Chapolin

Preço errado em lojas online - Compra ou Não Comprar??

17 votos

1. 1. Ontem teve um erro no Wall Mart, e um computador foi vendido por 1/5 do seu valor. Você compraria esse computador sabendo que o preço esta errado?

• Sim!
    • Não!
    • Sim, mas com peso na consciência.

Please sign in or register to vote in this poll.

28 posts neste tópico

Pessoal, aconteceu um fato ontem e eu queria saber a opinião de vocês sobre isso.

Ontem algum funcinoário do Wal Mart cometeu um erro, e um computador de 2500,00 estava sendo vendido por 500,00. Eu vi meus amigos da área de TI (sempre são os primeiros a achar e divulgar essas coisas) começarem a comprar vários e a divulgar o erro no facebook para todo mundo poder comprar.

Isso me deu um puta peso na consciência, pois senti que todos estavam agindo de má fé.. lesando o Wal Mart financeiramente.

- Mas o Wall Mart é gigante, não vai atrapalhar em nada!

- Mas o Wall Mart não é pessoa fisica, não tem problema!

- Você não imagina o quanto o brasileiro sofre, o quanto que paga de imposto, é mais do que merecido e justo comprar isso.

- E se for uma propaganda? Uma jogada publicitária deles?

- Não é falta de caráter!

- ....

Essas e muitas outras foram as desculpas que me deram ao longo da madrugada quando eu os comparei com politicos:

Se você tem a oportunidade de ganhar injustamente em cima de algo, sem sair da lei e sem lesar ninguém diretamente, nenhuma pessoa fisica, você faria? Pois é exatamente os que os politicos fazem!!!

E o problema não está somente em lesar financeiramente, e sim em praticar essa cultura desonesta. Cultura que vai ser passada para as próximas gerações e o país vai continuar essa mesma merda, desonesta e com um monte de falsos xingando os políticos e querendo a mudança no pais!!

Eles dizem que não vai ter ninguém lesado com isso, que eles são só cidadões sendo felizes sem destruir ninguém. Mas imaginem um país aonde todas as pessoas de todas as áreas fazem isso, em TI, no Direito, nas Finanças, na Politicas.. imaginem um país aonde isso é feito em todos os pilares da sociedade.. imagina como seria esse pais.. ops perai... não precisa!! Esse país já é o Brasil!!!

Enfim, chega de falar! Eu gostaria de saber a opinião de vocês sobre isso. Criei um enquente, respondam aí e se puderem expliquem o motivo da resposta de vocês, vamos fazer uma discussão legal! :P

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Putzzzz.... triste =/.

Não compraria. Tenho minha visão do lado da empresa, e como vivêncio as enormes cargas tributárias, e o quanto a empresa perderia de $$ por este erro... Não compraria mesmo.

O que me espanta é a empresa ficar com erro grosseiro desde por um longo tempo em seu site ( me corrija se tiver errado, mas parece que as pessoas foram comprando e tudo certo?! O produto não foi tirado do ar?)

Mas analisando a conduta: me vem a lembrança daquelas frases ridiculas, bem da maioria da população brasileira. Do tipo:

- Não tenho culpa que a empresa errou...

- O chefe tem bastante dinheiro... nem vai sentir falta se eu levar isso aqui...

- Eu faço muito pela empresa... mereço este presentinho =P...

- Não vou avisar... daqui a pouco alguém vê e avisa...

- Eu vou garantir o meu, problema de quem errou...

- Por que vou fazer se tem outras pessoas que fazem ?! ( eu acho esta a pior)

Enfim... esta porcaria de jeitinho brasileiro das coxas que vemos atitudes como esta. E ainda temos que ouvir suas mediocres razões para fazer.

Se eu visse algo neste naipe na net... eu mandaria algum aviso pelo SAC... perguntando se aquilo é real ou alguma pegadinha =P ( tentando ser amena)... Caso não visse nenhuma aviso de super oferta relâmpago e afins.

Compartilhar este post

Link para o post

Não serei hipócrita... compraria sim.
Não há motivos para não comprar, apenas o breve peso na consciência.

Compartilhar este post

Link para o post

se eu enxergasse algo incrivelmente barato eu iria comprar, agora comprar sabendo que é um erro? Isso nunca

o pior tmb é a pessoa ver o erro, e em vez de avisar a empresa, começa a divulgar o erro para todo mundo.

isso mostra o "jeitinho brasileiro" de aproveitar dos erros

isso me lembra de uma vez, quando tinha 9 anos. Tinha ido com meu pai jogar futebol, depois de ter jogado um pouco fui descansar, e quando olhei no chão

havia um nota de R$50.00 no chão, eu perguntei pra todo mundo de lá de quem era aquela nota, quando perguntei pro vendedor ele disse que era de uma pessoa que tinha ido embora, então deixei o dinheiro com ele para entregar. Uma semana depois o vendedor me entregou aqueles 50 e disse pra eu guardar o dinheiro, já que não achou de quem era.

90% das vezes que conto essa história ouço sempre a mesma coisa

_ Que burrice cara, eu guardava e ficava quetinho

_ Se a pessoa perdeu não é minha culpa, eu pegava

é raro alguem dizer coisas como "fez o certo", e mais raro ouvir "eu faria o mesmo"

Compartilhar este post

Link para o post

Eu pensei em comprar, torcendo pra compra ser cancelada, mas ai desisti. Por que tive vontade de comprar? Porque alguém tem que avisar aos excelentíssimos juizes e legisladores quão falho se tornou o código de defesa do consumidor. Acho que de todas as falar que nossos nobres deputados e senadores já cometeram, nada me incomoda mais que a forma como é feita a hipossuficiência do consumidor no Brasil. Porque ela só existe até onde é cômodo ao governo.

Nesse caso, se o Walmart cancelar a compra, ele vai alegar ausência de boa fé objetiva e vai receber alguns processos, gastar com advogados e etc. POR OUTRO LADO, em contratos de adesão regulamentados pelo governo, onde existe OBVIA má fé com o objetivo de ludibriar o consumidor, como serviços de internet e telefonia no Brasil, onde a propaganda enganosa (oferecer internet de 10MB e entregar 10Mb), o contrato abusivo e o enriquecimento sem causa (você contrata 100% mas a empresa só é obrigada a entregar 30%). O que só mostra a óbvia politicagem nessa falha jurídica.

Se eu fosse comprar ontem, compraria via boleto, pra ter certeza que não chegaria o produto aqui.

é raro alguem dizer coisas como "fez o certo", e mais raro ouvir "eu faria o mesmo"

Uma vez entreguei ao segurança do Shopping uma carteira que achei. Tinha mais de 200 reais dentro, vários cartões de crédito e débito, documentos e tudo. Minha mãe disse que "provavelmente o segurança pegou o dinheiro", mas não me importo porque ai não é problema meu. Cada um com sua consciência. Mas se eu achar uma nota de dinheiro voando com o vento na rua, pego sim, porque nunca vou achar o dono.

Compartilhar este post

Link para o post

Todos sabemos que nossa legislação tem milhões de falhas e que todo mundo que pode se aproveita disso,e isso acontece nas outras áreas também!

Mas o principal é, a cultura desonesta que isso gera. E que vai ser passada de geração para geração e nunca vamos ter uma sociedade que pensa diferente. :(

E depois todo mundo se julga no direito de reclamar do Brasil e pedir um pais mais justo, mas se parar pra pensar esse é o Brasil que você mesmo criou com suas ideias. Um caso isolado não muda nada, mas o pais inteiro agindo assim.. torna essa bola de neve que existe hoje.

Editado por FelipeCruz

Compartilhar este post

Link para o post

não sei como é o caso da wal mart

mas quando é erro do site apenas, a empresa não é obrigada a enviar os produtos que supostamente vendou

aconteceu algo parecido há pouco tem atrás no site da Claro ou da Oi, não lembro, um monte de celular de graça

muuuita pessoa comprou, mas ninguém recebeu

Compartilhar este post

Link para o post

No caso do computador, que não me interessa eu não compraria, mas se algo que eu quisesse tivesse com erro, eu acho que tentaria e se a empresa bancasse o próprio erro, beleza... mas se a empresa pegar e disser "aaah, erramos o preço, tudo bem se lhe devolvermos o dinheiro, apenas?" Eu aceitaria de boa... todo mundo é livre pra errar...

Agora, eu compraria na minha, quietinho... nada de sair divulgando pra geral, acho que a partir disso é agir de muita má fé...

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Lamentável esse lance de aproveitar o erro alheio.

Eu não compraria, devemos ser honestos sempre. Como dizia vovô: honestidade gera honestidade!!!!

Compartilhar este post

Link para o post

algum estagiário perdeu o emprego

Compartilhar este post

Link para o post

Recentemente tive essa mesma conversa com uns amigos que sempre falam mal do Brasil, falam que o país é um lixo etc. Teve uma promoção no Giraffas onde você só precisava imprimir um código para ir na lanchonete e ganhar de graça um sanduíche. Teoricamente seria um sanduíche por CPF, só que o Giraffas não estava fazendo o controle dos dados, e começaram a fazer cupons perfeitos pelo Photoshop, e eles me falaram que os amigos (não sei se eles fizeram também) aproveitaram e pegaram um monte!

Aí eu falei: tá vendo, olha aí o que faz do país o lixo que vocês consideram...

O que quero dizer é o seguinte, muita gente que reclama de corrupção e tudo mais, é corrupto da mesma forma. E quem pensa "mas isso que eu fiz nem se compara, vale muito pouco perto do que os políticos fazem", na minha opinião quem rouba coisa pequena é só porque não teve oportunidade de roubar algo maior, então concordo com o que foi dito aqui no tópico.

Quanto ao pessoal que compraria, eu não desmereceria a escolha dessa pessoa de forma alguma. Acho que ela está no direito dela (direito esse que, por engano ou não, foi dado pela empresa). E na minha opinião a empresa não poderia cancelar os pedidos como mostra na imagem que o Rigon postou. Vendeu, tá vendido.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem isso, Carlos, as pessoas reclamam da corrupção mas furam fila, não devolvem troco quando recebem a mais, mentem para faltar ao trabalho...

E reclamam: o problema do Brasil são os brasileiros. Mas você que reclama não é brasileiro?!

Compartilhar este post

Link para o post

Olhaí, a imagem que o Rigon postou é bem o que eu disse, se a empresa viesse me avisar que tinham rateado, eu ia aceitar de boa... mas claro ia preferir se a empresse assumisse e vendesse pelo preço que anunciou... até pq, querendo ou não aquele preço chamou o cara a no mínimo conhecer umas duas ou três ofertas a mais naquele site...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não via a oferte quando apareceu, mais pelas característica que estão acima você fazendo uma busca no site! você notara que o preço deste não é tão mais barato que um outro modelo.

Não acho que esse erros são erros mesmo.

Pois pelo que eu vi muitos acessarão, eu mesmo recebi um e-mail deles dizendo que teria ofertas na madrugada.

E sobre esse micro especifico, deem uma pesquisada em sites americanos e ou europeu e vejam quanto está um micro desse.

Eu acho que o erro está sim em todos os outros produtos do site.

Post bom para se refletir

Compartilhar este post

Link para o post

Eu compraria. Pelo o que foi falado aqui, a empresa pode o não entregar o computador. Na hora de você apertar o botão para comprar você não pensa muito nessas coisas. Mesmo tendo o peso na consciência ou sabendo que o melhor a fazer é não comprar, acho que o consumismo fala mais alto e nós pensamos em todas aquelas desculpas.

Vivemos em uma sociedade onde as pessoas são aproveitadoras e que qualquer deslize pode provocar algo trágico pra você. Eu vivo isso tendo essa consciência e por isso tenho muito cuidado sobre as minhas coisas.

Acho que comparar com a corrupção é um pouco forçado. Sei que o incentivo para as práticas são as mesmas, mais são situações diferentes. Tanto esse caso, quanto o exemplo da lanchonete ou a da carteira são legais quando se trata da lei. Acho que por isso as pessoas fazem essas coisas.

As vezes penso que as pessoas só não roubam por causa de lei, e não porque acham isso algo errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu compraria. Pelo o que foi falado aqui, a empresa pode o não entregar o computador. Na hora de você apertar o botão para comprar você não pensa muito nessas coisas. Mesmo tendo o peso na consciência ou sabendo que o melhor a fazer é não comprar, acho que o consumismo fala mais alto e nós pensamos em todas aquelas desculpas.

Caio, ao falar isso tá implícito que você acredita que eu, e mais outras pessoas que falaram que não comprariam, somos mentirosos, ou hipócritas, ou não conhecemos a nós mesmos o bastante para saber como reagiríamos numa situação como essas? É isso mesmo, ou entendi mal? Se for, pode falar sem problemas, isso não me ofende não, só vai me ajudar a entender melhor o que você pensa.

Compartilhar este post

Link para o post

Caio, ao falar isso tá implícito que você acredita que eu, e mais outras pessoas que falaram que não comprariam, somos mentirosos, ou hipócritas, ou não conhecemos a nós mesmos o bastante para saber como reagiríamos numa situação como essas? É isso mesmo, ou entendi mal? Se for, pode falar sem problemas, isso não me ofende não, só vai me ajudar a entender melhor o que você pensa.

Não, só estou falando da minha parte e da parte das pessoas que compram.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não compraria. Seria como usar cheat na vida real.

Além do mais, mesmo tendo dinheiro pra comprar eu não (por N motivos), não vejo pq comprar só pq está errado.

Compartilhar este post

Link para o post

Qual a diferença de Bug e Cheat?

Pra mim, são a mesma coisa, os dois exploram o erro de alguma coisa para beneficio próprio, a única diferença é o modo que você o encontra: Propositalmente ou sem querer.. mas no final se resume a mesma coisa :)

Compartilhar este post

Link para o post

É uma situação delicada. O preço está lá e você vai pagar por ele, isso não é desonesto. E também você não tem a obrigação de saber se é um erro. E se você não soubesse e comprasse? Seria desonesto?

O preço não é tão absurdo de barato, meu computador comprei por menos. Um cara que não sabe nada dessas coisas de configurações de computador muito provavelmente compraria. É culpa dele os males do Brasil?

Porém acredito que realmente é um erro se aproveitar do preço errado para faturar.

Agora entrando no assunto que o tópico está levando.

Acho que é um exagero. O cara compra com o preço errado, logo o Brasil é um lixo (sic). Acredito que os problemas do Brasil são mais por falta de boas iniciativas da população do que pelas ações ruins que existem. É muito mais grave ficar sentado em casa no computador sem fazer nada do que comprar com o preço errado em uma loja.

Infelizmente somos fracos como povo, não temos consciência coletiva, não gostamos de nosso país, não somos nacionalistas, não somos solidários, não confiamos nas nossas instituições, não acreditamos no poder do povo e no estado como representante do povo. Nossa leis são escritas de uma forma obscura para que poucos entendam. Não somos um povo maduro e nem queremos amadurecer. Somos iguais aquelas crianças chatas que só reclamam e sempre acham que o que elas fazem já é o suficiente para ganhar presentes.

Esse ano achei que tínhamos amadurecido como povo, porém depois que a hashtag OGiganteAcordou saiu dos trends das redes sociais parou de ser modinha ir para as ruas e a mídia televisiva ter colocado o povo contra a polícia e vice-versa, voltamos a nos entreter com MC Daleste, Neymar, Bruna Marquezine, Félix Bicha Má, etc...

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

É uma situação delicada. O preço está lá e você vai pagar por ele, isso não é desonesto. E também você não tem a obrigação de saber se é um erro. E se você não soubesse e comprasse? Seria desonesto?

O preço não é tão absurdo de barato, meu computador comprei por menos. Um cara que não sabe nada dessas coisas de configurações de computador muito provavelmente compraria. É culpa dele os males do Brasil?

Porém acredito que realmente é um erro se aproveitar do preço errado para faturar.

Agora entrando no assunto que o tópico está levando.

Acho que é um exagero. O cara compra com o preço errado, logo o Brasil é um lixo (sic). Acredito que os problemas do Brasil são mais por falta de boas iniciativas da população do que pelas ações ruins que existem. É muito mais grave ficar sentado em casa no computador sem fazer nada do que comprar com o preço errado em uma loja.

Infelizmente somos fracos como povo, não temos consciência coletiva, não gostamos de nosso país, não somos nacionalistas, não somos solidários, não confiamos nas nossas instituições, não acreditamos no poder do povo e no estado como representante do povo. Nossa leis são escritas de uma forma obscura para que poucos entendam. Não somos um povo maduro e nem queremos amadurecer. Somos iguais aquelas crianças chatas que só reclamam e sempre acham que o que elas fazem já é o suficiente para ganhar presentes.

Esse ano achei que tínhamos amadurecido como povo, porém depois que a hashtag OGiganteAcordou saiu dos trends das redes sociais parou de ser modinha ir para as ruas e a mídia televisiva ter colocado o povo contra a polícia e vice-versa, voltamos a nos entreter com MC Daleste, Neymar, Bruna Marquezine, Félix Bicha Má, etc...

Sim, mas a questão da boa fé subjetiva (que não é regra da lei, mas bons costumes e cidadania) é que, se a pessoa comprou o produto de forma ingênua, ela não tem direito de reclamar ué ao saber que é um erro. Mas quando as pessoas compartilham incessantemente, compram 2~3 unidades de um produto como um computador do nada, fica óbvio a má fé objetiva e a subjetiva.

Na verdade, nesse ponto de não ter fé nas instituições, é uma boa coisa. A obrigação do cidadão é fiscalizar os órgãos públicos. Mas nem isso fazemos, só reclamamos. E quanto ao nacionalismo, me desculpe, mas achar que é superior a alguém porque nasceu em local x e fala tal idioma é, com o perdão da palavra, uma babaquice, pois pessoas boas e ruins, lugares bons e ruins, isso tudo tem em todos os lugares.

Compartilhar este post

Link para o post