Postado Novembro 15, 2013 (editado) Também já me ofereceram dinheiro pra ensinar, consegui até a cruz em cima, depois entrou a parte de algoritmos e o cara ficou sem saco pra aprender *momento narrador Polishop* Dor de cabeça, estresse, gritaria. Quem nunca passou por esses problemas? Pois apresento hoje o super método de resolução DE 2 FORMULAS*. *Na verdade são de 6 a 8 formulas, se for contar os movimentos espelhados, os movimentos com setup, e a versão mais avançada do método. Mas de acordo com a ideia geral de formula, é uma sequencia troca-volta, seu espelho, a mesma sequencia repetida varias vezes com um movimento intuitivo no fim, Sune, PLL A e a rotação z2. Então é mais simples do que parece Quem preferir video, uma playlist explicando passo-a-passo.O objetivo do texto é ensinar o método pra quem já tem o mínimo conhecimento do Fridrich. Para isso dividirei o texto em si em preto, marcadores com dicas e macetes em verdes, assim como a explicação e em vermelho coisas que exigem atenção. Antes de mais nada, vou explicar o mínimo necessário pra entender o método: Teoria básica do cubo: Antes de começar a parte chata da explicação, é bom já ir pegando um fingertrick, já que um novato não sabe mover bem o cubo. Pra você se sentir na pele dele, vá fazendo (R U R' U')x6 e (L' U' L U)x6 enquanto lê essa parte aqui... O cubo é formado de 26 peças, sendo 20 móveis. São 6 peças imóveis de centro, 12 móveis de meios e 8 cantos. O centro tem 1 cor, o meio tem 2 e o canto tem 3, assim sendo um meio só pode ser trocado por outro meio, mesma coisa com o canto. Considerando que os centros são fixos, fica fácil entender que ele será o fio condutor da resolução. A cor da face é a do centro e sendo assim, fica fácil localizar qual peça deve ir pra qual lugar. Além disso, tá vendo aquele R U R' U' x6 ali? Ele explica também que o cubo é cíclico e qualquer movimento pode ser desfeito. Sendo assim qualquer estado do cubo sem quebra das regras de movimento (giro do canto no próprio eixo, peça colocada errada no lugar e etc), pode ser retornado ao original. O cubo tem inúmeras formas de movimentar-se. Com utilidade pra esse método, são U, D, F, B, R, L e suas variações básicas (X' e X2, sendo X a letra em questão). Cada letra representa uma face ( Up, Down, Front, Back, Right, Left e X é sentido horário, X' sentido anti-horário e X2 um movimento duplo no mesmo sentido). Mas a notação não é exatamente necessária agora no começo, caso a pessoa seja ensinada via video ou fisicamente mesmo. Dito isso, vamos fazer a listagem dos algorítmos e partir pro método de verdade: R U R' U' (Movimento coxa de galinha) (R U R' U')x5 U2 F' U F (movimento notável + pesca intuitivo) (L' U' L U)x5 U2 F U' F' (espelho do caso anterior) F (R U R' U') F' ( movimento coxa de galinha com setup F) R U R' U R U2 R (Sune) R' F R' B2 R F' R' B2 R2 (PLL A) z2 (R U R' U')x2 (Rotação no cubo pra transformar F D F' D' em R U R' U') Entendeu porque recomendei aprender o fingertrick lá em cima? Seu aluno só precisa aprender Sune e PLL A agora, afinal o resto é R U R' U' 1° etapa - Cruz no centro certo Essa não tem muito o que fazer, é só juntar os meios no centro correspondente com as cores batendo. Pro novato, as cores são tudo a mesma coisa, então é recomendável ensinar desde sempre a não acostumar fazer numa cor só. O famoso Color Neutral. 2° etapa - Cruz no centro oposto É sempre a mesma coisa, independente do embaralhamento. F2 L2 R2 B2. Se já estiver algum certo, não precisa subir... 3° etapa - Finalização da Cruz É só descer no lugar certo. Agora sim é uma cruz normal. 4° etapa - Finalização da primeira camada Você irá colocar a quina na coluna correta e repetirá R U R' U' de 1 a 5 vezes, até ela cair na posição correta. Se ela estiver na parte de baixo da coluna errada, basta fazer 1 vez pra ela subir. Após repetir 4 vezes, está resolvida a primeira camada. Aqui o que é uma coluna: 5° etapa - 2° camada Você colocará a edge que deve vir para a segunda camada unindo a cor com o centro e se for descer pra direita, fará R U R' U' 5x e depois encaixará o bloco intuitivamente. Se for para a esquerda, L U L' U' 5x e é só encaixar. A forma mais simples de encaixar é dar um U2 e fazer F U' F' no caso esquerdo e F' U F no direito. 6° etapa - Cruz na ultima camada Nesse ponto ignoramos os 4 cantos de cima. Pode ter caido 4 meios na posição certa (com a cruz pronta, o que pula essa etapa), 2 meios parecendo uma linha,dois meios parecendo um acento circunflexo ou nenhum meio, sendo a forma de ponto. Se for ponto, fará F (R U R' U') F' que cairá circunflexo, O circunflexo você colocará ele com os 2 meios na parte traseira-esquerda da camada e fará o mesmo movimento. E no caso traço, você colocará ele na horizontal e usará o mesmo movimento. Se fez tudo correto, está os 4 meios na posição certa. 