Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara

36 posts neste tópico

Bom galera, esta semana estive pensando nesse assunto, os dinossauros existiram?

Sempre acreditei que eles nunca existiram... Sei que tem os fósseis e tals mas bom, nunca acreditei. Acho que isso vem do meu pai, que tambem não acredita.

Depois de me aprofundar...

Li em Jó 38-40 que DEUS criou beemonte e leviatã, que segundo ele, eram animais com pernas grossas, cuspiam fogo, voavam, intimidavam qualquer um e eTcétara. Diz tambem que eles morreram no dilúvio pois eram maus.

Acredito que DEUS não julgaria eles e os matariam...

Não tenho muitos, na verdade nenhum, pra crer que eles não existiram...

Bom galera postem suas opniões e não me deixem no vacúo!!!

Valew galerinha bonitaaa!

P.S. Você já viu esse rosto nos seus sonhos?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Tipo, começou falando de dinossauros e acabou com um cara mos sonhos aheaheu

Falando sobre os dinossauros, desde criancinha acreditei neles afinal é mto loco na mente da criança que algo tão grande pisou nesse planeta. Hoje em dia não acredito muito, mas insisto em acreditar kkkk. Não sei se chegaremos a descobrir, esses fósseis tem milhões de anos, acho que a ciência tem que evoluir mto pra descobrir a verdade (não acho que é impossível, so mto difícil)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Claro q dinossauros existiam. nunca assistiu jurassic park? Dããã

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Eaí Bruno, beleza?

Bem, os dinossauros existiram sim, já vou te explicar o porquê dessa minha afirmação.

É comum se questionar a respeito da datação dos fósseis; como que vão acertar a maldita data de um esqueleto tão antigo?
Só que o negócio é o seguinte: Existem inúmeros métodos de datação. Alguns exemplos: datações por camadas geológicas, chamadas de geocronologia (você nunca vai encontrar um esqueleto de coelho na camada geológica do período Devoniano, por exemplo.), datações feitas através do decaimento radioativo presente nos elementos do fóssil, chamadas de radiocronologia (carbono-14, por exemplo), datações através da dendrocronologia, que avalia os anéis interiores de troncos de árvores, e outros métodos ainda que não lembro mais no momento. Todos os métodos juntos ajudaram a criar uma linha do tempo, um mapa das eras e suas respectivas faunas. Os fósseis até hoje encontrados (não foram poucos), SEMPRE, sem exceção, quando datados mostraram a mesma data em todos os testes realizados. A camada aonde ele é encontrado sempre condiz com a idade do fóssil alegada no teste com isótopos. Até hoje, não foi encontrado NENHUM fóssil fora de sua época, entende? Tudo "fecha" corretamente nessa história. E não há acobertamentos, conspirações, ou coisa do tipo. O método científico é rigoroso, e o homem que encontrar um fóssil fora da época prevista simplesmente vai revolucionar a paleontologia, vai ganhar fama mundialmente, enfim... E te garanto que têm muita gente procurando um cabelo nesse ovo, procurando alguma falha nessa história, mas até hoje, não foi encontrado um fóssil que desbaratasse a credibilidade das datações.

E os dinossauros? Bom, tem fóssil de sobra, alguns mais completos, outros em piores condições... Mas lembre-se que fósseis não são especificamente ossos; são também marcas nas rochas. Temos pegadas, marcas de escamas, até ovos fossilizados. A gama de evidências é infinitamente vasta, enquanto não há sequer um achado que aponte ao contrário da história.

Pode parecer estranho, não nego, mas a ciência da paleontologia ( e inevitavelmente a teoria da evolução) é tão clara como a luz do sol, é uma verdade inquestionável nos dias de hoje.

Eu me enrolei um pouco aqui, mas se quiser entender direito o que tô falando, te recomendo dois livros:

O maior espetáculo da terra, Richard Dawkins (Didático, preciso, e muito completo)

e claro, não podia deixar de lado, A Origem das Espécies, de Charles Darwin.

Abraço! :)

14 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Sempre acreditei que eles nunca existiram... Sei que tem os fósseis e tals mas bom, nunca acreditei. Acho que isso vem do meu pai, que tambem não acredita.

Você falou dos fósseis. O que acredita que são eles, caso não tivessem existido os dinossauros?

Compartilhar este post

Link para o post

Por quê sonharíamos com esse sujeito Bruno Zocchi?

Várias pessoas no mundo já sonharam com esse cara...

Você falou dos fósseis. O que acredita que são eles, caso não tivessem existido os dinossauros?

Pode parecer estranho, mas também nunca acreditei em fósseis... Vai saber se aquilo é verdadeiro.

Tipo começou a falar de dinossauros e terminou pregando (?)

Não me entendam mal... Era uma dúvida que queria compartilhar... Fiz provas baseadas no que sei, não fiquei satisfeito e decidi perguntar a opnião de pessoas inteligentes.

Eaí Bruno, beleza?

Bem, os dinossauros existiram sim, já vou te explicar o porquê dessa minha afirmação.

É comum se questionar a respeito da datação dos fósseis; como que vão acertar a maldita data de um esqueleto tão antigo?

Só que o negócio é o seguinte: Existem inúmeros métodos de datação. Alguns exemplos: datações por camadas geológicas, chamadas de geocronologia (você nunca vai encontrar um esqueleto de coelho na camada geológica do período Devoniano, por exemplo.), datações feitas através do decaimento radioativo presente nos elementos do fóssil, chamadas de radiocronologia (carbono-14, por exemplo), datações através da dendrocronologia, que avalia os anéis interiores de troncos de árvores, e outros métodos ainda que não lembro mais no momento. Todos os métodos juntos ajudaram a criar uma linha do tempo, um mapa das eras e suas respectivas faunas. Os fósseis até hoje encontrados (não foram poucos), SEMPRE, sem exceção, quando datados mostraram a mesma data em todos os testes realizados. A camada aonde ele é encontrado sempre condiz com a idade do fóssil alegada no teste com isótopos. Até hoje, não foi encontrado NENHUM fóssil fora de sua época, entende? Tudo "fecha" corretamente nessa história. E não há acobertamentos, conspirações, ou coisa do tipo. O método científico é rigoroso, e o homem que encontrar um fóssil fora da época prevista simplesmente vai revolucionar a paleontologia, vai ganhar fama mundialmente, enfim... E te garanto que têm muita gente procurando um cabelo nesse ovo, procurando alguma falha nessa história, mas até hoje, não foi encontrado um fóssil que desbaratasse a credibilidade das datações.

E os dinossauros? Bom, tem fóssil de sobra, alguns mais completos, outros em piores condições... Mas lembre-se que fósseis não são especificamente ossos; são também marcas nas rochas. Temos pegadas, marcas de escamas, até ovos fossilizados. A gama de evidências é infinitamente vasta, enquanto não há sequer um achado que aponte ao contrário da história.

Pode parecer estranho, não nego, mas a ciência da paleontologia ( e inevitavelmente a teoria da evolução) é tão clara como a luz do sol, é uma verdade inquestionável nos dias de hoje.

Eu me enrolei um pouco aqui, mas se quiser entender direito o que tô falando, te recomendo dois livros:

O maior espetáculo da terra, Richard Dawkins (Didático, preciso, e muito completo)

Valeu Eduardo, vou pesquisar sobre esse livros

Muito Obrigado!

Bom galera, me desculpe se constrangi algum de vocês... Entendo que não tenho muitos motivos para crer nisso... É mais uma questão de fé mesmo.

Obrigado e me perdoem qualquer coisa.

Compartilhar este post

Link para o post

Imagina, Bruno... Estamos aqui é para isso mesmo!

Eaí Bruno, beleza?

Cara, de alguma forma você é o membro mais "bem sucedido" do fórum. Primeiro post e já ganhou 8 zilhões de joinhas. huahuahuhua

Pode parecer estranho, mas também nunca acreditei em fósseis... Vai saber se aquilo é verdadeiro.

Pode explicar melhor como você explicaria para não acreditar neles? Você acha que tem um laboratório onde pessoas constroem esses fósseis como se fosse usando aquela maquininha usa para fazer dentadura, daí eles cavam um buraco grandão e jogam tudo lá e chamam alguém para dizer que encontraram? Não sei, foi só a primeira coisa que me veio em mente, tô falando isso para você dizer se é assim que você pensa, ou como é, na sua visão.

Editado por Carlos de Alcântara

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, valeu aí, mas esqueci de uma coisa no meu post:

A história do homem ali que aparece nos sonhos é aparente uma farsa: http://www.e-farsas.com/lendas-da-web-parte-3-voce-ja-sonhou-com-esse-homem.html

Abraço!

Eduardo, tu és de Porto Alegre? O.o

Os caras aparecem do nada!

Vou te mandar MP.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Opa, valeu aí, mas esqueci de uma coisa no meu post:

A história do homem ali que aparece nos sonhos é aparente uma farsa: http://www.e-farsas.com/lendas-da-web-parte-3-voce-ja-sonhou-com-esse-homem.html

Abraço!

Valeu Eduardo! Meu pai (tambem Eduardo) me disse isso tambem! :)

Imagina, Bruno... Estamos aqui é para isso mesmo!

Cara, de alguma forma você é o membro mais "bem sucedido" do fórum. Primeiro post e já ganhou 8 zilhões de joinhas. huahuahuhua

Pode explicar melhor como você explicaria para não acreditar neles? Você acha que tem um laboratório onde pessoas constroem esses fósseis como se fosse usando aquela maquininha usa para fazer dentadura, daí eles cavam um buraco grandão e jogam tudo lá e chamam alguém para dizer que encontraram? Não sei, foi só a primeira coisa que me veio em mente, tô falando isso para você dizer se é assim que você pensa, ou como é, na sua visão.

Bom Carlos, acho que me expressei mal desde o princípio, realmente o que você disse é verdade, o fóssel não pode ter sido montado em laboratório e etc., nisso concordo com você, não tenho dúvidas de que os fósseis existem e são achados por pessoas.

O que acontece é que acredito que os dinossauros não sejam exatamente como descrevem e tambem não sei como ocorreu a extinção deles na terra. Não tenho dúvidas de que existiam e até hoje existem animais grandes no mundo, a minha príncipal questão de dúvida é mesmo a extinção... Até mesmo por me basear na maior parte na bíblia, sem nenhum motivo especial. Por isso digo que não acredito, o post do Eduardo foi extremamente esclarecedor, por causa dele ontem assisti uma palestra online sobre esse assunto.

Acredito que os fósseis existem e estão lá, mas como você me garante que os dinossaurros realmente eram daquele jeito? Os fósseis podem ter tido apenas uma combinação. Assim como essa 689 × 390 - galopelomundo.blogspot.com.

Outra coisa, se o crocodilo vem do dinossauros aquaticos, como ele não morreu e os outros aquáticos morreram?

Editado por Bruno Zocchi

Compartilhar este post

Link para o post

Assim como qualquer espécie, os dinossauros podem ter sofrido um processo de extinção devido a fatores que alteraram o seu ambiente. Pelo menos, isso segue uma das minhas linhas de raciocínio.

Editado por Felipe Ritter

Compartilhar este post

Link para o post

Cara, como eu odiava paleontologia... mas graças a ela eu consigo entender essa questão um pouco melhor... vou tentar explicar de acordo com o que me lembro... quase dois anos depois de cursar essa cadeira e nunca mais olhar para ela...

Creio que o Eduardo explicou bem legal essa questão... mas seguinte o planeta Terra já passou por diversas catástrofes, que eliminaram a maior parte das espécies do plante, se não me engano foram cinco ao todo, a última delas tendo sido a dos dinossauros e claro a mais conhecida... em períodos normais, onde a terra é um ambiente regular (temperatura, pressão, umidade) os organismos vão aos poucos evoluindo, e se adaptando ao ambiente terrestre. Nestes períodos vale aquela conhecida frase "sobrevive melhor quem é mais adaptado", ou por fim quem é mais evoluído. Porém em períodos críticos onde ocorrem essas catástrofes, vale o contrário, sobrevivem espécies mais "generalistas" que se adaptam rapidamente, e que por isto são organismos mais simples, e estes organismos é que vão novamente após o período crítico, repovoar a terra, de acordo com o novo ambiente que aqui existirá...

Quando é dito que os crocodilos são descendentes de dinossauros aquáticos, não significa dizer que eles já existiam na época do desastre que extinguiu os dinossauros, mas sim que eles evoluíram a partir de um ancestral comum, que por algum motivo, sobreviveu àquela catástrofe... Evolução é um tema muito complexo, e recomendo que se for estudá-lo nunca o faça procurando por textos na bíblia... não deixe sua fé de lado, claro, mas procure, leia, se informe pois evolução é uma das coisas mais belas da minha amada biologia e das mais interessantes também. Graças à evolução existimos hoje, e somos do jeito que somos...

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Iria dar um joinha, mas eu atingi o limite de reputações positivas hoje...

:(

Obrigado pelo esclarecimento e pelos conselhos! Vou estudar bastante essas questões

Compartilhar este post

Link para o post

Iria dar um joinha, mas eu atingi o limite de reputações positivas hoje...

:(

Obrigado pelo esclarecimento e pelos conselhos! Vou estudar bastante essas questões

Hahahaha Poxa, entra amanhã e dá esse joinha hein? ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, dê uma olhada nesse tópico:

--

Parabéns ao cara que surgiu do nada e nos deu uma mini aula!

Por isso que gosto do fórum ;)

UHASHUASUHASUHSAHASUH

Olha a maldade! :P

Compartilhar este post

Link para o post

Pra mim não faz muita diferença se eles realmente existiram ou não, mas que eles são muito legais; ah, isso eles são !!!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Bruno, já que você falou que tem interesse em estudar sobre isso, vou deixar aqui um documentário.

http://www.youtube.com/watch?v=3DVU5_MVk_Q

Tem ~40 minutos. Normalmente quando eu quero assistir algo assim e acho que é muito longo, eu dou play e vou fazendo outras coisas (tipo treinar cubo) e ouvindo, aí dá para ir vendo se o negócio é interessante mesmo. Tem um nerdcast muito da hora também sobre a história da Terra.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu Carlos, vou ver sim.

Cara, como eu odiava paleontologia... mas graças a ela eu consigo entender essa questão um pouco melhor... vou tentar explicar de acordo com o que me lembro... quase dois anos depois de cursar essa cadeira e nunca mais olhar para ela...

Creio que o Eduardo explicou bem legal essa questão... mas seguinte o planeta Terra já passou por diversas catástrofes, que eliminaram a maior parte das espécies do plante, se não me engano foram cinco ao todo, a última delas tendo sido a dos dinossauros e claro a mais conhecida... em períodos normais, onde a terra é um ambiente regular (temperatura, pressão, umidade) os organismos vão aos poucos evoluindo, e se adaptando ao ambiente terrestre. Nestes períodos vale aquela conhecida frase "sobrevive melhor quem é mais adaptado", ou por fim quem é mais evoluído. Porém em períodos críticos onde ocorrem essas catástrofes, vale o contrário, sobrevivem espécies mais "generalistas" que se adaptam rapidamente, e que por isto são organismos mais simples, e estes organismos é que vão novamente após o período crítico, repovoar a terra, de acordo com o novo ambiente que aqui existirá...

Quando é dito que os crocodilos são descendentes de dinossauros aquáticos, não significa dizer que eles já existiam na época do desastre que extinguiu os dinossauros, mas sim que eles evoluíram a partir de um ancestral comum, que por algum motivo, sobreviveu àquela catástrofe... Evolução é um tema muito complexo, e recomendo que se for estudá-lo nunca o faça procurando por textos na bíblia... não deixe sua fé de lado, claro, mas procure, leia, se informe pois evolução é uma das coisas mais belas da minha amada biologia e das mais interessantes também. Graças à evolução existimos hoje, e somos do jeito que somos...

