Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
P. A. Souza

[POSSÍVEL] Novo método para 2x2

15 posts neste tópico

Olá classe,

Estive mexendo aqui no meu 2x2 e acredito que descobri uma nova e inexistente maneira de resolvê-lo (se esse método já existir, me desculpem). Sei que jamais será mais rápido que EG+TCLL, mas talvez seja mais rápido que Ortega e Guimond.

Ele consiste em 3 etapas básicas:

1º Montar um bloco 1x1x2 (puramente intuitivo, pode ser feito com no máximo 2 movimentos, mas em vários embaralhamentos já vem pronto);

2º Deixar este bloco 1x1x2 nas posições DFL e DBL, e montar outro bloco 1x1x2 nas posições UFR e UBR (também intuitivo, explicarei isso depois com imagens)

3º Permutar as peças restantes (que podem ser 4, 3, 2 ou skip).

Vamos a um exemplo prático:

Embaralhamento: U' R2 U2 F R' U2 R (optimal gerado pelo qqtimer)

YrtsLUd.png

1x1x2: R y' (a rotação deixa o bloco na posição certa)

BiPATxv.png

1x1x2 oposto: U R U2 R' U' R U R' U

BjJo7nP.png

Permutação final: U2 R U2

JXeu5Nh.png

Neste mesmo exemplo, observe que: ao invés de finalizar o segundo bloco 1x1x2 com U, com um reconhecimento rápido da permutação final, pode-se fazer U' R U2.

Eu não sei como calcular quantas são as possibilidades de permutação final, e nem como gerar os algoritmos. E é por isso que procurei o fórum. Alguém tem conhecimento de como posso fazer isso?

Editado por P. A. Souza
4 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putz muito massa! Eu nunca tinha visto esse método antes. Vou ver se eu consigo descobrir e fazer os algorítimos da permutação final.. Se eu não tiver nenhum imprevisto com a internet até sábado eu te mando um MP com os algs!

Edit: Ao todo serão 40 algs

Editado por Batista
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria mais fácil simplesmente fazer a segunda linha 1x1x2 em baixo também? Ai seria poderia até ser um acréscimo a quem usa EG + TCLL. O reconhecimento vai ser praticamnete igual ao de EG. E poderia servir para casos onde é fácil var uma linha e uma linha de cor opostas...

Compartilhar este post

Link para o post

Não seria mais fácil simplesmente fazer a segunda linha 1x1x2 em baixo também? Ai seria poderia até ser um acréscimo a quem usa EG + TCLL. O reconhecimento vai ser praticamnete igual ao de EG. E poderia servir para casos onde é fácil var uma linha e uma linha de cor opostas...

Pode ser também, eu não pensei muito acerca disso ainda, por isso pedi ajuda ao pessoal aqui. Tem certeza que seria acréscimo ao EG + TCLL e não algo totalmente diferente?

Mas estou achando que seria extensão mesmo, até porque o Batista apurou que seriam 40 algoritmos, mesmo número do CLL, EG-1 e EG-2 (desconsiderando os casos do Ortega)

Editado por P. A. Souza

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante. Para entender melhor acho que precisaria de outros exemplos de como seria o último passo, porque a impressão que deu foi que caiu um skip.

Compartilhar este post

Link para o post

Interessante. Para entender melhor acho que precisaria de outros exemplos de como seria o último passo, porque a impressão que deu foi que caiu um skip.

Não foi um skip (o skip tecnicnamente seria o cubo todo estar pronto), mas com certeza essa é uma das permutações mais simples possíveis. De posse dos algoritmos, posso dar outros exemplos sim :)

Compartilhar este post

Link para o post

Pode ser também, eu não pensei muito acerca disso ainda, por isso pedi ajuda ao pessoal aqui. Tem certeza que seria acréscimo ao EG + TCLL e não algo totalmente diferente?

Mas estou achando que seria extensão mesmo, até porque o Batista apurou que seriam 40 algoritmos, mesmo número do CLL, EG-1 e EG-2 (desconsiderando os casos do Ortega)

Seria sim, no final das contas você teria 4 peças para arrumar, que é a mesma coisa do EG. Do jeito que eu falei a única diferença é que você faria uma "camada" que seria uma linha de uma cor e uma linha da cor oposta. 40 casos, seria uma ferramente a mais...

Compartilhar este post

Link para o post

Hehe, estou mesmo precisando de um novo método para 2x2, uso o de camadas ainda ^^
Muito bom, só não entendi direito a parte de criar o outro bloco 1x1x2 oposto, preciso treinar um pouco isso e aprender os algs.

Compartilhar este post

Link para o post

Cara achei mto massa que vc veio com um metodo novo :D se vc gerar todos os casos possiveis quem sabe eu aprenda todos pra ve o potencial desse metodo :)

Poxa, quanta honra :) vamos ver se esse método cabe como uma extensão de EG + TCLL, vou me esforçar e fazer uma apostila com todos os algoritmos

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

O loco. Parabéns pela iniciativa! Espero que o método faça sucesso.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

P.A eu tô trabalhando no método e ta ficando legal! Eu basicamente dividi a última etapa em duas, depois eu explico melhor... Vai demorar alguns dias pra eu conseguir desenvolver melhor os algs mas até o final do mês já da pra ter uma apostila com todos os casos :D Minha idéia é que seja um complemento pra CLL ( até porque os algs serão os mesmos)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

P.A eu tô trabalhando no método e ta ficando legal! Eu basicamente dividi a última etapa em duas, depois eu explico melhor... Vai demorar alguns dias pra eu conseguir desenvolver melhor os algs mas até o final do mês já da pra ter uma apostila com todos os casos :D Minha idéia é que seja um complemento pra CLL ( até porque os algs serão os mesmos)

Show de bola! Tens o tempo que for necessário :D

Compartilhar este post

Link para o post

É muit dificil dizer se seria um novo metodo ou uma extensao do eg/tcll... na teoria, é algo completamente novo sim, pois é um metodo fechado que podemos usar para resolver o 2x2, envolvendo construir blocos etc. Mas veja que um simples R2 ja deixa tudo muito semelhante ao eg/tcll.

Isso acontece pelo fato de o 2x2 ser um puzzle tão simples... acaba dependendo do ponto de vista.

No fim das contas, é um metodo com potencial... acho que acabaria sendo util pra quem ta no nivel tcll, ja sabendo muito de cll e eg. A tendência é ir cobrindo o 2x2 com diferentes métodos até 1look solves ficarem cada vez mais fácil, e acho o seu metodo uma contribuiçã significativa.

PS, acho que fazer o bloco embaixo ajudaria melhor na identificação do caso, apesar de meio que tirar parte da "essência" do método...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

É muit dificil dizer se seria um novo metodo ou uma extensao do eg/tcll... na teoria, é algo completamente novo sim, pois é um metodo fechado que podemos usar para resolver o 2x2, envolvendo construir blocos etc. Mas veja que um simples R2 ja deixa tudo muito semelhante ao eg/tcll.

Isso acontece pelo fato de o 2x2 ser um puzzle tão simples... acaba dependendo do ponto de vista.

No fim das contas, é um metodo com potencial... acho que acabaria sendo util pra quem ta no nivel tcll, ja sabendo muito de cll e eg. A tendência é ir cobrindo o 2x2 com diferentes métodos até 1look solves ficarem cada vez mais fácil, e acho o seu metodo uma contribuiçã significativa.

PS, acho que fazer o bloco embaixo ajudaria melhor na identificação do caso, apesar de meio que tirar parte da "essência" do método...

Sobre fazer o bloco embaixo, eu pensei: há 4 possilidades para fazer o bloco de cor oposta, e só uma delas seria a "correta". Isso poderia gerar confusão. Mas se o bloco embaixo ajudar no reconhecimento, melhor ainda. Basta ter cuidado e montar o bloco correto. Caso o bloco seja montado de qualquer jeito, geraria 4 vezes mais casos.

Eu notei que, se o bloco for feito embaixo, as configurações de "CLL" continuam as mesmas: H, Pi, Sune, Antisune, L e T.

E foi exatamente pra discutir qual a melhor maneira de trabalhar o método e torná-lo um conteúdo útil que eu trouxe a ideia pra cá. Sozinho eu não conseguiria desenvolver muita coisa. Quem sabe uma extensão útil do EG+TCLL desenvolvido por pessoas daqui, possa ser incorporado pelos cubistas top do 2x2 (que a cada dia abaixam ainda mais a média WR).

Compartilhar este post

Link para o post