7° etapa - Troca de lugar dos meios Essa já precisa do Sune. Podem cair todos certos, 1 meio no lugar certo, 2 meios adjacentes corretos e 2 meios opostos corretos. Caso seja 2 meios opostos, faça o Sune uma vez que cairá 2 meios adjacentes. Nesse caso gire o cubo até ficar só 1 meio certo e faça o Sune. Pode cair tudo certo ou 1 meio certo, o que só precisa fazer o Sune, até sair tudo certo. 8° etapa - Permutação de cantos. A troca dos cantos de lugar será feita com a PLL A, que troca 3 cantos de uma vez. Assumindo que caiu o pior caso possível, os 4 cantos estarão errados, então você só precisa fazer a PLL 1 vez. Agora 1 canto está certo, segure ele na parte esquerda frontal da camada e faça a PLL. Pode ser necessario fazer 2 vezes na mesma posição. Todas as peças do cubo estão no local correto, faltando só orientar. 9° etapa - Orientação dos cantos Gire o cubo de cabeça pra baixo e mexendo somente a camada debaixo, coloque o canto mal posicionado na parte inferior-direita do cubo e faça (R U R' U')x2. Caso continue errada, repita (R U R' U')x2 mais uma vez. Se cair certo, mexa a camada debaixo até o próximo canto errado ficar no lugar. Como o resto do cubo irá bagunçar enquanto isso, não faça nenhum movimento exceto o D/D' e a formula, senão terá que voltar pro começo. No fim das contas, quando terminar os cantos mal posicionado, o cubo estará pronto, faltando somente um D, D' ou D2 pra estar resolvido. Exemplo de resolução. Editado Fevereiro 16, 2016 por Carlos de Alcântara 5 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 16, 2013 Adorei esse final, lembra o final da permutação de cantos do megaminx! Fiz aqui por esse método e curti, realmente muito fácil de aprender assim Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 16, 2013 Adorei esse final, lembra o final da permutação de cantos do megaminx! Fiz aqui por esse método e curti, realmente muito fácil de aprender assim Eu só queria mudar nele trocando PLL A por um comutador de 3 cantos baseados em R U R' U' ou algo parecido (tipo F D F' D') que não necessariamente guardasse a orientação, facilitaria ainda mais. Se o Meneghetti, Carlos ou alguém conhecer um ciclo desses, agradeço. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 16, 2013 Eu só queria mudar nele trocando PLL A por um comutador de 3 cantos baseados em R U R' U' ou algo parecido (tipo F D F' D') que não necessariamente guardasse a orientação, facilitaria ainda mais. Se o Meneghetti, Carlos ou alguém conhecer um ciclo desses, agradeço. Conheço esse: R' U L U' R U L' U' Serve? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 16, 2013 Conheço esse: R' U L U' R U L' U' Serve? Não sei, apesar de ser bem simples, a PLL A também é simples de aprender e tem um uso prático no Fridrich e PLL-2-Look, enquanto esse só seria usado com COLL ou algo do gênero, mas pode ser útil caso a pessoa não consiga entender o outro... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 16, 2013 Preservando a orientação, rola daquele jeito que se faz "manualmente": (R' D' R) U (R' D R) U (R' D' R) U2 (R' D R) Apesar do tamanho, ele é muito intuitivo, é basicamente esconder o canto, girar U, e por de volta. Sem precisar preservar a orientação, tem os OLLs de cruz normais, tipo o "camaleão": x' (R U R') D (R U' R') D' Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 17, 2013 Tem também o: R U' L' U R' U' L que é só um vai e volta. Talvez ajude. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 15, 2016 Esse não é o verdadeiro Sexy Method. É simplesmente o método de camadas. O sexy method que eu conheço é: Cruz 3 meios da camada do meio 3 cantos da primeira camada Últimos 5 meios Últimos 5 cantos Para uma explicação pormenorizada (em inglês) acesse: http://cube.crider.co.uk/beginner.php Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 15, 2016 Esse não é o verdadeiro Sexy Method. É simplesmente o método de camadas. Não existe algo como "verdadeiro Sexy Method". Sexy Method é qualquer método resolvido exclusivamente/majoritariamente com o sexy move. Assim como CFOP é qualquer método em que se resolva com Cross, F2L, OLL, PLL, independente das formulas que sejam usadas. Meu objetivo com esse método era só ser uma forma fácil de ensinar alguém a resolver o cubo, sem precisar fazer o cara decorar muita coisa (PLL A, Sune e Sexy Move). E sim, esse também é um método de camadas. Aliás, a ideia é que fosse um método fácil não só de aprender como também de ensinar (Pra uma pessoa acostumada a resolver pelo CFOP, ensinar outra por um método totalmente distinto como esse que você citou é complicado). Todas as vezes que eu testei esse método, mesmo pessoas que não tinham muita paciência pra aprender conseguiram fazer até a segunda camada, enquanto o camadas que todo mundo conhece, a maior parte das pessoas paravam após a primeira. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 15, 2016 (editado) Sexy Method é qualquer método resolvido exclusivamente/majoritariamente com o sexy move. Discordo =P Uma coisa é dizer que um método é corner first e englobar uma amplitude de métodos. Outra é tu chamar teu método de CFOP sendo que tu resolve por camadas. A mesma coisa dizer que esse método é o Sexy Method sendo que na wiki do speedsolving.com descreve algo totalmente diferente. https://www.speedsolving.com/wiki/index.php/Sexy_Method Ali não diz que é "qualquer método resolvido exclusivamente/majoritariamente com o sexy move." Então eu vou pela wiki, não pelo que tu diz. Editado Fevereiro 15, 2016 por Filipe Teixeira Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 15, 2016 (editado) O método foi desenvolvido por mim -- apesar das técnicas não terem sido criadas por mim -- e o nome que eu dei para ele é o que vale para qualquer fim. Então, se houvesse necessidade, você poderia chamar de Sexy Method (MosAxz). Só que essa discussão é absolutamente irrelevante, então chama de MÉTODO SOBRECOXA DE FRANGO se quiser... Editado Fevereiro 15, 2016 por MosAxz Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 15, 2016 Desde que nao seja o nome de um método preexistente pra mim ta bom. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 15, 2016 Desde que nao seja o nome de um método preexistente pra mim ta bom. Era isso que eu ia dizer, já existe o sexy method, mas todo mundo quer ser sexy ashuashuashuashua 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 15, 2016 Em razão da ofensa à seção 506 da lei de Copyright dos Estados Unidos da América, que versa sobre o direito de uso de marcas, patentes e propriedades intelectuais, peço ao administrador do forum para alterar o nome do título do tópico para MÉTODO COXA DE GALINHA, que é a resolução do Rubik's Cube™ através do inovador e exclusivo movimento COXA DE GALINHA BLAST PROCESSING! 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 15, 2016 Em razão da ofensa à seção 506 da lei de Copyright dos Estados Unidos da América, que versa sobre o direito de uso de marcas, patentes e propriedades intelectuais, peço ao administrador do forum para alterar o nome do título do tópico para MÉTODO COXA DE GALINHA, que é a resolução do Rubik's Cube™ através do inovador e exclusivo movimento COXA DE GALINHA BLAST PROCESSING! GENIAL! HAHAHAHAHAH Cara, quem criou o método pode dar o nome que quiser a ele... o Sexy Method "original" digamos, não tem marca registrada em lugar nenhum... se o MosAxz tornar o dele mais popular que o anterior, o que vai acontecer é que o dele é que vai ser conhecido por Sexy Method "original" e o outro vai mudar de nome... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 15, 2016 Em razão da ofensa à seção 506 da lei de Copyright dos Estados Unidos da América, que versa sobre o direito de uso de marcas, patentes e propriedades intelectuais, peço ao administrador do forum para alterar o nome do título do tópico para MÉTODO COXA DE GALINHA, que é a resolução do Rubik's Cube™ através do inovador e exclusivo movimento COXA DE GALINHA BLAST PROCESSING! SOBRECOXA DE FRANGO é mais daora, minha opinião. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 15, 2016 SOBRECOXA DE FRANGO é mais daora, minha opinião. Esse é o meu método pra BLD. Cada peça tem um nome de comida, de acordo com a cor. Vermelho é picanha, azul é blueberry, branco é leite condensado, amarelo é fritas, laranja é frango e verde é torta de limão com corante verde, porque o método é meu e não vai ter salada... 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 15, 2016 Esse é o meu método pra BLD. Cada peça tem um nome de comida, de acordo com a cor. Vermelho é picanha, azul é blueberry, branco é leite condensado, amarelo é fritas, laranja é frango e verde é torta de limão com corante verde, porque o método é meu e não vai ter salada... ~em um camp qualquer nossa vei, como tu faz na memo pra ser tão rápido? sei lá, vou fazendo as ideia do que fazer pro almoço e sai sub10 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 11, 2016 (editado) Vou tentar criar um método chamado de método sorvete de chocolate Editado Abril 4, 2016 por Antonio Gabriel Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites