Postado Janeiro 2, 2014 (editado) Olá classe, Estive mexendo aqui no meu 2x2 e acredito que descobri uma nova e inexistente maneira de resolvê-lo (se esse método já existir, me desculpem). Sei que jamais será mais rápido que EG+TCLL, mas talvez seja mais rápido que Ortega e Guimond. Ele consiste em 3 etapas básicas: 1º Montar um bloco 1x1x2 (puramente intuitivo, pode ser feito com no máximo 2 movimentos, mas em vários embaralhamentos já vem pronto); 2º Deixar este bloco 1x1x2 nas posições DFL e DBL, e montar outro bloco 1x1x2 nas posições UFR e UBR (também intuitivo, explicarei isso depois com imagens) 3º Permutar as peças restantes (que podem ser 4, 3, 2 ou skip). Vamos a um exemplo prático: Embaralhamento: U' R2 U2 F R' U2 R (optimal gerado pelo qqtimer) 1x1x2: R y' (a rotação deixa o bloco na posição certa) 1x1x2 oposto: U R U2 R' U' R U R' U Permutação final: U2 R U2 Neste mesmo exemplo, observe que: ao invés de finalizar o segundo bloco 1x1x2 com U, com um reconhecimento rápido da permutação final, pode-se fazer U' R U2. Eu não sei como calcular quantas são as possibilidades de permutação final, e nem como gerar os algoritmos. E é por isso que procurei o fórum. Alguém tem conhecimento de como posso fazer isso? Editado Janeiro 2, 2014 por P. A. Souza 4 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 2, 2014 (editado) Putz muito massa! Eu nunca tinha visto esse método antes. Vou ver se eu consigo descobrir e fazer os algorítimos da permutação final.. Se eu não tiver nenhum imprevisto com a internet até sábado eu te mando um MP com os algs! Edit: Ao todo serão 40 algs Editado Janeiro 2, 2014 por Batista 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 2, 2014 Não seria mais fácil simplesmente fazer a segunda linha 1x1x2 em baixo também? Ai seria poderia até ser um acréscimo a quem usa EG + TCLL. O reconhecimento vai ser praticamnete igual ao de EG. E poderia servir para casos onde é fácil var uma linha e uma linha de cor opostas... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 2, 2014 (editado) Não seria mais fácil simplesmente fazer a segunda linha 1x1x2 em baixo também? Ai seria poderia até ser um acréscimo a quem usa EG + TCLL. O reconhecimento vai ser praticamnete igual ao de EG. E poderia servir para casos onde é fácil var uma linha e uma linha de cor opostas... Pode ser também, eu não pensei muito acerca disso ainda, por isso pedi ajuda ao pessoal aqui. Tem certeza que seria acréscimo ao EG + TCLL e não algo totalmente diferente? Mas estou achando que seria extensão mesmo, até porque o Batista apurou que seriam 40 algoritmos, mesmo número do CLL, EG-1 e EG-2 (desconsiderando os casos do Ortega) Editado Janeiro 2, 2014 por P. A. Souza Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 2, 2014 Interessante. Para entender melhor acho que precisaria de outros exemplos de como seria o último passo, porque a impressão que deu foi que caiu um skip. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 2, 2014 Interessante. Para entender melhor acho que precisaria de outros exemplos de como seria o último passo, porque a impressão que deu foi que caiu um skip. Não foi um skip (o skip tecnicnamente seria o cubo todo estar pronto), mas com certeza essa é uma das permutações mais simples possíveis. De posse dos algoritmos, posso dar outros exemplos sim Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 2, 2014 Pode ser também, eu não pensei muito acerca disso ainda, por isso pedi ajuda ao pessoal aqui. Tem certeza que seria acréscimo ao EG + TCLL e não algo totalmente diferente? Mas estou achando que seria extensão mesmo, até porque o Batista apurou que seriam 40 algoritmos, mesmo número do CLL, EG-1 e EG-2 (desconsiderando os casos do Ortega) Seria sim, no final das contas você teria 4 peças para arrumar, que é a mesma coisa do EG. Do jeito que eu falei a única diferença é que você faria uma "camada" que seria uma linha de uma cor e uma linha da cor oposta. 40 casos, seria uma ferramente a mais... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 2, 2014 Hehe, estou mesmo precisando de um novo método para 2x2, uso o de camadas ainda ^^ Muito bom, só não entendi direito a parte de criar o outro bloco 1x1x2 oposto, preciso treinar um pouco isso e aprender os algs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 2, 2014 Cara achei mto massa que vc veio com um metodo novo se vc gerar todos os casos possiveis quem sabe eu aprenda todos pra ve o potencial desse metodo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 3, 2014 Cara achei mto massa que vc veio com um metodo novo se vc gerar todos os casos possiveis quem sabe eu aprenda todos pra ve o potencial desse metodo Poxa, quanta honra vamos ver se esse método cabe como uma extensão de EG + TCLL, vou me esforçar e fazer uma apostila com todos os algoritmos 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 4, 2014 O loco. Parabéns pela iniciativa! Espero que o método faça sucesso. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 5, 2014 P.A eu tô trabalhando no método e ta ficando legal! Eu basicamente dividi a última etapa em duas, depois eu explico melhor... Vai demorar alguns dias pra eu conseguir desenvolver melhor os algs mas até o final do mês já da pra ter uma apostila com todos os casos Minha idéia é que seja um complemento pra CLL ( até porque os algs serão os mesmos) 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 6, 2014 P.A eu tô trabalhando no método e ta ficando legal! Eu basicamente dividi a última etapa em duas, depois eu explico melhor... Vai demorar alguns dias pra eu conseguir desenvolver melhor os algs mas até o final do mês já da pra ter uma apostila com todos os casos Minha idéia é que seja um complemento pra CLL ( até porque os algs serão os mesmos) Show de bola! Tens o tempo que for necessário Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 6, 2014 É muit dificil dizer se seria um novo metodo ou uma extensao do eg/tcll... na teoria, é algo completamente novo sim, pois é um metodo fechado que podemos usar para resolver o 2x2, envolvendo construir blocos etc. Mas veja que um simples R2 ja deixa tudo muito semelhante ao eg/tcll. Isso acontece pelo fato de o 2x2 ser um puzzle tão simples... acaba dependendo do ponto de vista. No fim das contas, é um metodo com potencial... acho que acabaria sendo util pra quem ta no nivel tcll, ja sabendo muito de cll e eg. A tendência é ir cobrindo o 2x2 com diferentes métodos até 1look solves ficarem cada vez mais fácil, e acho o seu metodo uma contribuiçã significativa. PS, acho que fazer o bloco embaixo ajudaria melhor na identificação do caso, apesar de meio que tirar parte da "essência" do método... 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Janeiro 6, 2014 É muit dificil dizer se seria um novo metodo ou uma extensao do eg/tcll... na teoria, é algo completamente novo sim, pois é um metodo fechado que podemos usar para resolver o 2x2, envolvendo construir blocos etc. Mas veja que um simples R2 ja deixa tudo muito semelhante ao eg/tcll. Isso acontece pelo fato de o 2x2 ser um puzzle tão simples... acaba dependendo do ponto de vista. No fim das contas, é um metodo com potencial... acho que acabaria sendo util pra quem ta no nivel tcll, ja sabendo muito de cll e eg. A tendência é ir cobrindo o 2x2 com diferentes métodos até 1look solves ficarem cada vez mais fácil, e acho o seu metodo uma contribuiçã significativa. PS, acho que fazer o bloco embaixo ajudaria melhor na identificação do caso, apesar de meio que tirar parte da "essência" do método... Sobre fazer o bloco embaixo, eu pensei: há 4 possilidades para fazer o bloco de cor oposta, e só uma delas seria a "correta". Isso poderia gerar confusão. Mas se o bloco embaixo ajudar no reconhecimento, melhor ainda. Basta ter cuidado e montar o bloco correto. Caso o bloco seja montado de qualquer jeito, geraria 4 vezes mais casos. Eu notei que, se o bloco for feito embaixo, as configurações de "CLL" continuam as mesmas: H, Pi, Sune, Antisune, L e T. E foi exatamente pra discutir qual a melhor maneira de trabalhar o método e torná-lo um conteúdo útil que eu trouxe a ideia pra cá. Sozinho eu não conseguiria desenvolver muita coisa. Quem sabe uma extensão útil do EG+TCLL desenvolvido por pessoas daqui, possa ser incorporado pelos cubistas top do 2x2 (que a cada dia abaixam ainda mais a média WR). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites