Postado Dezembro 21, 2013 Doação de sangue é o processo pelo qual um doador voluntário tem seu sangue coletado para armazenamento em um banco de sangue ou hemocentro para um uso subsequente em uma transfusão de sangue. Trata-se de um processo de fundamental importância para o funcionamento de um hospital ou centro de saúde. Por que doar sangue Todos os procedimentos médicos que demandam transfusão de sangue precisam dispor de um fornecimento regular e seguro deste elemento. Daí a importância de se manter sempre abastecidos os bancos de sangue por meio das doações, que não engrossam nem afinam o sangue do doador. É fácil e seguro, e não se pode mentir nem omitir informações, pois quem recebe o sangue pode ser contaminado. Doar sangue é um procedimento simples, rápido, sigiloso e seguro. Para o doador em geral não há riscos, porém algumas complicações podem eventualmente aparecer: queda de pressão e tontura; hematoma no local da picada; náusea e vômito; dor local e dificuldade para movimentação do braço; desmaios. Listagem com todos os requisitos e mais informações em: http://pt.wikipedia.org/wiki/Doa%C3%A7%C3%A3o_de_sangue Depois desse texto informativo, gostaria de fazer a pergunta. Vocês doam sangue? Por quê? Eu gostaria de doar sangue, mas por enquanto, eu não posso, pois não tenho 50kg. Gostaria de saber a opinião de vocês sobre esse assunto. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 21, 2013 Doação de sangue é uma das coisas que eu mais quero fazer, deve ser muito boa a sensação de possívelmente ter salvo uma vida. Infelizmente eu não posso doar pq tenho 14 anos, quando eu fizer 16, pode ter certeza que viro doador de sangue constante Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 22, 2013 Doar sangue na minha opinião é bem positivo, de várias formas. Eu nunca doei, sempre ouvi que não poderia porque tive problema com hepatite quando era criança. Não tenho certeza se é assim mesmo, confiei porque meus pais são da área de saúde, mas acho que tem alguma coisa com a idade (eu era bem criança), talvez eu possa doar sim. Não tem centro de saúde aqui perto para eu ir lá à toa perguntar como funciona, e nem sei de hemocentro e tal. Se tivesse como eu saber essas coisas e fosse fácil eu ir eu animaria (principalmente se juntasse uma galera para ir junto). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 22, 2013 vou doar sangue usando uma camisa escrito "sou cuber e sou doador de sangue" 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 22, 2013 Eu nunca doei por conta de problemas com anemia que tive na adolescência. Hoje em dia não faço ideia de como anda minha contagem de hemácias; preciso ir até um posto de doação, quando tiver tempo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 22, 2013 Parabéns pela disposição Rafaela, ser doador de sangue é muito nobre. Eu também não sou doador por ter tido hepatite na infância (pois é Carlos, infelizmente é assim mesmo, quem teve hepatite depois dos 10 anos de idade nã pode ser doador), mas acho uma atitude linda. Me assusta inclusive o fato de ser algo tão simples, rápido, que pode salvar vidas e que muita gente não faz por falta de informação. Meu pai tem 65 anos e faz 4 doações por ano, e começou quando ainda era empregado (ele é aposentado hoje), pois doar sangue te dispensa do dia de trabalho..., mas assistiu uma palestra que falava sobre a importância de ser doador e tomou gosto pela coisa. Eu li recentemente o relato de um doador de medula, achei emocionante. Doar medula óssea é muito mais complexo, e dependendo do tipo de processo usado para a retirada pode trazer até alguns riscos (procedimento cirurgico, anestesia...), mas o cara estava super disposto, mesmo sabendo quem seria o receptor (no caso de medula, não se pode doar para alguem específico e também os nomes de doador e receptor não podem ser revelados...), mas sabendo que aquilo provavelmente faria a diferença para alguém, foi que foi... O link do relato esta aqui 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 22, 2013 Já doei várias vezes. Não tive nenhuma desses sintomas não. A única coisa que sinto bastante quando doei foi sede.. muita sede... Me disseram que é normal tambem sentir isso. Sempre quando vc doa, logo em seguida eles lhe dão biscoitos e suco... =)! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 22, 2013 não posso doar... fiz tatuagem esse ano, só no ano que vem agora Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 23, 2013 Eu já tentei doar algumas vezes, mas nunca consigo. Aparentemente a minha pressão sanguínea assusta os enfermeiros. O pior é que quando eu era menor, sempre falava que iria doar sangue quando tivesse idade suficiente, quando tinha idade meu problema foi o peso. Quando eu tava com peso suficiente tentei doar, mas nunca deixavam por causa da minha pressão baixa Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites