Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Hugo Leonardo

Múltiplos Idiomas

19 posts neste tópico

Acredito que aqui seja o local ideia para falar sobre isso.

Eu tenho estudado bastante sobre idiomas, sobre pessoas que tem facilidade de aprendê-los (Savant, por exemplo) e pessoas que simplesmente aprenderam diversos idiomas diferentes. Não sei se vocês sabiam, mas ao redor do mundo existem diversos poliglotas, ou melhor, hiperpoliglotas. São pessoas que chegam a falar 10 ou mais idiomas diferentes (fluentemente!) e interagem principalmente viajando, ou pela internet com outras pessoas.

Referindo-se ao tópico Linguagens universais, acho que existem alguns idiomas que não deixariam você perdido, mesmo no japão. heuaehuahuea

Eu quero ainda chegar a ser assim, dominar diversos idiomas e poder me comunicar com diversas pessoas de diversas culturas. Mas além de somente comunicar-se, eu quero chegar o mais perto possível da fala de um nato da língua.

Pensando nisso, já me ocorreu, assim como muitos o fazem, de postar vídeos no Youtube falando em outros idiomas e tal, misturando duas ou mais línguas e passando minha experiência para quem quiser, mas acabo ficando com muita vergonha, já que não tenho uma prática intensa na fala.

Além de ser muito legal estar no meio de um monte de gente que aparentemente só falam português (infelizmente, aqui no Brasil não temos uma segunda língua oficial nacional e nem o pessoal tem o costume de expressar isso) e ser diferente (assim como quando montamos o cubo mágico), isso nos permite passar de uma fronteira existente e muito forte, mesmo que não vejamos: uma fronteira cultural.

Gostaria de saber o seguinte de vocês:

Quem aqui fala mais do que somente o português?

Quais idiomas?

O que você faz para praticá-los?

Por que você aprendeu tal idiomas?

Planeja aprender ao menos um ou mais idiomas?

Eu acho que seria legal se a gente também interagisse fazendo vídeos, até mesmo conferências e tal. Que acham?

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

O/ (ou não, explico já)

Quais idiomas?

Inglês

Leio textos em inglês/legendas e etc

Porque é o único que senti necessidade de aprender

Queria falar fluentemente

Tecnicamente eu não falo inglês, sequer entendo inglês bem. Eu, na verdade, leio e escrevo bem em inglês. Meu entendimento é razoável e minha pronuncia é ruim. Até porque a maior parte do contato que tenho com o idioma é na internet.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu sou fluente no ingles. Ingles foi algo q veio comigo, desde a minha primeira aula no ensino fundamental eu curti muito a Lingua. Eu nunca tinha feito nenhum cursinho na minha vida, ae ano passado resolvi ir para alguma escola para praticar a fala, so q em todas q eu fui, na prova de nivelamento, eu ja estaria no nivel de formado .-.

Fui 100% autodidata na lingua, ae hoje em dia o q eu faco para praticar eh assistir videos no youtube. Eu sou um Youtuber nato, pra mim eh a melhor "rede social", gasto horas e horas la.

Nunca tive intencao de aprender ingles, foi algo natural. Em um dia aleatorio da minha vida eu percebi q entendia videos em ingles .-.

Agora aos poucos estou tentando aprender o alemao sozinho tambem.

So a minha fala no ingles q nao eh muito bom, pq nunca pratiquei, eu aprendi a falar ouvindo, e nao conversando e.e

Compartilhar este post

Link para o post

Gostei muito do que eu li na resposta de vocês. E parabéns, ambos nós somos autodidata, aprendemos, praticamos, lemos, escrevemos e temos interesse, por isso podemos aprender.

E vocês não fiquem tristes com o fato de não pronunciarem bem a língua, já que essa é realmente uma das partes principais. O que acontece é que a prática é o que nos leva à perfeição. Ler aumenta nosso vocabulário, escrever desenvolve a gramática, e a fala é trabalhada quando falamos! O importante aqui, num primeiro aspecto, é se comunicar. Não importa a perfeição, não importam os erros (desde que não sejam grotescos), o importante é entender e ser fazer ser entendido.

Agora eu vou responder às perguntas.

Eu falo mais que somente essa complicada língua.

Quais idiomas?

Espanhol e Inglês. Assim como o Léo, eu também tenho aprendido alemão sozinho (atualmente consigo ler qualquer coisa nessa língua e o inglês me ajuda a entender por cima, mesmo eu não tendo ainda o vocabulário).

Eu assisto tudo em inglês ou espanhol, sem legendas. Converso de vez em quando com meu irmão e alguns amigos, leio muito principalmente em inglês. E, principalmente, gosto de ficar tentando pensar em uma dessas línguas. Além disso, gosto de andar com meu celular-dicionário do meu lado, sempre. Outra coisa, eu tenho assistido muitos vídeos de mini-aulas em inglês principalmente, com dicas que até mesmo os que tem essa língua nata tendem a errar.

Espanhol foi primeiramente por causa da escola, não tinha vaga nas turmas de inglês, então fiz espanhol. A partir daí, percebi que essa língua pode muito facilmente ser aprendida, aprendi a gostar. O inglês meu irmão já estava terminando o curso quando comecei a escutar coisas em inglês e vi uma possibilidade de me virar em qualquer lugar que eu estivesse aprendendo essa língua, então sempre me esforcei para estar rodeado do inglês.

Também pretendo aprender russo e francês, mas não por agora. Mas o que eu quero mesmo é ficar bem fluente em cada uma das línguas que eu aprender.

Eu topo de a gente fazer alguns vídeos nos introduzindo e falando um pouco sobre nós mesmos em outro idioma que já saibamos, para nós vermos como está o nível de cada um e no que podemos melhorar. E para algumas pessoas, como o Mateus, poderia falar em português mesmo e mostrar o que já sabe no outro idioma. Eu estou com a garganta muito ruim e hoje de manhã estava com febre, mas vou tentar fazer um vídeo aqui.

Ah, eu já disse que fico nervoso quando vou falar em inglês com pessoas que não sou tão íntimo, então fica o informe.

Editado por Hugo Leonardo

Compartilhar este post

Link para o post

Que assunto bacana =)!

Eu admiro demais quem fala mais de um idioma... mesmo escrevendo ou lendo bem.

O Inglês é o que mais domino. Mas atualmente tenho mais contato com a parte ler e escrever por conta do trabalho ( email e etc).

O Espanhol e o francês só domino na escrita e na leitura... gostaria de praticar a fala... mas vivendo em países que tem esta língua oficial.

Quando morei em Lisboa... foi aonde aprendi mais o português ( dito de Portugal e não brasileiro). Acabei perdendo certos vicios de linguagens... a escrita melhorou muito e vocabulário nem se fala.

Aprender uma outra língua abre horizontes de todas as formas possiveis... No mercado de trabalho ficou obrigatório... mas mesmo que a intenção seja apenas ampliar conhecimento para uma possivel viagem, vale muito a pena.

Compartilhar este post

Link para o post

Agora que o Hugo falou, realmente mereço um anchievement por saber escrever e falar bem o português, principalmente tendo um vocabulário bem extenso.

Aliás, gosto de utilizar termos em latin também , até porque quid latin dictum sit altum sonatur. :D

Compartilhar este post

Link para o post

Fico feliz em saber que meu tópico serviu de inspiração pra este (e o assunto é realmente interessante) :D

Eu apenas arranho um pouco de inglês e sei pronunciar italiano sem difiuldade..

Compartilhar este post

Link para o post

Quais idiomas?

-Eu!

-Inglês e Espanhol fluentes. Entendo um pouco de Alemão, Francês e Italiano. Quase nada de Japonês.

-Músicas, filmes, livros, videogame, internet, amigos, familiares... Toda oportunidade que eu tenho de praticar um idioma que não seja o Português, eu aproveito! Nunca estudei nenhum idioma (só o Inglês básico da escolinha, o famoso 'verbo to be'), sou autodidata.

-Eu tenho uma certa facilidade com idiomas, e sou fissurado em aprender novos idiomas. Atualmente comecei a dar uma estudada em Latim. O triste é que eu não uso esses idiomas, então acaba sendo difícil de praticar e pegar fluência...

-Planejo aprender de verdade Alemão, Francês, Italiano e Japonês. Tenho vontade de aprender Latim e Aramaico.

Deixa eu explicar uma coisa aqui sobre "FLUÊNCIA"... Um cara diz que é fluente em um idioma mas por muitas vezes se engasga todo pra falar, então vão dizer que o cara não é fluente. ERRADO!!!!!!!!

A fluência nada mais é do que ser capaz de fazer fluir uma conversação, ou dissertar frases coerentes em tal idioma. Isso não significa que o cara realmente saiba 100% do idioma. Nem os próprios americanos, por exemplo, falam o Inglês corretamente; da mesma forma, muitos de nós, brasileiros, sequer sabemos nosso idioma corretamente! A gente até brinca: "Eu num sei nem Português, quem dirá outra língua."

É isso aí! Legal, gostei do assunto...

*EDIT*

Só agora que eu li sobre gravarmos um vídeo em outro idioma...

Legal, vou gravar um me apresentando em Inglês e Espanhol. Vocês certamente vão dar risada! kkkkkk

Editado por Daniel Buck

Compartilhar este post

Link para o post

Curti o assunto também...

O/ eu aqui!

Inglês e Espanhol...

Em ambos fui autodidata, embora no inglês eu tenha feito curso depois para aprimorar, mas ambos aprendi no videogame, e jogando no PC online... depois ouvindo músicas com legenda na tela eu ia traduzindo e destraduzindo até pegar a manha.

Pretendo ainda aprender Italiano, pq acho muito foda falar italiano... hahaha

Compartilhar este post

Link para o post

Acredito que aqui seja o local ideia para falar sobre isso.

Eu tenho estudado bastante sobre idiomas, sobre pessoas que tem facilidade de aprendê-los (Savant, por exemplo) e pessoas que simplesmente aprenderam diversos idiomas diferentes. Não sei se vocês sabiam, mas ao redor do mundo existem diversos poliglotas, ou melhor, hiperpoliglotas. São pessoas que chegam a falar 10 ou mais idiomas diferentes (fluentemente!) e interagem principalmente viajando, ou pela internet com outras pessoas.

Referindo-se ao tópico Linguagens universais, acho que existem alguns idiomas que não deixariam você perdido, mesmo no japão. heuaehuahuea

Eu quero ainda chegar a ser assim, dominar diversos idiomas e poder me comunicar com diversas pessoas de diversas culturas. Mas além de somente comunicar-se, eu quero chegar o mais perto possível da fala de um nato da língua.

Pensando nisso, já me ocorreu, assim como muitos o fazem, de postar vídeos no Youtube falando em outros idiomas e tal, misturando duas ou mais línguas e passando minha experiência para quem quiser, mas acabo ficando com muita vergonha, já que não tenho uma prática intensa na fala.

Além de ser muito legal estar no meio de um monte de gente que aparentemente só falam português (infelizmente, aqui no Brasil não temos uma segunda língua oficial nacional e nem o pessoal tem o costume de expressar isso) e ser diferente (assim como quando montamos o cubo mágico), isso nos permite passar de uma fronteira existente e muito forte, mesmo que não vejamos: uma fronteira cultural.

Quais idiomas?

Eu acho que seria legal se a gente também interagisse fazendo vídeos, até mesmo conferências e tal. Que acham?

Meu português já não é lá essas coisas, apesar de ter morado minha vida inteira aqui, mas eu arranho um pouco de japonês, consigo entender relativamente bem o inglês e o espanhol.

Minha mãe me colocou na escola de língua japonesa quando eu era criança, mas eu sempre fui muito preguiçoso e não curtia muito as aulas, mas aprendi o suficiente para não passar fome se eu for morar no Japão.

Sempre estudei em escola pública então, praticamente, não tive aula de inglês; mas há alguns anos atrás eu fui fazer um serviço nos EUA então passei semana anterior à viajem assistindo tv, em inglês, sem legenda, pra acostumar o ouvido; como os programas são sempre repetidos eu lembrava das falas em português e tentava identificar as palavras em inglês… quando eu cheguei lá a maioria só falava espanhol...