Joinha dado! kkk

Achei bem legal... Pena que fala pouco sobre os dinossauros.

Editado por Carlos de Alcântara
Removendo quote com vídeo
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Quanto a fé, apesar do que é pregado por muitos, é bem possível interpretar a evolução das espécies como parte de um plano divino. Pesquise por evolucionismo teista. Acho que muito do que você se confunde pode ser resolvido pesquisando sobre os revisionismos que ocorrem (como quando achou indícios de que dinos carnivoros tinham penas) e sobre a própria evolução, tanto no entendendimento de leis que funcionam de forma semelhante (lei da oferta e demanda, lei da conservação de massas e lei de Malthus ajudam nesse ponto. Mais explicações no spoiler). Resumindo: Tente entender primeiro como ocorre as evoluções e você perceberá como é possível seres extremamente poderosos e que dominam tudo serem devastados fácilmente.

Lei da conservação de massas: Nada se cria, nada se destrói, tudo se transforma. Assim sendo, a terra, como um ambiente "fechado", continuará com a mesma massa sempre, o que quer dizer que a massa dos animais vem das plantas, portanto todas as matérias primas são limitadas.

Lei da oferta e da demanda: Apesar de ser famosa na economia, pode-se aplicar ela a várias coisas. Se a oferta é maior que a demanda, a tendencia é a demanda aumentar porque a oferta é barata. Se está sobrando plantas, os herbívoros tendem a aumentar sua população até que a situação se inverta e comece a ser necessário se adaptar ao tempo de "vacas magras".

Como tudo é limitado e existe um certo controle de cada população pela oferta e demanda daquilo que precisa, fica fácil entender como funciona a evolução: Aquele que nascer melhor adaptado ao seu meio, conseguirá ter "prioridade" na oferta, cumprindo melhor sua demanda, assim se espalhando melhor. Surgir os dinossauros são uma evolução óbvia. Ser o mais forte faz com que você tenha prioridade sobre os mais fracos. E ser os mais fortes e se alimentar daqueles que são quase tão fortes quanto faz com que nunca falte alimento pra você enquanto não faltar alimentos pra eles. E para quebrar esse equilibrio, basta um desequilibrio climático qualquer que fuja desse ciclo. E nesse caso, se deram bem os pequenos mamíferos, que não precisavam de tanta comida assim. Aqueles cujo mérito são a força estão acabados no momento que surgir algo mais forte.

E com todas essas analogias, que não são bem assim na prática (tem muitas coisas ainda, mas elas só complicariam), é possível sim que existisse "monstros" e por exigir mais da terra do que ela tinha pra oferecer, é possível sim que os fracos sobrevivessem e os fortes morressem, pois os fracos estavam adaptados. Essa é a forma de entender como eles podem existir e como eles podem se extinguir. O resto da explicação científica, com datação em carbono-14 e Urânio 238, assim como a imaginação que torna possível entender mais ou menos o que ocorreu, junto a eterna aproximação ( antes sabiamos que eram monstros, depois fomos descobrindo cada vez mais sobre o assunto) é possível entender que, por mais que eles não fossem como imaginamos e por mais que estejamos errados quanto a como eles eram, os dinossauros existiram sim, afinal, como ensinou a descoberta da pangeia, poucas coisas no universo ocorrem por acaso.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

O pessoal já disctiu em alto nível, mas vou só acrescentar que, além de também achar que as evidencias são convincentes demais, e dai o fato de eu acreditar na existência do dinossauros.

Se bem que eu não sou parámetro, por exemplo, eu acredito na existencia de vida inteligente em outros planetas, e as evidencias pra isso são bem menores (mas pra mim, bem convincentes).

:despreocupado:

Compartilhar este post

Link para o post