Postado Março 16, 2009 Galera, devido a preguiça e falta de tempo, estava enrolando mais de ano pra fazer isso, mas conforme muitos colegas de trabalho me pediam entre outras pessoas, fiz um tutorial com o método básico para o cubo mágico com o intuito de ajudar todos, até mesmo aquelas pessoa que nunca pegaram em um cubo. Aproveitei que estava com o site do meu método quase pronto e usei os javas para fazer as imagens do método básico. Agora não tenho o meu método em papel e não tenho o metodo básico em site...hehe Mas pelo menos o básico ficou pronto em papel. Esta versão nem de longe é a final, espero acrescentar dicas e "combos" no futuro... Pedi aos meu amigos de trabalho que estão começando do zero para avaliarem falhas ou dificuldades que tiveram de entender para que o tuto fique cada vez melhor. Espero que possam me ajudar com isso tabém, lógico que a visão de quem já sabe montar vai ser diferente, mas sugestões e críticas são muito bem vindas para que eu possa melhorar o tuto cada vez mais. Se possível, que vocês possam passa-lo também para pessoas interessadas em aprender, conseguindo assim uma avaliação mais perto da realidade. desde já obrigado por perderem minutos dos seus tempos lendo... ah...se forem imprimir...se possível for, imprimam em uma ótima impressora...pelas cores...e degrades...hehe Aprenda a montar o cubo mágico: http://www.duxdesign.110mb.com/metodos/metodo_basico.pdf Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2009 núu quase deu pau no meu pc quando foi carregar o tutorial sauhsahusauhasuh parabéns cara.... eu dei uma olhada de relance ai depois eu vo ler direitin, pq agora to sem tempo mas já deu pra ver que vc fez uma coisa bem feita, bem legal to esperando pra ver sem método próprio ein ^^'' Parabéns! Flw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 16, 2009 vlw pela força cara! em breve tomo vergonha na cara denovo e pego de vez neste projeto que está parado a meses... flw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 17, 2009 Muito legal essa iniciativa do Edu. Ainda estou lendo, depois comento melhor. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 17, 2009 caramba ficou realmente bem detalhista facim de aprender assim parabens Eduardo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 18, 2009 Vlw pela força Dequion e Alaor, espero que possa ajudar muitas pessoas que estão começando... gostaria de ouvir criticas tbm; ^^ importante eh sempre melhorar o que ainda não está perfeito... flw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Março 18, 2009 Muito legal ver que temos cada vez mais tutoriais prá ajudar a obter mais speedcubers aqui no Brasil. O seu, do Rinaldo, etc. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 3, 2009 Ola amigos, sou novo no forum e aprendi a montar o cubo de rubik atravez deste tutorial, achei exelente para iniciantes e passei para minhas irmãs elas já estão na tercerira linha. Quando vai haver um encontro no RJ ? flw Abraços a Todos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 7, 2009 Olá Eduardo. Antes de mais nada, meu nome é Renato, e descobri esse fórum ontem. Ainda não comprei o meu cubo, mas já estou estudando os métodos. Achei o seu tutorial muito bem feito. Porém, peço desculpas por começar apontando um possível erro: Nas páginas 4 e 6, o sentido do movimento D/d não está trocado com D'/d'? Claro que isso é relativo ao ponto de vista. Se eu girar o cubo para ver a face down, então a indicação fica certa (sentido horário). Porém, não me parece o correto, porque então as faces mudam de letra. Tanto que em D2/d2, o movimento é o contrário. Me perdoe se eu não estive entendendo. Outra coisa: porque a existência dos movimentos com letras minúsculas, que giram duas camadas, se da na mesma girar a 3 camada maiúscula. Exemplo: girar u não é o mesmo que girar D (ou D', caso o assunto do parágrafo anterior esteja correto)? Por favor, não entenda como crítica, pois só estou tentando compreender o tutorial. Afinal, não sei nada ainda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 7, 2009 Nas páginas 4 e 6, o sentido do movimento D/d não está trocado com D'/d'? Claro que isso é relativo ao ponto de vista. Se eu girar o cubo para ver a face down, então a indicação fica certa (sentido horário). Porém, não me parece o correto, porque então as faces mudam de letra. Tanto que em D2/d2, o movimento é o contrário. Me perdoe se eu não estive entendendo. Sim, depende do ponto de vista. Mas, no caso, o sentido de rotação de qualquer face do cubo, é determinado pelo movimento que vc faria "se a face estivesse para a frente!" Para vc entender melhor, e entender o pq de D/d, coloque a face D (down) para a frente. Qual sentido seria o movimento D ou d? Espero que tenha entendido! Outra coisa: porque a existência dos movimentos com letras minúsculas, que giram duas camadas, se da na mesma girar a 3 camada maiúscula.Exemplo: girar u não é o mesmo que girar D (ou D', caso o assunto do parágrafo anterior esteja correto)? Sei que nao foi pra mim a pergunta, mas, vou falar o que penso. Em meu ponto de vista, são os movimentos seguintes que fazem valer esses movimentos de letras minúsculas. Dá uma olhada ai na "sequência" por completo, que vc vai entender... geralmente tem 1 ou mais movimentos que praticamente exigem um u, ou r...muitas vezes por questão de praticidade. Até! Peço tb que me corrijam se eu estiver errado! E me desculpem se eu estiver sendo intrometido! Abraço! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 7, 2009 É isso mesmo. Apesar de na prática ser a mesma coisa um D' e um u, quando estamos falando de speedcubing existe uma diferença enorme. Em movimentos avançados existe uma sequencia de movimentos que privilegia a velocidade. E é aí que ficará evidente a diferença. Além de que dependendo do movimento, a posição resultante do cubo será diferente. Isso também conta. Quanto a D vs. D', isso é uma convenção. Nos primórdios do cubo alguém resolveu que o movimento seria relativo à posição da face se estivesse virada para a frente (e acho que dificilmente funcionaria de outra forma). Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 7, 2009 Nas páginas 4 e 6, o sentido do movimento D/d não está trocado com D'/d'? Claro que isso é relativo ao ponto de vista. Se eu girar o cubo para ver a face down, então a indicação fica certa (sentido horário). Porém, não me parece o correto, porque então as faces mudam de letra. Tanto que em D2/d2, o movimento é o contrário. Me perdoe se eu não estive entendendo. Acho que o Hélio e o Saka souberam explicar perfeitamente..... "Alguém" estipulou que o movimento de uma face levaria a inicial maiúscula dela mesma quando e somente quando estivéssemos olhando para ela de frente e a movimentássemos em seu sentido horário E convenhamos, esse "alguém" usou lógica matemática para que não virasse uma bagunça só as questões de "ponto de vista" ^^ Mas legal a sua pergunta pois muitas outras pessoas podem pensar o mesmo que vc Tejobr, afinal a idéia é deixar o Tuto cada vez mais explicativo Outra coisa: porque a existência dos movimentos com letras minúsculas, que giram duas camadas, se da na mesma girar a 3 camada maiúscula.Exemplo: girar u não é o mesmo que girar D (ou D', caso o assunto do parágrafo anterior esteja correto)? Mais uma vez, meus amigos do forum souberam explicar perfeitamente.... os movimentos de letras minúsculas existem não só porque podem ajudar na velocidade de uma determinanda sequência de algortimos como também porque podem ajudar ao executante a entender melhor lógicas de encaixe. Muito provavelmente vc não os usará muito no método básico, porém se gostar do esporte e topar aprender métodos mais avançados, vc perceberá que eles aparecerão com muito mais frequência Por favor, não entenda como crítica, pois só estou tentando compreender o tutorial. Afinal, não sei nada ainda. E se eu te contar que eu prefiro mil vezes criticas construtivas como as suas do que falsos elogios ?? Ainda mais na minha profissão...^^ Quem me conhece sabe disso...^^ abraço e bom proveito com o Tuto... flw Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 7, 2009 Esclarecidas as dúvidas, seguirei o seu tutorial Eduardo. Obrigado a todos que responderam, principalmente pela prontidão. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 7, 2009 Tejo, uma pergunta... você tb é portugues? ou "tejo" nao é por isso? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 7, 2009 Tejo, uma pergunta...você tb é portugues? ou "tejo" nao é por isso? vc é hélio? caraca não sabia que nosso forum tinha portugueses.... q show! mas acho que não.... tem um "br" no final do tejo... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 7, 2009 Tejo, uma pergunta...você tb é portugues? ou "tejo" nao é por isso? Hélio, o tejo é por causa do rio mesmo. Mas não sou português. Meu avô (que eu amava muito) era descendente de portugueses, e sempre falava sobre o rio. Em homenagem a ele sempre usei esse nick. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites