Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Stulzer

Novo Velho Cubista

28 posts neste tópico

Olá pessoal!

Primeiramente obrigado por me receber neste fórum!

Conheci o cubo na leva inicial aqui no Brasil, lá por 1982 (tinha 11 anos na época). O meu cubo era da Grow.

Só fazia um lado até que alguém me mostrou "as fórmulas". A partir daí, pelo que lembro, montava em uns 5 minutos. Depois de adolescente acabei deixando o cubo de lado e o perdi.

A um tempo atrás voltei a me interessar e comprei um Rubik a uns dois meses atrás. Comecei a pesquisar na Internet e reaprendi o sistema de camadas. A uns 15 dias atrás comprei um Dayan Zanchi. Nossa, que diferença, larguei total o Rubik! :-)

Minha média atual é de 1:40 e recorde de 1:20 com o sistema de camadas.

Comecei ontem a aprender o F2L intuitivo para evoluir e meu tempo subiu para uns 2:20 :-(

Mas sei que isso é temporário.

Gostaria de chegar na faixa de 30 segundos. Já me daria por satisfeito :-)

Abraços!

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

30s é um tempo fácil de chegar. Já abaixar é mais complexo...

Bem Vindo

Editado por MosAxz

Compartilhar este post

Link para o post

Bem vindo!

As fórmulas que te mostraram na época que você começou eram de livros, ou revistas?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem vindo!

As fórmulas que te mostraram na época que você começou eram de livros, ou revistas?

Foi uma amiga que me passou. Copiei em um papel e memorizei dali. Não sei de onde ela conseguiu. Mas lembro que na época tinha uns livros (pequenos) nas livrarias/bancas.

Seja welcomido!

30s é o que eu faço atualmente... com um DaYan Zhanchi não é nada difícil! Pratica aí que tu chega lá!

Oi Murillo!

Você treina a quanto tempo para fazer em 30?

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

ja imaginou se na sua adolescência você não tivesse largado o cubo de lado?

hoje em dia estaria fazendo em 10 segundos uahsuhsuaseu

e seja bem vindo ao fórum o/

participe dele e poste seus tempos no diário de cubo... eu gosto de ficar vendo a evolução de pessoal :B

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Bem vindo! Realmente não é tão difícil chegar aos 30 segundos, principalmente com um dayan (demorei 6 meses com o rubiks). O ideal é treinar é sempre treinar para baixar seus tempos. Quanto ao F2L intuitivo, ele, como no F2L normal, faz aumentar muito os tempos, no começo. O segredo é melhorar seu look ahead, ou seja, melhorar o tempo em que você consegue "achar um par" das duas camadas.

Compartilhar este post

Link para o post

Bem Vindo Stulzer !

Compartilhar este post

Link para o post

Agora minhas boas vindas forísticas para você. o/

Ainda tem esse cubo da Grow? Pelo que você falou parece que não tem mais. Seria uma relíquia e tanto. Que fim levou?

Compartilhar este post

Link para o post

Bem Vindo Stulzer !

Obrigado Newbie!

Agora minhas boas vindas forísticas para você. o/

Ainda tem esse cubo da Grow? Pelo que você falou parece que não tem mais. Seria uma relíquia e tanto. Que fim levou?

Obrigado Carlos!

Infelizmente não tenho mesmo :-(

Não lembro o que aconteceu com ele. Provavelmente em alguma mudança foi perdido. Com certeza seria uma relíquia. Gostaria de tê-lo ainda comigo.

Bem vindo! Realmente não é tão difícil chegar aos 30 segundos, principalmente com um dayan (demorei 6 meses com o rubiks). O ideal é treinar é sempre treinar para baixar seus tempos. Quanto ao F2L intuitivo, ele, como no F2L normal, faz aumentar muito os tempos, no começo. O segredo é melhorar seu look ahead, ou seja, melhorar o tempo em que você consegue "achar um par" das duas camadas.

Obrigado Caio, pelas boas vindas e pelo incentivo! Em 2 dias de F2L estou começando a entender como posicionar as peças direito. Look Ahead, por enquanto, é sonho rssrsrs.

ja imaginou se na sua adolescência você não tivesse largado o cubo de lado?

hoje em dia estaria fazendo em 10 segundos uahsuhsuaseu

e seja bem vindo ao fórum o/

participe dele e poste seus tempos no diário de cubo... eu gosto de ficar vendo a evolução de pessoal :B

Nossa, se tivesse continuado com o cubo viraria um cube-freak rsrsrs.

Não entendi bem ainda a do diário do cubo. Parece que o pessoal usa alguma ferramenta da Internet. Tenho que estudar e ler mais o fórum.

Compartilhar este post

Link para o post
Nossa, se tivesse continuado com o cubo viraria um cube-freak rsrsrs.

Não entendi bem ainda a do diário do cubo. Parece que o pessoal usa alguma ferramenta da Internet. Tenho que estudar e ler mais o fórum.

O que o pessoal posta lá é a descrição da média que fez, usando algum cronômetro para speedcubing. O que eu e bastante gente usa é o Prisma: http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/3808-prisma-puzzle-timer/

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa ... me indentifiquei com você!

Bem vindo ao fórum.

Eu também comecei nos 198x com cubo da Grow ... só que ainda tenho ele ... (posto foto depois).

Já consegui chegar a 28s, mas depois não consegui muito mais tempo para treinar.

Boa sorte aí!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa ... me indentifiquei com você!

Bem vindo ao fórum.

Eu também comecei nos 198x com cubo da Grow ... só que ainda tenho ele ... (posto foto depois).

Já consegui chegar a 28s, mas depois não consegui muito mais tempo para treinar.

Boa sorte aí!

Oi Cássio! Somos contemporâneos então :-)

28 segundos é o céu para mim!

