é que a sua irmã saiba montar o cubo e veja alguns vídeos de tutorial para desenvolver uma didática dela. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 20, 2014 Ano passado um colega aqui do fórum o Hugo André desenvolveu um projeto em uma instituição assistencial chamada Casa Azul, eu até tive presente em uma palestra ministrada pelo Carlos lá, mas me parece que ele está meio sumido do fórum, acho que se você conseguir entrar em contato com ele, talvez possa te ajudar. Participei do Draco 2013 e consegui conhece-los minha mãe conversou com uma das organizadoras achei bem legal o projeto. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 21, 2014 (editado) Acho que não tem nada especial pra introduzir o cubo em sala porque é uma coisa nova ainda, não tem muita discussão sobre o assunto. O que já fiz até hoje foi ir em escolas apresentar o cubo para as crianças e depois a professora costuma ensiná-los a resolver ou incentivá-los a aprenderem sozinhos. Geralmente as professoras sabiam pelo menos o método de camadas. Esse ano vou dar uma matéria chamada Cubo Mágico em uma escola de ensino fundamental (Colégio Joana D'Arc), e vou colocar minha guia curricular para o curso aqui num spoiler. Pode mostrar pra sua irmã e se ela quiser conversar comigo, peça pra ela me escrever que posso dar outras dicas. Guia Curricular de Cubo Mágico – Fundamental I e II - 2014 1º TRIMESTRE: § Apresentação, histórico, links relacionados, campeonatos, modalidades; § Método de camadas: cruz em uma face e cruz completa na camada; § Método de camadas: completar a 1ª camada e notação básica; § Método de camadas: completar a segunda camada; § Método de camadas: completar a cruz da face de cima; § Método de camadas: completar a face de cima; § Método de camadas: permutar cantos da última camada; § Método de camadas: Minerva e outras notações (M, x, d...); § Cronometrando tempos; § Como embaralhar o cubo e organizar um campeonato (1º da sala); § Resolvendo em dupla; § Como melhorar o tempo, como mexer os dedos, o que mais aprender; § Acelerar: peça na 2ª camada invertida, cruz de cima, anti-sune; § Acelerar: cantos com PLL N, meios com PLLs H e Z. 2º TRIMESTRE: § 2º campeonato da sala; § Resolver em duplas com uma pessoa vendada; § Melhorar cruz inicial: até 8 movimentos, olhos fechados, peças boas/ruins; § OLLs de cruz: sune, anti-sune, sune duplo e T; § OLLs de cruz: torre, vesgo, olhos; § 3º campeonato da sala; § OLLs: P e P’, T e T’, tetris e anti-tetris (sune com duas camadas); § F2L intuitivo: pesca e forma par; § F2L intuitivo com dicas de alguns casos básicos; § Fórmulas de F2L para casos complicados (canto invertido); § InterEscolar: explicação; § InterEscolar: seleção; § InterEscolar: treino; 3º TRIMESTRE: § PLLs: U1, U2, H, Z, N1, N2, A1, A2, J1, J2; § PLLs: R1, R2, T, V; § PLLs: Y, E, F; § PLLs: G1, G2, G3, G4; § PLL attack e reconhecimento de PLLs; § 4º campeonato da sala; § OLLs: revisão das 15 dadas e +7 novas § OLLs: +7 novas a cada semana (5 semanas); § 5º campeonato da sala. Editado Janeiro 21, 2014 por Cinoto 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 21, 2014 (editado) E ai Cinoto rola fazer algumas aulas como ouvinte? Tenta colocar uma câmera para filmar as aulas. Parabéns pela iniciativa, infelizmente só colégios particulares que conseguem abrirem espaços para aulas desse tipo para os alunos. Editado Janeiro 21, 2014 por Carlos de Alcântara removendo quote grande Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 21, 2014 Pessoal, Obrigado a todos pelas respostas! Estou terminando a parte descrita do projeto (em breve posto aqui) e devemos começar logo no início das aulas. A ideia é além de ajudar a desenvolver o raciocínio lógico da criança (agora temos também as informações passadas pela Juliana, sobre o aspecto comportamental/Social) é tentar fazer com que eles tenham interesse pelas atividades desenvolvidas