Quando fui para a Argentina pela primeira vez eu não achei que seria necessário estudar espanhol, afinal, é nossa língua irmã; mas logo que desembarquei do avião fui pedir informação de como ir do aeroporto para o centro de Buenos Aires e eu não entendi uma palavra sequer do que a moça dizia… olhei pra cara da patroinha, e ela pra minha, com aquela expressão: "Por que foi que você não escolheu o nordeste ?"

Então também tive que aprender na marra, mas só o suficiente para conseguir voltar pra casa...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Gente, minha voz está realmente ruim, estou com febre e sem voz e não consegui fazer o vídeo :(

Eu vou esperar meu irmão chegar e vou ver se ele topa fazer um vídeo comigo, deve sair melhor :P

Quem puder fazer vídeos, postem aí o/

Eu acho que essa é uma grande oportunidade para a gente largar de vez a vergonha e aprimorar os estudos.

Interessante que vários aqui já sabem inglês e/ou espanhol, isso vai facilitar ainda mais a gente treinar os idiomas!!

EDIT: não é fazendo propaganda não, mas o cara é bom. Esse Canal é do James ESL (english as a second language) e ele ensina muito bem, é engraçado e você consegue entender muito bem ele falando, mesmo que você não domine o idioma. Ele dá várias dicas e dicas valiosas, por sinal. Deem uma assistida, garanto que não irão se arrepender!

Editado por Hugo Leonardo

Compartilhar este post

Link para o post

Meu professor de ingles foi Tibia

Compartilhar este post

Link para o post

Gosto muito do Espanhol.

É uma língua que comecei a aprender na 5 série, mas hoje já entendo praticamente tudo de espanhol (claro que há algumas palavras que não consigo traduzir, preciso ver o contexto em que se encontram. No português eu não sei o que significam todas as palavras).

Já vi (e ainda vou ver) muitos tutoriais de cubo mágico em espanhol no youtube.

Minha pronúncia é razoável. Ela entendível (pelo menos eu acho), mas fica com aquele sotaque português (pior ainda eu que pronuncio o R forte)

Uma língua que gostaria de aprender é o inglês, pela necessidade de mercado (quem sabe não me ajuda a arrumar emprego um dia?) e por fatores pessoais.

Eu sou péssimo no Inglês. Em todos os sentidos. Falar, escrever, ouvir, ler... Realmente acho que a língua não é para mim. Porém, incrivelmente as minhas notas de inglês são boas. Provavelmente pela gramática, que é a única coisa que me salva. Lendo os textos em inglês eu posso compreender razoavelmente bem o assunto, mas chega longe de ser uma interpretação.

Compartilhar este post

Link para o post

se der eu gravo um vídeo... se não, vai vocaroo mesmo

Compartilhar este post

Link para o post

Quando fui para a Argentina pela primeira vez eu não achei que seria necessário estudar espanhol, afinal, é nossa língua irmã; mas logo que desembarquei do avião fui pedir informação de como ir do aeroporto para o centro de Buenos Aires e eu não entendi uma palavra sequer do que a moça dizia… olhei pra cara da patroinha, e ela pra minha, com aquela expressão: "Por que foi que você não escolheu o nordeste ?"

Se não tiver o ouvido treinado, não entende muita coisa também não, visse bichin?

Meu professor de ingles foi Tibia

Gib monei or i report u

Compartilhar este post

Link para o post

Se não tiver o ouvido treinado, não entende muita coisa também não, visse bichin?

Percebi isso no ano seguinte, quando chegamos em Salvador...

Aí olhamos um para o outro com aquela cara de "Eu te disse pra irmos pro Hopi Hari !"

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Percebi isso no ano seguinte, quando chegamos em Salvador...

Aí olhamos um para o outro com aquela cara de "Eu te disse pra irmos pro Hopi Hari !"

Da próxima, deixa a patroinha escolher, que tu é meio azarado...

Compartilhar este post

Link para o post

Eu falo italiano e estou aprendendo inglês. Italiano prático falando sozinho tipo:" agora vou ao banheiro"... E assim cm o inglês também

Inviato da mio iPhone utilizzando Tapatalk

Compartilhar este post

Link para o post