Pode dizer como foi a sua evolução para chegar ele, o que treinou, o que fez?

Por sugestões do pessoal aqui do Fórum comecei no fds passado o método intermediário. Ainda demoro muito para achar os pares e colocá-los no lugar no F2L, de forma intuitiva...

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Murillo!

Você treina a quanto tempo para fazer em 30?

Cara, já monto há um ano e pouco, mas treinar mesmo para baixar o tempo faz uns dois meses... comecei a me cronometrar no final de agosto usando um rubik's e fazia tempos de 1min10s até 55s... e comecei a ir baixando, na sorte fiz 30.69 com meu rubik's, mas minha média ficava lá nos 48s nessa época... foi aí que eu comprei um daYan ZhanChi, nisso minha média caiu demais em pouco tempo... questão de 3 semanas e eu já estou montando em 33s regularmente... já fiz single em menos de 25s inclusive, sem sorte...

Se eu pudesse dar uma dica seria investir no treinamento da cruz (isso faz baixar demais o tempo) fingertricks, ajuda a diminuir o tempo de exceução dos algoritmos, e f2l intuitivo, faz com que você evite girar o cubo e saiba encaixar pares não só na direita e esquerda da frente, mas também atrás do cubo... o que obviamente reduz seu tempo... ;)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Se eu pudesse dar uma dica seria investir no treinamento da cruz (isso faz baixar demais o tempo) fingertricks, ajuda a diminuir o tempo de exceução dos algoritmos, e f2l intuitivo, faz com que você evite girar o cubo e saiba encaixar pares não só na direita e esquerda da frente, mas também atrás do cubo... o que obviamente reduz seu tempo... ;)

Acho que o meu maior problema atual (que consome mais tempo) é o F2L intuitivo. Comecei a treinar no sábado, mas ainda me bato muito. Mas acho que não tem jeito mesmo, só treinando bastante para ir internalizando as soluções. Mas que está difícil, está rsrsrs.

Tem algum vídeo que você recomenda de fingertricks? Algum com exercícios para treinar?

O que estou fazendo na cruz é uma dica que vi de um outro post aqui do fórum, para ficar olhando e tentando resolver mentalmente. Ajudou um pouco, mas tem que melhorar bastante ainda.

O resumo é que com o método básico eu estava com um recorde de 1:20. Agora não consigo baixar dos 2:00. Sei que é questão de tempo, mas dá um desânimo... :-)

Obrigado pelas dicas!!

Compartilhar este post

Link para o post

Vídeo de fingertricks tem um bom que o Gabriel Dechichi fez... procura lá no youtube que você acha, mas fingertricks não tem muito como ter tutorial, pq você que vai se adaptando ao que fica melhor para ti...

Isso de subir o tempo quando começa nos F2L é normal... e demora a começar a baixar... mas fica treinando que você consegue... é só questão de prática... ;)

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Stulzer...

Lá "nos idos de" 198x ... eu montava no método diferente .. primeiro um lado completo em cima, depois os cantos em baixo e depois os últimos 8 edges ... é parecido com o método "Watermann" (não tenho certeza do nome) ...

Depois já em 200x, passei para o método de camadas e só muito depois para CFOP (aka Fridrich).

Até coloquei meus algs e dicas na NET no finado "geocities" ... se quiser me mande um email que te passo os fontes desse site.

Hoje, faço .. Cruz, F2L intuitivo mas com foco nos edges ( o Fridrich foca nos cantos ) ... acho que ficou um cacoete da época do corners first! ... Faço o OLL em duas etapas: Orientar Edges - Orientar Corners ... Depois PLL.

Ainda não tive paciência para decorar todos os OLLs para fazer direto, mas da forma que faço já consegui 28s várias vezes.

Monta também em outros métodos, mas o tempo fica bem maior.

Vamos conversando !!!

Um abraço.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Stulzer...

Lá "nos idos de" 198x ... eu montava no método diferente .. primeiro um lado completo em cima, depois os cantos em baixo e depois os últimos 8 edges ... é parecido com o método "Watermann" (não tenho certeza do nome) ...

Depois já em 200x, passei para o método de camadas e só muito depois para CFOP (aka Fridrich).

Até coloquei meus algs e dicas na NET no finado "geocities" ... se quiser me mande um email que te passo os fontes desse site.

Mestre Cassio! Posso dizer que em 2005+- foi quando realmente comecei a aprender o cubo, e com seu material!

Não deve se lembrar, mas até te pedi autorização pra divulgar o material para meus amigos.

Lembro que era um site em html com applets java, é isso mesmo?

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Oi Humberto ...

É isso mesmo, html + java ... guardei os fontes e envio para quem tem interesse ...

Fico feliz em saber que ajudei ...

Abraço!

Compartilhar este post

Link para o post

Consegui!!! Depois de um papo rápido com o Carlos no NHOpen, entre o oi e o autógrafo! Ele me deu a dica óbvia de resetar a senha, dã! Pior q eu não tinha pensado n isso mesmo! Estou de volta!

Abração a todos!

Compartilhar este post

Link para o post

Dia histórico aqui rsrsrs: bati o meu recorde de 1:20, que era no sistema de camadas, fazendo agora 1:19 no F2L intuitivo. (Cheguei a fazer 1:08, mas esse foi na cagada porque a última camada apareceu praticamente pronta).

A apostila intermediária do Carlos já ajudou em várias partes, mas ainda tenho que memorizar vários casos, principalmente da orientação dos cantos da última camada, já que só sei o Sune e o anti-Sune.

Mas o que mais pega mesmo é melhorar o F2L intuitivo. Já dei uma boa andada, mas preciso melhorar muito ainda.

Compartilhar este post

Link para o post