Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
P. A. Souza

Linguagens universais

10 posts neste tópico

Fiquei em dúvida entre o Café dos Cubistas e a Área 51, mas decidi postar aqui por se tratar de algo mais "filosófico":

Um dia, numa aula de matemática, um professor disse que no mundo existem três linguagens universais. Ou seja, essas três linguagens são compreensíveis em qualquer canto do mundo. Seriam elas a música, a matemática e o amor.

De lá pra cá, eu venho pensando se são apenas essas três as linguagens universais, e gostaria de colocar algumas em questão:

1) SOS:

Sos.jpg

2) Player:

b_1244482852574.jpg

Seriam estes outros exemplos de linguagens universais ou ainda estão restritos a um determinado grupo?

Cachacei demais no tópico, eu sei

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

SOS eu diria que é apenas algo muito conhecido. Até pq, até onde eu sei não existe uma definição clara para o que significa. Eu curto "Save Our Souls", por soar mais dramático, mas "Survivors On Shore" até que faz mais sentido.

Entrando nisso, eu lembro do Código Morse, e eu diria que seria algo aplicável nesse caso. E diria também que códigos binários entrariam nessa, mas acho que se encaixariam como Matemática, dunno.

Compartilhar este post

Link para o post

Uma forma de sinal universal que ajuda a 2 pessoas de um grupo se indentificarem é colocar música de videogame como toque de Celular. Mas não vale porque acho que é mais um aperto de mão secreto...

Mas uma forma de comunicação universal muito boa são as placas. a do Banheiro, por exemplo, todo mundo conhece.

Compartilhar este post

Link para o post

Não sei se linguagem corporal pode ser considerada universal. Existem culturas (não me lembro de nenhum exemplo, agora) em que balançar a cabeça para os lados significa "sim" e para cima e para baixo significa "não".

Bem no estilo Chaves.

Compartilhar este post

Link para o post

/\ isso eh verdade. Meu pai foi pro Haiti ano passado e uma das dicas q os brasileiros recebem eh nao dar tchau fazendo o movimento de mao q a gente normalmente faz, pq isso tem um significado roralmente diferente pra eles.

A unica expressao corporal q eh universal, eu diria q a expressao facial. Um rosto zangado eh um rosto zangado, um sorriso eh um sorriso

Compartilhar este post

Link para o post

Linguagem gestual varia mesmo, inclusive cada região tem sua própria língua de sinais (que os surdos-mudos usam para se comunicar). Mas tá certo, acaba entrando como linguagem corporal.

Linguagem corporal que eu me referia era mais a "linguagem corporal inconsciente", como por exemplo o cruzar dos braços, indicando que você está na defensiva em relação ao que está sendo apresentado (não é exatamente assim, é só um exemplo resumido).

Compartilhar este post

Link para o post

eu ouvi história de tropas americanas que foram pro Irac ou Afeganistan acho, chegando um carro eles faziam o conhecido sinal de "pare", mas os carros não paravam, só paravam depois do fuzilamento
lá, o sinal de pare pra nós é o de Bem-Vindo pra eles, criando muitos problemas com os sinais que pensavam ser universais.

SOS é um sinal de pedido de socorro universal, não é uma sigla nem nada, foi adotada SOS pois no código morse é muito facil e rapido ser enviado( o codigo seria assim

---. . .---)

realmente a unica expressão que é certo seria a facil, pois alguem triste ou chorando aqui é alguém triste e chorando em qualquer lugar.

existem países onde após o almoço o convidado deve arrotar como sinal de que saboreou a comida, o não arrotar é uma mal-educação terrível e pode ser procedido da expulsão do mesmo.

Compartilhar este post

Link para o post