na sala de aula e na escola. Eu acompanho o dia a dia de duas professoras (irmã e esposa) da rede pública e sei como tem sido cada vez mais difícil gerar o interesse dos jovens pelos estudos, principalmente nas áreas mais carentes da cidade, e isso pode levar a um índice ainda maior de desistências, e a longo prazo o resultado disso é desastroso para toda a sociedade. Não tenho um panorama geral da situação de todas as escolas públicas de São Paulo, algumas administradas pelo governo do estado e outras pela prefeitura, mas tenho ao lado da minha casa uma delas, onde minha esposa é professora e posso afirmar que existem sim condições de oferecer algo a mais para as crianças. Recursos tecnológicos (na escola eles dispõe de internet, projetor, televisores...), e espaço físico estão a disposição, o que falta mesmo é gente interessada, seja dentro ou fora da escola, Ficamos muito no "não é problema meu...", até o dia que um guri de 13 anos, que deveria estar na escola, aponta uma arma pra ti no farol por um celular... enfim... É uma tentativa, vamos que vamos. Vou passando as informações pra todo mundo por aqui, e ajudas serão sempre bem vindas. Abraços pessoal! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 21, 2014 Só a título de curiosidade, em qual faixa etária que estão pretendendo implementar esta disciplina. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 21, 2014 jbueno, A proposta da escola que acompanhei foi bem interessante para os alunos. Eu já ministrava oficinas, sou uma das organizadoras do Goiânia Open e do Draco, já tinha experiência com essa parte de divulgação do cubo e tivemos vários retornos positivos dos pais dos alunos.... Mas a minha experiência com a escola estadual foi fantástica. Descobri na prática os outros benefícios do cubo. O entusiasmo dos alunos é diferente, a motivação deles é diferente, porque aquilo é muito distante para eles, essas oportunidades são muito raras... O tratamento dos alunos, o respeito é outra coisa! Nessa escola aconteceram relatos fantásticos com alguns alunos da turma de cubo mágico. Alunos que usaram o cubo para conseguir se inserir naquele mundo da escola, alunos que fugiam da escola, alunos agressivos que melhoraram bastante... principalmente aqueles alunos que são agressivos para chamar a atenção, eles passaram a chamar a atenção por estar com um cubo na mão, por exemplo.Então nessa turma o cubo era uma ferramenta meeeeesmo, a professora ensinava a montar o quebra-cabeça, mas o foco dela era o social, era o comportamento do aluno, era a mudança de vida... Eu fiquei encantada com os meninos.No final do semestre, a ideia era ter um campeonato interno entre os alunos, mas a professora sofreu um grave acidente e nós não conseguimos organizar a competição. Ela também sonhava em levar os meninos para os campeonatos oficiais de Goiânia, mas infelizmente não deu certo. Eu tive a oportunidade de visitar a Casa Azul e o projeto deles com o cubo mágico também tinha um lado social muito forte, os benefícios do cubo que eles mais contavam estavam relacionados com a mudança de comportamento dos alunos. Eu fiquei fascinada com o projeto! É um trabalho emocionante!Então vale a pena analisar os alunos e a motivação da professora em levar o cubo mágico para a sala de aula, entende? Pode-se ensinar as mesmas coisas de uma oficina ou um curso avançado de cubo e ter uma abordagem diferente.Sua irmã e esposa pensam em inserir o cubo como uma disciplina ou inserir durante as aulas de matemática?Como seria essa turma? Qual a faixa etária dos alunos? Qual seria o critério para formar essas turmas?Tem um fator que é muito importante: os alunos têm que querer aprender a resolver o cubo, se interessar pelo quebra-cabeça, caso contrário a turma pode não ter um bom aproveitamento e acabar criando uma resistência com o brinquedo. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites