Postado Janeiro 9, 2014 O que aconteceria se um jovem sentasse num assento reservado para idosos, num metrô lotado, e ele não desse lugar para um senhor quando chegasse? Esse vídeo foi um teste que fizeram pra gravar a reação das pessoas. http://www.youtube.com/watch?v=SCIRP7qqfEg Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 9, 2014 Pô, qual a mensagem que eles queriam passar com isso? Ou tão só exercendo o direito de atrapalhar a vida alheia? Gosto mais daquelas pegadinhas positivas. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 9, 2014 Acho válido vídeos com intuito de mostrar a reação das pessoas sobre determinados assuntos, mas nesse vídeo o cara desrespeitou a lei. Já é outra história. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 9, 2014 tem que ver nos ônibus. gente que está sentado no assento preferencial até finge que está dormindo. Lamentável :/ 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 9, 2014 Na minha opinião não deveriam ter assentos preferenciais marcados, mas sim, todos os assentos serem preferenciais. A pior situação é quando entra uma moça meio gordinha e não dá pra saber se ela está gravida ou não... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 9, 2014 Virou moda no youtube fazer vídeos com "experiências sociais" pra ver a reação das pessoas, esses ai entraram na onda, mas sem muita criatividade... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 10, 2014 Virou moda no youtube fazer vídeos com "experiências sociais" pra ver a reação das pessoas, esses ai entraram na onda, mas sem muita criatividade... Daqui a pouco alguém morre com isso e esse povo pára. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 10, 2014 Achei tbm que seria um vídeo mais positivo. Só vi o cara sentado e o povo gritando Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 10, 2014 Certa vez, uma amiga cedeu o assento para um idoso, no ônibus. Não era assento reservado para idosos e nem nada, ela só achou que seria uma boa ação. O idoso prontamente aceitou o lugar e disse, na maior cara de pau: "Obrigado, filha. Dancei o dia inteiro, hoje, e meus pés estão me matando!". E ela, que havia trabalhado e estudado o dia todo e estava exausta, teve que ficar em pé. Depois dessa ela nunca mais deu lugar para um idoso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 11, 2014 Não entendi, Rigon. O que você achou de errado na frase do tiozinho ? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 13, 2014 Pelo que eu entendi, o Rigon achou ruim porque na teoria o assento é reservado para idosos justamente porque eles são mais frágeis, cansam mais fácil etc., só que no caso lá, o senhor tava esbanjando saúde, já que tinha até dançado e tal. Daí pareceu que na opinião dele o senhor mereceria menos o assento por conta disso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 13, 2014 Eu não sento em banco reservado que é pra não ter ninguém reclamando. Mas é extremamente raro eu levantar pra alguém. Principalmente pq Santos é a terra dos velhos, você entra no ônibus e 90% tá indo/voltando do bingo ou praia. Já aconteceu de um idoso reclamar pq eu não levantava pra ele sentar, todo mundo no ônibus ficou olhando pra mim. E eu fiquei na minha, nem falei nada. Deu dois ponto e o velho desceu. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 13, 2014 É o que o Carlos disse, com a diferença de que aquele não era um assento reservado. Ela que trabalhou o dia inteiro teve que ficar em pé enquanto um senhor que se divertiu o dia todo pegou o lugar dela. Meio injusto, não...? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 14, 2014 Não achei injusto não; o velhinho pode ter trabalhado muito na juventude e dado o lugar para muitos velhinhos baladeiros na época dele também. Se ela ofereceu o lugar para o velhinho certamente deve ter imaginado a possibilidade dele aceitar e, independente do que ele tenha feito durante o dia, ele ainda é um idoso. Se eu estivesse no lugar da sua amiga eu ficaria feliz de ver que o senhor conseguiu envelhecer e manter alegria e disposição para dançar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 14, 2014 Rigon, pegando seu pensamento para uma outra situação. Supondo que você fosse um médico (ou, nem precisa tanto, pode considerar apenas que você está com condições de ajudar de alguma forma), você acha que deveria dar preferência para um idoso que se machucou trabalhando do que um que se machucou fazendo algo divertido, mesmo que a situação desse segundo seja mais grave e urgente? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 14, 2014 Na minha opinião, é como o Newbie disse: não deveriam ter assentos preferenciais. Separam 10% do espaço especial para pessoas que não em sua totalidade precisam de assento. Isso trazem dois problemas:-Caso 15% do povo realmente precise do assento, provavelmente não vão ter. Ao separar 10% específicos para isso, os outros 90% sentados em lugares não preferenciais se acomodam, na maioria das vezes não dando espaço;-Caso alguma pessoa tenha algum problema que não é taxado como "especial", mas realmente precisa do assento, é obrigada a cedê-lo para alguém que muitas vezes nem precisava, por exemplo uma pessoa que acabou de torcer o pé vs um idoso saudávelSe, ao invés de um espaço reservado, tivessem somente algumas placas bem distribuídas dizendo "os assentos são preferenciais", esses problemas seriam sanados. As pessoas sempre ficariam atentas pra possibilidade de entrar alguém mais necessitado e os "problemas especiais" não seriam alguns específicos, mas a totalidade daqueles que realmente precisamPS: sobre o vídeo, acho massa as intenções desses caras, menos neste. O cara usou o argumento "esses assentos são preferenciais e não exclusivos", o que é no mínimo um argumento burro, parece que não sabe o significado de "dar preferência" ahauhauha Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 14, 2014 Eu acho sacanagem, de qualquer forma. Tem muito idoso que se aproveita do fato de não pagar passagem e ter assentos reservados para ir comprar pão na cidade vizinha, aqui na região. E ainda vão sempre nos horários de maior movimento, lotando ainda mais os ônibus. E não acho sua analogia seja válida, Carlos. O velhinho do causo estava, obviamente, esbanjando saúde. Agora parece que sou contra assentos preferenciais, não é?! hahaha Não sou, acho que a questão é totalmente válida. Mas tem gente que se aproveita disso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 14, 2014 Não sei se funcionaria na prática, mas a ideia do Caio de todos os assentos serem preferenciais eu achei interessante. Rigon, você tá falando do que você provavelmente não viu, eu tô falando do que eu não vi, de acordo com o que uma pessoa (você) me falou, sobre o que outra pessoa (sua amiga) falou, sobre a visão e opinião dela do que aconteceu. Muito difícil a gente alinhar os pensamentos e começar a falar exatamente da mesma coisa. Então para simplificar, independente da opinião sua e da sua amiga, vocês vão agir de acordo com o que acharem certo, e quem estiver no momento vai achar normal ou não, e pronto. Eu também vou agir de acordo com o que eu ache certo, que no fim das contas pode até ser o mesmo tipo de conduta, dada uma determinada situação, e que possivelmente por falha na comunicação a gente poderia ficar para sempre discutindo e falando da mesma coisa sem mesmo perceber. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 14, 2014 Durante 6 meses peguei ônibus todo dia e passei por diversas situações: -Dei lugar a um velhinho que quase caiu na primeira curva feita pelo ônibus; -Esperei durante 5 minutos pra ver se alguém ocupava, mas a senhora ficou conversando com o motorista. Só de raiva, sentei e não levantei mais; -Recusei a dar lugar pra uma mulher pois eu estava com muita febre. Ela compreendeu e 2 minutos depois sentou em outro lugar que vagou. É muito relativo isso, acredito que caiba uma avaliação da situação no momento mesmo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 14, 2014 PA; Apareceu alguma mulher barrigudinha e você ficou em dúvida se oferecia ou não o lugar pra ela? Acontece direto comigo... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 15, 2014 PA; Apareceu alguma mulher barrigudinha e você ficou em dúvida se oferecia ou não o lugar pra ela? Acontece direto comigo... Bom, nos ônibus daqui os adesivos falam que obesos também tem preferência. Deve ser pra esse tipo de situação HASHAHSHA Com relação a dar lugar (os que não são reservados) para velhinhos que se divertem: não dou. E o motivo é bem simples. Se ele tem pique pra ir no bingo, na praia, na praça jogar dominó, ele também deve ter pique pra ir em pé no ônibus. Se não quiser, espere e pegue um mais vazio. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 15, 2014 PA; Apareceu alguma mulher barrigudinha e você ficou em dúvida se oferecia ou não o lugar pra ela? Acontece direto comigo... Cara, isso não aconteceu comigo não.. se não me engano, dei lugar a uma gestante, mas estava bem nítido isso. Bom, nos ônibus daqui os adesivos falam que obesos também tem preferência. Deve ser pra esse tipo de situação HASHAHSHA Com relação a dar lugar (os que não são reservados) para velhinhos que se divertem: não dou. E o motivo é bem simples. Se ele tem pique pra ir no bingo, na praia, na praça jogar dominó, ele também deve ter pique pra ir em pé no ônibus. Se não quiser, espere e pegue um mais vazio. Pois é, aqui em Curitiba os obesos também têm preferência. Obesos, gestantes, idosos, deficientes e pessoas com criança de colo. Sobre a continuação da sua fala, muitas vezes não vai haver um ônibus mais vazio tão cedo, porém a pessoa tem de ter em mente que, se vai usar transporte público, correrá o risco de ir em pé. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 15, 2014 Eu nunca uso os assentos reservados, se o metrô (o único transporte público que uso com frequência) estiver vazio e sobrando lugares, eu uso um não reservado, e se somente os lugares reservados estiverem vazios, eu prefiro ir de pé. Eu tenho uma zica, se eu sentar, na próxima estação entram 17 idosos, 3 grávidas e 5 deficientes visuais... mas se eu não sentar, os reservados vão vazios até o fim da viagem. Eu sou tranquilo com relação á isso, sempre ofereço meu lugar para idosos e jovens também, mas no caso de jovens devem ser do sexo feminino, além de outros critérios de seleção. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 15, 2014 Eu nunca uso os assentos reservados, se o metrô (o único transporte público que uso com frequência) estiver vazio e sobrando lugares, eu uso um não reservado, e se somente os lugares reservados estiverem vazios, eu prefiro ir de pé. Eu tenho uma zica, se eu sentar, na próxima estação entram 17 idosos, 3 grávidas e 5 deficientes visuais... mas se eu não sentar, os reservados vão vazios até o fim da viagem. Eu sou tranquilo com relação á isso, sempre ofereço meu lugar para idosos e jovens também, mas no caso de jovens devem ser do sexo feminino, além de outros critérios de seleção. Bueno, se você tem essa postura de sempre oferecer o lugar, uma ideia é sempre sentar no assento preferencial, porque aí você garante que ele estará com uma pessoa que se levantará quando chegar alguém. Em vez de possivelmente alguém que está sentado nele e finge que não viu, ou que tá dormindo etc. --- Newbie, ontem aconteceu comigo o caso da mulher possivelmente grávida (no caso era fila do mercado) e eu voltei para casa pensando nisso. Pior que eu tenho quase certeza que ela tava grávida. Cheguei numa conclusão de talvez fique bom se perguntar logo de cara "oi, preferencial?" porque fica como se você tivesse perguntado independente da aparência da pessoa, e perguntando assim ainda pode ser supondo que ela simplesmente pode ter algum problema (que não seja visível). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 15, 2014 Eu sempre ofereço lugares quando vejo algum idoso ou mulher com criança (não só bebês), mas acontece que nem sempre eu vejo haha (se eu estiver jogando no celular ou montando cubo mágico eu talvez não perceba, mas eu não finjo estar dormindo para não ceder o lugar, mas isso não só nos assentos reservados, qualquer um. Certo dia, estava eu e minha mãe no metrô, num assento normal, e eu montando cubo mágico marcando o tempo no celular. Eu não vi, mas minha mãe me pediu para dar lugar para o senhor que acabou de entrar, como ela sempre faz. Guardei o cubo e levantei, mas aí peguei o cubo de novo e fiquei treinando OH em pé no metrô hahaha Comecei a perceber que estavam me filmando até haha que zica, na solve que gravaram só faltou dar POP, mas eu errei todos os casos, enquanto na solve anterior foi mítica. Segunda (13/1) estava indo para o dentista, 25 minutos de busão só, fiquei esperando chegar o ponto para eu passar pela catraca, para gastar uma só passagem. Porém, antes da catraca quase todos os bancos são reservados, o ônibus estava bem vazio atrás, na frente só tinham os reservados para sentar, então pensei que as pessoas iriam todas para trás e os bancos reservados permaneceriam aqui. Chegou num certo ponto que subiu MUITA gente, fiquei até contando os idosos antes deles subirem pra ver se eu teria de levantar ou não. Bom, extrapolou em um idoso por lugar, então me levantei. Fiquei em pé próximo ao banco, passando uns 3 ou 4 pontos, o lugar que eu estava desocupou, ficando apenas um reservado, então optei por não sentar. Sei lá, para mim é estranho sentar no assento que vc deu lugar quando a senhora sair haha aí caso chegasse outra teria que levantar de novo... Fiquei o percurso todo em pé com esse lugar vazio haha ninguém mais apareceu para sentar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites