Postado Dezembro 12, 2016 Vou aqui fazer minha crítica a ABCM, vou deixar no spoiler para não consumir muito espaço vertical aqui. vocês falaram que fizeram parcerias com canais, página no face, tudo isso para divulgar o cubo, mas não estão fazendo nada para promover. O número de cubistas no brasil é desproporcional ao número de cubistas bom, já perceberam isso? Já pensaram no pq? Vagabundagem dos cubistas ou falta de material em pt-br sobre as modalidades? Não vejo vcs agindo sobre isso. Eu estou extremamente cansado, tão cansado que eu, por conta própria, estou indo atrás de pessoas e criar conteúdos ou uma espécie de Cubing World BR para trazer muita coisa que está faltando, já que falta praticamente tudo em questão de conteúdo didático em PT-BR. Se vocês querem disseminar a cultura do cubo, não vai ser trazer muitos cubistas que nem perto do competitivo irão chegar, mas vai ser consertar a base do que está causando essa "não melhora". Não precisamos agora de mais cubistas, precisamos de mais competidores, divulguem outras modalidades. Existem modalidades no cubo que não existe ninguém no Brasil que foca nelas, como o MBLD e o 5BLD, por exemplo. Vocês querem se associar com canais? legal, mas pra que isso? até agora só serviram para dar informações incompletas de campeonatos, como X campeonato aconteceu e Y pessoa ganhou, as vezes até esquecendo de falar coisas como NR(como o cubo News outubro que não mencionaram meu NR no 4BLD, ótima "disseminação" seletiva). Pq, em vez de se associar com canais grandes, se associe com canais que criam conteúdos específicos de x modalidades, como um canal que a pessoa posta muita coisa para ajudar no FM, ou muitas dicas para Bigcubes ou BLD? então divulgaria para cubistas novos onde achar informações para poderem treinar e se especializarem em X modalidades. Colocasse um espaço no próprio site levando para esses canais especializados. Vamos divulgar canais específicos, ou até ajudar pessoas que querem criar conteúdo bom, mas não conseguem, como o P.A., que tem muito conhecimento de Bigcubes que poderiam ajudar a modalidade crescer, mas não tem como filmar um video. Se acham que eu não estou falando total vdd e que há sim conteúdo em PT-br, me citem 3 canais bons que falem de Big cubes? 2 que falem de BLD, ou até me falem apenas 1 video sobre organização para MBLD (este eu, inclusive, vou acabar tendo que criar, pq existem muitas coisas importantíssimas que vão ficar fora para o pessoal que não consegue entender inglês e ver um video do Cubing World)? Uma ideia que o PA comentou comigo e achei interessante tmb, era ter um representante para cada estado ou polo. Assim deixaria melhor distribuído e próximos dos competidores o que a ABCM faz. E se alguém me falar que eu não sou associado, e por isso não vejo o que eles fazem, digo que a divulgação está sendo mal feita. E eu não me associo por (1) não ter dinheiro para isso e (2) por não ter confiança do como vão usar meu dinheiro. Tento ajudar de outras formas, criando conteúdos que há em falta ou ajudando a criar materiais legíveis para os competidores. Mas enquanto não ver a ABCM realmente tentando ampliar os recursos e o cubo para os brasileiros, continuarei não ajudando ela. Essas é uma das minhas críticas, não vou colocar as outras agora pq estou cansado e o texto ficaria imensamente maior. Se discordam de mim, vão lá e contra-argumentem o que eu disse. Mas no final, se não for feito algo sobre, continuaremos na mesma situação que estamos agora: quase ninguém novo aparecendo nos top10 Brasileiro e os mesmos cubistas pegando pódio sempre e modalidades continuando totalmente esquecidas e negligenciadas. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 12, 2016 Fraga; Não entendi o que você disse de estar divulgando mas não promovendo, se você puder deixar mais claro acho que fica mais fácil pro pessoal acrescentar algo a esse respeito. Eu acho importante divulgar, mesmo que o conteúdo ainda seja deficiente, precisa começar de algum lugar; não dá pra começar com uma pauta de meia hora no jornal nacional ! A sua idéia de gerar mais material em português é muito boa ! O que a ABCM (e outras pessoas também) poderiam fazer, na prática, pra firmar essas parcerias com os canais específicos ? Eu discordo quando você diz que quase não tem pessoal novo aparecendo nos top 10; o Sargeiro, Vicenzo, Toninho, Marjorie, Butter, entre outros, são relativamente novos na comunidade e aumentando o número de cubers a possibilidade de surgirem novos talentos também aumenta e a necessidade de gerar material avançado também aumenta e aí sim, naturalmente, o conhecimento vai se difundir e crescer. Hoje o pessoal sofre pra chegar em mil visualizações, é muito trabalho pra pouco retorno isso desestimula continuar (até mesmo se considerar apenas a realização pessoal) e os canais acabam minguando. A falta de canais específicos pode ser por causa disso, não sei; só sei que não dá pra forçar o pessoal a criar e manter os canais. Se o PA tem intenção de criar um canal no YouTube mas não tem como filmar, como a ABCM poderia ajudar? Não dá pra sair distribuindo câmeras, né! Se ele, ou qualquer outra pessoa, desenvolveu material e gostaria que alguém gravasse e publicasse, eu acho interessante que a ABCM fizesse essa ponte (essa também é uma boa ideia!), mas não tem como alguém adivinhar de todas as intenções e dificuldades que todo mundo tá tendo, precisa se manifestar! O Hartmann, por exemplo, está desenvolvendo um display cabuloso e procurou a diretoria da ABCM pra ver se dá pra ela ajudar. Não tem muita necessidade, neste momento, de ter um representante em cada estado (pode até ser que nem tenham associados em todos os estados), se for algo que não esteja claro pra alguém, basta perguntar aqui, no site ou pra algum diretor (tem, pelo menos, um diretor em cada região do país) e também, na última prestação de contas, foi mostrado tudo o que entrou e tudo o que saiu de verba. Eu mesmo tenho sugestões pra fazer, como dar prioridade pra fazer a camiseta da ABCM pra tentar engordar o caixa e estou formatando um projeto de oficina pra ABCM oferecer para as instituições e gostaria de saber o que todo mundo acha disso. Outra coisa é que se tiver alguém que entenda de burocracia poderia ser de grande ajuda. Pesquisei um pouco mas não entendi muito bem, mas me parece que uma associação sem fins lucrativos pode obter cnpj sem necessidade de ter um contador; e o cnpj pode ajudar a ABCM a correr atrás de patrocinadores. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 12, 2016 (editado) Eu compreendi o que o Israel está falando. Vamos ser claros: Só existem 3 modalidades com extenso material de qualidade pra PT-BR: 2x2, Pyraminx e Fewest Moves. E boa parte do material do FM foi desenvolvido por verdadeiros heróis da modalidade, como Meneghetti, Batista, Marlon, Lehwing, etc. Porém, vamos pegar uma modalidade extremamente importante: One Handed. Não conheço um único material em BR que trate de algoritmos avançados para OH. Olha, nem é MBLD ou 7x7. É o clássico 3x3. O 4x4, é complicado encontrar um tutorial de Hoya por exemplo (e todos estão no formato de video). Mesmo o 3x3 normal, que é a modalidade que todo mundo resolve, não é realmente excepcional que é possível passar 3-4 campeonatos inteiros como juiz sem nunca ver alguém resolvendo main por ZZ, Petrus ou Roux? Pessoalmente, não sei se a ABCM poderia fazer algo quanto a isso, me parece que é uma obrigação da comunidade na verdade. De qualquer forma, admito, é um pouco triste ir campeonato após campeonato e ver modalidades incríveis abandonadas porque, bem, ninguém conhece. Aliás, talvez seja um fenômeno passageiro, ao menos ver 25 competidores no 5x5 em pleno Capivara (em comparação aos 33 do Brasileiro 2016, que tinha o dobro de gente) faz dar um pouco de esperança na mudança desse cenário... Editado Dezembro 12, 2016 por MosAxz 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 12, 2016 Vamos começar a ABCM poderia, por exemplo, chamar pessoas para participar de canais feitos para criarem conteúdos de uma certa area, como um canais designado para criar conteúdos de BLD, outro para FM, outro para Clock e assim vai. Muitos criadores acabaram desistindo pq tivemos uma enxurrada de canais de baixa qualidade aparecendo, o que causou a baixa divulgação dos bons canais, mas se tivéssemos canais da ABCM próprios para X modalidades e divulgadas em alguma aba do site ou na pagina do face, aí não teríamos tantos problemas desse tipo. Sem contar que, se fosse em grupos, mesmo se uma pessoa tivesse numa péssima semana ou cansado, ainda teríamos outros para continuar com os conteúdos para ajudar. Outra coisa seria uma programa de auxílio a novos criadores de conteúdos. Se fosse divulgado pela ABCM que qualquer pessoa que tivesse uma ótima ideia para preencher um vazio de material, mas não conseguisse faze-lo por falta de material, aí poderiamos ter pessoas pedindo ajuda. Mas já que não tem algo assim, ninguém que precisaria iria pedir ajuda, pq acham que a ABCM não é responsável por isso. Mesmo se ela ajudasse hj, já que não é divulgado, ninguém pede por achar que isso não é problema para a ABCM E eu volto a dizer. Quantos cubistas que ganharam pódio no brasileiro entraram no cubo a menos de 2 anos? Marjorie, Viccenzo... e deu. Entendo q nem todos podem ir no brasileiro, mas mesmo se todos fossem, ainda seriam bem poucos. Mas vamos mais a fundo ainda. Quantos dos cubistas que estão no Top3 de qualquer modalidade não conseguem compreender inglês? Não adianta termos vários cubistas que viram inspiração para outras pessoas começarem a montar, se não temos os meios para os que estão começando agora consigam chegar a um nível top. É por isso que temos quase ninguém no Brasil top a nível mundial, pq reduzimos os top no brasil àqueles que podem procurar informação de fora, tirando assim uma grande parte das pessoas que estão presas aos conteúdos insuficientes e, muitas vezes, deficientes. E não me vem dizer que poucos cubistas novos no pódio é pq os outros treinam a mais tempo, pq a maioria dos top antigos já pararam de evoluir a anos, e temos muitas modalidades que menos de 1 ano de treino já resultaria em NR, como MBLD, 5BLD ou 2x2. Para mim, se existe uma organização que se diz querer melhorar o cubo no Brasil e ainda não fez nada para melhorar toda essa situação que eu estou falando aqui, então o trabalho está sendo feito errado 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 12, 2016 (editado) 5 minutos atrás, MosAxz disse: Eu compreendi o que o Israel está falando. Vamos ser claros: Só existem 3 modalidades com extenso material de qualidade pra PT-BR: 2x2, [...] Eu discordo na parte do 2x2. Existem muito material prático, como mostrando alg(que já estão obsoletos hj em dia), mas existem poucos videos sobre material mais teórico, como "como fazer 1-look" ou "como começar bem no 2x2" ou até "como ser subX". Esse é um grande problema dos poucos conteúdos em PT-Br, é tudo sobre pratica(mostra alg, mostra exemplo, mostra método), mas pouco teórico (como "como melhorar", ou "problemas mais comuns", ou "como treinar") Do 2x2, eu já estou, pessoalmente, perturbando a vida de um amigo pra fazer, mas eu sozinho não vou conseguir incentivar todo o brasil, já estou me lotando de trabalho para tentar melhorar a situação do BLD no Brasil... Editado Dezembro 12, 2016 por Israel fraga Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 12, 2016 4 minutos atrás, MosAxz disse: Eu compreendi o que o Israel está falando. Vamos ser claros: Só existem 3 modalidades com extenso material de qualidade pra PT-BR: 2x2, Pyraminx e Fewest Moves. Cara,vou ter que discordar em alguns pontos aí,começando pelas modalidades com ´´extenso material de qualidade``,FM realmente tem bastante,e é claro,o 3x3,que por mais que algumas coisas não tenham muitos tutoriais,todas as que me recordo agora também tem pouco conteúdo em inglês também,então é algo meio internacional.E 2x2 e pyra,modalidades com muito material de qualidade?2x2,como o Fraga disse,falta muita coisa,por exemplo,aposto que se você perguntar pra qualquer cubista que faça 2x2 o que é one-look,te dou certeza que a maioria não vai ter nem ideia do que é isso,sendo que é algo essencial para ficar rápido no 2x2 e em outros eventos,como skewb e pyra.Pyraminx também é uma modalidade com pouquíssimo material em português,vc vai ter o tutorial de Keyhole,um de LBL e acabou,não tem nada de 1-flip,oka ou algo assim. 14 minutos atrás, MosAxz disse: Mesmo o 3x3 normal, que é a modalidade que todo mundo resolve, não é realmente excepcional que é possível passar 3-4 campeonatos inteiros como juiz sem nunca ver alguém resolvendo main por ZZ, Petrus ou Roux? petrus não tem literalmente ninguém que use isso como método principal,definitivamente não é um método rápido.quanto ao ZZ e o Roux,são métodos que pouquíssima gente usa como método principal no mundo todo,não é algo só no brasil.com o Roux por exemplo,o número de pessoas que usa como método principal é tão pequeno no mundo todo que eu posso te falar de cabeça a maioria deles,assim como o ZZ,que acredito que o número de pessoas que usa como método principal seja ainda menor. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 12, 2016 @Israel fraga @Enzo Mattos O 2x2 e o Pyraminx, no fundo, não exige um background teórico absurdo. CLL + treino infinito costuma ser suficiente para tempos bons, mesma coisa no Pyraminx. Veja, não é que o material não possa melhorar, é que o que existe costuma ser suficiente. Por outro lado, os big cubes, por exemplo, não é uma questão de método, mas de técnicas (muitas, pequenas mutretas), o que exige muito mais desses conteúdos que o Israel citou. Sobre os métodos de 3x3, eu acho impressionante como o ZZ (infinitamente mais intuitivo do que o CFOP) é tão desconhecido por aqui. Imagina todos os intermediários que o são porque não conseguem decorar todas as formulas do CFOP aprendendo ZZ (não é só uma questão do melhor método, também é importante adequar a solve à pessoa), já faria uma grande diferença... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 12, 2016 Caros, concordo com alguns pontos apresentados por Israel e ao mesmo tempo que entendo alguns problemas pela qual a Associação enfrenta. Inclusive tenho questionado algumas pessoas nos últimos tempos sobre a ABCM, pois não vejo de forma clara suas ações (mesmo que trabalhem está sendo pouco divulgado) e sempre achei estranho o fato dos cubistas que são referências no país não serem associados, inclusive delegados. Cheguei a conclusão que o maior problema é que os cubistas não conhecem o papel da ABCM e que suas atribuições não estão bem definidas e claras (inclusive para quem já conhece). Basta chegar para os cubistas e perguntar: Você conhece a ABCM? O que ela faz? Qual sua função? Acredito que um melhor conhecimento a respeito da associação irá permitir que ela seja procurada com maior frequência. E também sinto falta de discussão sobre problemas que são enfrentados pelos cubistas, organizadores de evento, delegados, etc... para que possam continuar difundindo a prática do cubo no Brasil. Há dois anos conhecia apenas uns 10-15 cubistas na Bahia, tomamos algumas iniciativas para localizar mais cubistas e difundir sua prática... Hoje conhecemos mais de 150 cubistas no estado, porém boa parte não tem interesse ou condições para ir aos campeonatos, ou ainda, apresentam dificuldades em avançar e baixar seus tempos. Então, qual nosso real problema? Quais são as dificuldades comuns nos estados e de que forma poderíamos solucionar tais problemas? Falta a gente discutir mais sobre essas questões. MINHA SUGESTÃO: - O ideal para esse momento seria fazer uma PESQUISA DE IMAGEM, elaborar um questionário onde pudéssemos ouvir tanto os grandes cubistas quanto os pequenos... Saber o quanto conhecem da ABCM e suas funções, qual razão de não estar associado, saber quais são suas expectativas no universo do cubo mágico, quais problemas/dificuldades ela possui, pedir sugestão de melhorias, dentre outros. Creio que muitos problemas já conhecemos, mas ouvir os cubistas é de extrema importância. Principalmente para mostrar a eles que suas opiniões, independente de serem associados ou não, são válidas. - Após a pesquisa, criar algum material informativo a respeito das funções e atribuições da ABCM, bem como instruir a todos de que forma poderiam contribuir para ajudar a associação a cumprir seus objetivos, afinal vejo que isso é um papel de todos e não apenas dos diretores da ABCM. - Não sei se possuem, mas seria interessante que a Associação tivesse um ESTATUTO/REGIMENTO (onde descreveria todas suas funções e atribuições) e principalmente (o que acho que mais sinto falta) um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO onde estivesse especificado todas suas ações para os próximos 2 anos pelo menos. No planejamento seria identificado os pontos em que a associação deveria atuar para cumprir seu papel/atingir seu objetivos a médio e longo prazo. - Sinto falta de parcerias estratégicas formalizadas... Entidades que possam ajudar/apoiar a organização dos campeonatos e a ABCM, pois fica complicado submeter uma proposta de realização do Brasileiro sem termos perspectiva de patrocínio, tendo que levantar dinheiro, pois a dificuldade é grande, por ser uma atividade que é pouco reconhecida pela sociedade. E aí entra, na minha opinião, o papel da ABCM que é de nos representar perante a sociedade e buscar formas que contribuam com a realização dos campeonatos. Sei lá, buscar o governo, empresas, diversificar a receita... precisamos ganhar espaço, precisamos mostrar a importância do cubo mágico. Seria interessante se a ABCM pudesse dar uma ajuda de custo para que a gente tenha representantes no Mundial, por exemplo, o Brasileiro poderia ser uma seletiva para se ganhar essa ajuda de custo, para que os melhores cubistas pudessem nos representar no Mundial. Ou ainda, A ABCM pudesse correr atrás para que uma empresa ou governo pudessem bancar ao menos a passagem. Bem, por hora é isso que penso. E caso precisem de alguma ajuda estou disposto a colaborar, principalmente se resolverem criar a PESQUISA DE IMAGEM E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 12, 2016 27 minutos atrás, MosAxz disse: @Israel fraga @Enzo Mattos O 2x2 e o Pyraminx, no fundo, não exige um background teórico absurdo. CLL + treino infinito costuma ser suficiente para tempos bons, mesma coisa no Pyraminx. Veja, não é que o material não possa melhorar, é que o que existe costuma ser suficiente. Por outro lado, os big cubes, por exemplo, não é uma questão de método, mas de técnicas (muitas, pequenas mutretas), o que exige muito mais desses conteúdos que o Israel citou. Sobre os métodos de 3x3, eu acho impressionante como o ZZ (infinitamente mais intuitivo do que o CFOP) é tão desconhecido por aqui. Imagina todos os intermediários que o são porque não conseguem decorar todas as formulas do CFOP aprendendo ZZ (não é só uma questão do melhor método, também é importante adequar a solve à pessoa), já faria uma grande diferença... não entendi direito o que você falou no começo,2x2 e pyra não depender de algo teórico absurdo?pegue qualquer cara sub-5 constante no pyra e vc vai ver que ele sabe no mínimo 3 métodos diferentes para usar em solves.2x2,o máximo que você vai conseguir com treino infinito e CLL vai ser uma média de 3 baixo,pq como eu disse antes,one-look é algo essencial pra 2x2 e é algo que não tem em PT. depois você disse que big cubes são questão de técnicas(muitas,pequenas mutretas)posso te garantir que entre o 2x2 e um 7x7,o 2x2 vai ter no mínimo o mesmo númeo dessas pequenas mutretas ZZ não é simplesmente orientar as edges e fazer CFOP a partir daí,veja algumas solves do Phill Yu por exemplo,vai ver que toda a maneira que ele faz o F2L é diferente(EOline,blockbuilding e outras variações),ZZ não é uma solução simples pra não ter que aprender tantos algs,fora que prever EOLine na inspeção é extremamente mais difícil do que uma cruz na inspeção,e ainda tem toda a mudança que eu falei do F2L,é um método bem diferente,que requer muito treino pra ficar rápido nele(assim como qualquer outro método)e em sua grande maioria,o ZZ é bem diferente do CFOP,não é algo que você aprende e depois de 15 minutos ta mais rápido do que no CFOP pq já vai ter todas as edges orientadas Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 13, 2016 Cara, 3 baixo no 2x2 é um tempo fenomenal, já dá pra ficar no top-100 de single (o top-100 de avg é 5 baixo). Por outro lado, uma solve sub-90 no 5x5 já é muito mais complicado só com repetição. Não é que não existam técnicas no 2x2, é só que, pra um tempo aceitável (não falo top-10 BR), exige-se muito menos (eu fiz single de 5s com ortega, sem nem mesmo treinar o 2x2), do que pra conseguir até mesmo um sub-3 no 5x5. O 7x7, mais do que qualquer outro, é praticamente sem método, somente com técnicas isoladas. Por isso que eu falei que algumas modalidades estão mais abandonadas... Sobre o ZZ: Acho que é mais divertido resolver por ZZ do que pro CFOP. Talvez eu tente me tornar ZZ main um dia (mas muito provavelmente não conseguirei avançar muito mais do que já avancei, então não serei eu a fazer a diferença)... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 13, 2016 Fiz uma análise de dados no site da WCA e notei que o número de cubistas brasileiros participaram de campeonatos foram nos anos: -2013: 455 cubistas. (14 campeonatos) -2014: 639 cubistas. (18 campeonatos) -2015: 1025 cubistas. (27 campeonatos - incluindo o Mundial) -2016: 1062 cubistas. (35 campeonatos) Pelos números eu diria que muitos cubistas que ingressaram entre 2014-2015 deixaram de participar de campeonatos, seria interessante conhecer as razões. Digo isso, pois não vi um aumento expressivo no número de cubistas participando de campeonatos em 2016 (comparando o ano anterior), mesmo tendo aumentado o número de campeonatos e tendo inclusive surgido em pólos/cidades/estados que nunca tiveram campeonatos, o que contribui com o ingresso de muitos, como aconteceu na Bahia que é o estado que faço parte. Talvez até mais importante do que surgir novos cubistas seja a manutenção dos que já pertencem a esse universo. E pra manter seria interessante as propostas apresentadas por @Israel fraga de incentivar o aprendizado/treinamento através de materiais de estudo, dentre outros. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 13, 2016 14 horas atrás, Israel fraga disse: a ABCM poderia, por exemplo, chamar pessoas para participar de canais feitos para criarem conteúdos de uma certa area, como um canais designado para criar conteúdos de BLD, outro para FM, outro para Clock e assim vai. Muitos criadores acabaram desistindo pq tivemos uma enxurrada de canais de baixa qualidade aparecendo, o que causou a baixa divulgação dos bons canais, mas se tivéssemos canais da ABCM próprios para X modalidades e divulgadas em alguma aba do site ou na pagina do face, aí não teríamos tantos problemas desse tipo. Sem contar que, se fosse em grupos, mesmo se uma pessoa tivesse numa péssima semana ou cansado, ainda teríamos outros para continuar com os conteúdos para ajudar. Outra coisa seria uma programa de auxílio a novos criadores de conteúdos. Se fosse divulgado pela ABCM que qualquer pessoa que tivesse uma ótima ideia para preencher um vazio de material, mas não conseguisse faze-lo por falta de material, aí poderiamos ter pessoas pedindo ajuda. Mas já que não tem algo assim, ninguém que precisaria iria pedir ajuda, pq acham que a ABCM não é responsável por isso. Mesmo se ela ajudasse hj, já que não é divulgado, ninguém pede por achar que isso não é problema para a ABCM Articular a criação de desenvolvimento de material em pt; eu gostei dessa ideia; apesar que pode cair naquilo que citei antes, porque não tem como forçar a pessoa a gravar o vídeo e publicar, mas ok; é uma estratégia que pode ser aplicada e, se você quiser fazer essa articulação, podemos agitar essa discussão com a comunidade (por mim, você já está convidado). 14 horas atrás, Israel fraga disse: E eu volto a dizer. Quantos cubistas que ganharam pódio no brasileiro entraram no cubo a menos de 2 anos? Marjorie, Viccenzo... e deu. Entendo q nem todos podem ir no brasileiro, mas mesmo se todos fossem, ainda seriam bem poucos. Mas vamos mais a fundo ainda. Quantos dos cubistas que estão no Top3 de qualquer modalidade não conseguem compreender inglês? Não adianta termos vários cubistas que viram inspiração para outras pessoas começarem a montar, se não temos os meios para os que estão começando agora consigam chegar a um nível top. É por isso que temos quase ninguém no Brasil top a nível mundial, pq reduzimos os top no brasil àqueles que podem procurar informação de fora, tirando assim uma grande parte das pessoas que estão presas aos conteúdos insuficientes e, muitas vezes, deficientes. Pelo que sei, faz pouco tempo que o Sargeiro e o Butter começaram a treinar cubo, o Caio Sato, Viccenzo e Toninho são novinhos e estão desenvolvendo muito, aqui em SP, o Bernardo e o Ichiro já ganharam campeonatos, fora muitos outros que não conheço; não acho que sejam poucos talentos aparecendo e temos três campeões mundiais e um vice; não vou entrar no mérito de analisar estatística porque cada um pode fazer leituras diferentes do mesmo número. 14 horas atrás, Israel fraga disse: E não me vem dizer que poucos cubistas novos no pódio é pq os outros treinam a mais tempo, pq a maioria dos top antigos já pararam de evoluir a anos, e temos muitas modalidades que menos de 1 ano de treino já resultaria em NR, como MBLD, 5BLD ou 2x2. Para mim, se existe uma organização que se diz querer melhorar o cubo no Brasil e ainda não fez nada para melhorar toda essa situação que eu estou falando aqui, então o trabalho está sendo feito errado Fraga, já é a segunda vez que você posta como se eu tivesse te rebatido nesses argumentos, mas eu nunca postei nada disso, hein! E você fala ainda como se fosse simples bater recordes. Assim você faz pouco caso de todo o esforço do Meneghetti, Dechichi, Roque, o seu (inclusive) e de muitas outras pessoas que treinam pra bater recordes mas não conseguem. Se você acha que nada melhorou, OK; apesar de eu não concordar aceito sua opinião, mas você precisa levar em consideração que faz menos de 8 meses que a diretoria foi eleita e que a ABCM não é uma instituição (ainda), não é a diretoria, somos todos nós, inclusive eu e você (mesmo você não contribuindo com a anuidade). 14 horas atrás, Rafael Correia disse: Caros, concordo com alguns pontos apresentados por Israel e ao mesmo tempo que entendo alguns problemas pela qual a Associação enfrenta. Inclusive tenho questionado algumas pessoas nos últimos tempos sobre a ABCM, pois não vejo de forma clara suas ações (mesmo que trabalhem está sendo pouco divulgado) e sempre achei estranho o fato dos cubistas que são referências no país não serem associados, inclusive delegados. Cheguei a conclusão que o maior problema é que os cubistas não conhecem o papel da ABCM e que suas atribuições não estão bem definidas e claras (inclusive para quem já conhece). Basta chegar para os cubistas e perguntar: Você conhece a ABCM? O que ela faz? Qual sua função? Acredito que um melhor conhecimento a respeito da associação irá permitir que ela seja procurada com maior frequência. E também sinto falta de discussão sobre problemas que são enfrentados pelos cubistas, organizadores de evento, delegados, etc... para que possam continuar difundindo a prática do cubo no Brasil. Há dois anos conhecia apenas uns 10-15 cubistas na Bahia, tomamos algumas iniciativas para localizar mais cubistas e difundir sua prática... Hoje conhecemos mais de 150 cubistas no estado, porém boa parte não tem interesse ou condições para ir aos campeonatos, ou ainda, apresentam dificuldades em avançar e baixar seus tempos. Então, qual nosso real problema? Quais são as dificuldades comuns nos estados e de que forma poderíamos solucionar tais problemas? Falta a gente discutir mais sobre essas questões. MINHA SUGESTÃO: - O ideal para esse momento seria fazer uma PESQUISA DE IMAGEM, elaborar um questionário onde pudéssemos ouvir tanto os grandes cubistas quanto os pequenos... Saber o quanto conhecem da ABCM e suas funções, qual razão de não estar associado, saber quais são suas expectativas no universo do cubo mágico, quais problemas/dificuldades ela possui, pedir sugestão de melhorias, dentre outros. Creio que muitos problemas já conhecemos, mas ouvir os cubistas é de extrema importância. Principalmente para mostrar a eles que suas opiniões, independente de serem associados ou não, são válidas. - Após a pesquisa, criar algum material informativo a respeito das funções e atribuições da ABCM, bem como instruir a todos de que forma poderiam contribuir para ajudar a associação a cumprir seus objetivos, afinal vejo que isso é um papel de todos e não apenas dos diretores da ABCM. - Não sei se possuem, mas seria interessante que a Associação tivesse um ESTATUTO/REGIMENTO (onde descreveria todas suas funções e atribuições) e principalmente (o que acho que mais sinto falta) um PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO onde estivesse especificado todas suas ações para os próximos 2 anos pelo menos. No planejamento seria identificado os pontos em que a associação deveria atuar para cumprir seu papel/atingir seu objetivos a médio e longo prazo. - Sinto falta de parcerias estratégicas formalizadas... Entidades que possam ajudar/apoiar a organização dos campeonatos e a ABCM, pois fica complicado submeter uma proposta de realização do Brasileiro sem termos perspectiva de patrocínio, tendo que levantar dinheiro, pois a dificuldade é grande, por ser uma atividade que é pouco reconhecida pela sociedade. E aí entra, na minha opinião, o papel da ABCM que é de nos representar perante a sociedade e buscar formas que contribuam com a realização dos campeonatos. Sei lá, buscar o governo, empresas, diversificar a receita... precisamos ganhar espaço, precisamos mostrar a importância do cubo mágico. Seria interessante se a ABCM pudesse dar uma ajuda de custo para que a gente tenha representantes no Mundial, por exemplo, o Brasileiro poderia ser uma seletiva para se ganhar essa ajuda de custo, para que os melhores cubistas pudessem nos representar no Mundial. Ou ainda, A ABCM pudesse correr atrás para que uma empresa ou governo pudessem bancar ao menos a passagem. Bem, por hora é isso que penso. E caso precisem de alguma ajuda estou disposto a colaborar, principalmente se resolverem criar a PESQUISA DE IMAGEM E O PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO. Rafael, concordo em muitas coisas com você, por isso este tópico foi trazido à tona. Por isso que eu me pronunciei à respeito do cnpj (justamente pra buscar e formalizar as parcerias, apoios e patrocínios). Estratégias a longo prazo; vamos propor aqui, a ABCM está aberta a sugestões e a discutir cada ideia que for apontada; como eu falei pro Fraga, a ABCM somos nós. O Fraga já expôs o motivo dele não querer se associar, seria ótimo se todos colocassem seus motivos de querer ou não contribuir e o que esperam de atitude prática (sem devaneios) por parte da ABCM. 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 13, 2016 "Como cubo news não divulgar meu NR no 4bld" Eu acho que vocês já perceberam, mas esse Cubo News, não é igual ao Treta News. Provavelmente ele não acessa WCA diretamente, pra saber NRs. E nínguem fora do seu estado soube desse NR. Eu nem soube, cara, e eu estava ATIVO SEMPRE, OLHANDO WCA ( campeonatos, não recordes ) VENDO REVIEW, VENDO VÁRIOS TÓPICOS DESNECESSÁRIOS, mas a sua crítica, Israel, está bem muito mas muito DESNECESSÁRIO Acho que já sabem que sou o Cubo News ( não tive a intenção de esconder, apenas iria falar depois de uns 10#), apenas quis criar um conteúdo para divulgar aos desinformados, mas nem eu mesmo soube do seu NR. Tenho que ficar sempre 24hrs pra saber as novidades de cubo, mas só por causa dessa crítica que eu li de NÃO FALAR DO SEU NR, que você não informou ninguem, mas ninguem mesmo, ( perdão se informou, eu não vi nenhuma parte de 4bld.) que eu estava planejando a volta, nem quero mais cubo news de tanta bobagem que eu li da sua crítica. Você acha que nois é milionario pra organizar campeonatos que nem o US, Austrália, Europa, etc.. ? Nunca li tanta merda em um post, acho que essa pessoa não está informado da crise que sofremos de 2014 de até agora, e também é muito raro achar um local específico que seja adaptado a campeonato. O campeoanto que eu participei eu não gostei porque era uma igreja ( pelo fato de eu ser ateu já devem saber ) mas mesmo assim tive que participar, ficar aos lados dos católicos, que eu nem gostava, e mesmo assim fiquei lá. DINHEIRO, mas DINHEIRO, é muito pra organizar, ainda mais o BRASILEIRO 2017 que nem tem um lugar ainda! MUITO RARO, mas muito raro achar um patrocínio que tenha um dinheiro que se interesse pelo cubo mágico speedcubing, porque não tá nem atraindo ao menos, o jeito é mesmo falar pra tias, falar na internet, falar com amigos, falar com familia, falar pra todo mundo sobre o speedcubing, porque até no caso de DIVULGAR e youtube, assim como o mané de foto com cubo e papel verde, ( fiquei com preguiça desculpa pela ofensa newbie ) falou sobre youtube, eu também falo a mesma coisa dele. Isarel, um conselho, SE FOR PRA FALAR BOBEIRA, É MELHOR FICAR CALADO. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 13, 2016 Matheus O Cubo News que eu falo é o criado pela ABCM e divulgados até agora no Rafael Cinoto e futuramente pelo MO Puzzles e talvez pelo RBSA. Não estou falando de vc e nem sabia que Cubo News era uma nick aqui nesse canal. Dizer que odeia ficar perto de pessoas só por ser católicas, ou odiar ficar em igrejas por ser "ateu" é preconceito. Eu, em nenhum momento, citei o Brasileiro ou campeonatos em geral em minha crítica. O meu NR foi um exemplo de "divulgação seletiva", o problema dito em minha crítica não foi "eu não fui mencionado, quero ser famoso", mas "uma modalidade que poucos praticam e deveria ser mais divulgada foi ignorada". Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 13, 2016 12 minutos atrás, Israel fraga disse: Matheus O Cubo News que eu falo é o criado pela ABCM e divulgados até agora no Rafael Cinoto e futuramente pelo MO Puzzles e talvez pelo RBSA. Não estou falando de vc e nem sabia que Cubo News era uma nick aqui nesse canal. Dizer que odeia ficar perto de pessoas só por ser católicas, ou odiar ficar em igrejas por ser "ateu" é preconceito. Eu, em nenhum momento, citei o Brasileiro ou campeonatos em geral em minha crítica. O meu NR foi um exemplo de "divulgação seletiva", o problema dito em minha crítica não foi "eu não fui mencionado, quero ser famoso", mas "uma modalidade que poucos praticam e deveria ser mais divulgada foi ignorada". Israel, com todo respeito, como seria a ABCM com vc como membro superior, presidente ou algo do tipo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 13, 2016 58 minutos atrás, Matheus-BoyCubeM disse: assim como o mané de foto com cubo e papel verde, ( fiquei com preguiça desculpa pela ofensa newbie ) Ocultar conteúdo Relaxa, Boy; eu nem entendi qual foi a ofensa ! Hahahahh Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 13, 2016 52 minutos atrás, Ícaro Pereira disse: Israel, com todo respeito, como seria a ABCM com vc como membro superior, presidente ou algo do tipo Vei, eu nem me imagino numa posição dessas, e nem quero imaginar. A única coisa que eu faria seria levar à frente, com toda a força, essa minha ideia de trazer o máximo de conteúdo que está em falta, com qualidade, sempre. Para mim, a falta de material isso é o que mais puxa pra baixo o Brasil de ser um polo competitivo a nível mundial e algo deve ser feito. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 13, 2016 (editado) Concordo plenamente com as idéias do Israel, eu tenho umas dificuldades na hora de estudar minhas EPS no Square-1, pois eu preciso ver em planilhas, que me confunde muito na hora de ver os algoritmos. Eu vejo que no Square, a grande maioria da comunidade cubista sabe apenas algoritmos "básicos" como os 5 casos da flor, a EP que troca as peças de cima e de baixo, o algoritmo da paridade e a hora de orientar os meios, sabendo apenas no máximo 3 casos... Estou pensando em ajudar as pessoas a evoluirem no Square-1 com tudo o que sei, pois vejo que os tops não estão ajudando, mas sei que existem pessoas que ajudam, o Murilo e Lucas, foram com eles que eu aprendi a melhorar no square em minha fase inicial... E agora, para conseguir um NR, tenho que aprender novas coisas sendo muito longas e cansativas, podendo até se esquecer ou se dificultar na hora da resolução... E vendo em relação ao 333, vemos que só temos um Brasileiro no Top100 mundial (o Pedro Roque) na média de 5, enquanto todo o resto só tem espanhóis, ingleses, ucranianos e Estadunidenses principalmente, devido haver diversos materiais em Inglês Se observamos, quase todos os Continentes tem uma pessoa que tem o single sub-5,sub-6, aqui no Brasil, Não há praticamente ninguém além do Roque que fez sub-7, no Peru já tem 3 pessoas e na Colombia tem 2, aqui só temos uma única pessoa que fez isso(ainda) devido a essa pessoa ter conhecimento em várias técnicas... Eu aqui tento me esforçar para conseguir fazer um sub-7 oficial... E observando outra coisa também, vemos que todo o mito que aparece para representar o Brasil, simplesmente desaparece, Dechichi, Josué, Fabiano, Key Teruya,Alexandre e diversas outras pessoas, como exemplo Editado Dezembro 13, 2016 por Antonio Gabriel 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 14, 2016 1 hora atrás, Antonio Gabriel disse: Concordo plenamente com as idéias do Israel, eu tenho umas dificuldades na hora de estudar minhas EPS no Square-1, pois eu preciso ver em planilhas, que me confunde muito na hora de ver os algoritmos. Eu vejo que no Square, a grande maioria da comunidade cubista sabe apenas algoritmos "básicos" como os 5 casos da flor, a EP que troca as peças de cima e de baixo, o algoritmo da paridade e a hora de orientar os meios, sabendo apenas no máximo 3 casos... Estou pensando em ajudar as pessoas a evoluirem no Square-1 com tudo o que sei, pois vejo que os tops não estão ajudando, mas sei que existem pessoas que ajudam, o Murilo e Lucas, foram com eles que eu aprendi a melhorar no square em minha fase inicial... E agora, para conseguir um NR, tenho que aprender novas coisas sendo muito longas e cansativas, podendo até se esquecer ou se dificultar na hora da resolução... E vendo em relação ao 333, vemos que só temos um Brasileiro no Top100 mundial (o Pedro Roque) na média de 5, enquanto todo o resto só tem espanhóis, ingleses, ucranianos e Estadunidenses principalmente, devido haver diversos materiais em Inglês Se observamos, quase todos os Continentes tem uma pessoa que tem o single sub-5,sub-6, aqui no Brasil, Não há praticamente ninguém além do Roque que fez sub-7, no Peru já tem 3 pessoas e na Colombia tem 2, aqui só temos uma única pessoa que fez isso(ainda) devido a essa pessoa ter conhecimento em várias técnicas... Eu aqui tento me esforçar para conseguir fazer um sub-7 oficial... E observando outra coisa também, vemos que todo o mito que aparece para representar o Brasil, simplesmente desaparece, Dechichi, Josué, Fabiano, Key Teruya,Alexandre e diversas outras pessoas, como exemplo Toninho, como você acha que a ABCM poderia colaborar nesse sentido? A minha dúvida é a mesma do Mos, se seria papel da ABCM gerar ou traduzir material em português (pessoalmente, eu acho que não, e que é mais importante aumentar a quantidade de cubers pois daí é que vão surgir os novos recordistas, mais pessoas comprando cubos aumentando assim a quantidade de campeonatos, chances de obtermos patrocínio, maior troca de informações, mais gente pra gerar material em português, mais gente pra consumir esse material e etc). 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 14, 2016 8 minutos atrás, Newbie disse: Toninho, como você acha que a ABCM poderia colaborar nesse sentido? A minha dúvida é a mesma do Mos, se seria papel da ABCM gerar ou traduzir material em português (pessoalmente, eu acho que não, e que é mais importante aumentar a quantidade de cubers pois daí é que vão surgir os novos recordistas, mais pessoas comprando cubos aumentando assim a quantidade de campeonatos, chances de obtermos patrocínio, maior troca de informações, mais gente pra gerar material em português, mais gente pra consumir esse material e etc). Qual é o sonho da ABCM? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 14, 2016 11 minutos atrás, Newbie disse: Toninho, como você acha que a ABCM poderia colaborar nesse sentido? A minha dúvida é a mesma do Mos, se seria papel da ABCM gerar ou traduzir material em português (pessoalmente, eu acho que não, e que é mais importante aumentar a quantidade de cubers pois daí é que vão surgir os novos recordistas, mais pessoas comprando cubos aumentando assim a quantidade de campeonatos, chances de obtermos patrocínio, maior troca de informações, mais gente pra gerar material em português, mais gente pra consumir esse material e etc). Bom o aumento de cubistas pelo Brasil, mas o limite deles pode chegar até sub20,então poderia ter uma parceria com canais especializados em dar o material, mais aqueles que ensinam, podendo haver aumento e evolução Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 14, 2016 21 minutos atrás, Ícaro Pereira disse: Qual é o sonho da ABCM? O sonho da ABCM é o nosso sonho. Qual o seu sonho? 18 minutos atrás, Antonio Gabriel disse: Bom o aumento de cubistas pelo Brasil, mas o limite deles pode chegar até sub20,então poderia ter uma parceria com canais especializados em dar o material, mais aqueles que ensinam, podendo haver aumento e evolução Toninho, mas como funciona essa parceria? Quais são esses canais especializados e o que a ABCM poderia oferecer em troca? Imagina que você é o presidente da ABCM, o que e como você faria? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 14, 2016 5 minutos atrás, Newbie disse: Imagina que você é o presidente da ABCM, o que e como você faria? Primeiramente, eu chamaria as pessoas que fazem esse tipo especifico de vídeo para ajudar os "baixos" cubistas Secundariamente, chamaria os grandes canais para divulgar os campeonatos e turtoriais de como resolver o cubo(para pessoas que não sabem) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 14, 2016 Vamos ser um pouco mais concretos? Isso de ficar falando "fazer parcerias com produtores de conteúdo" tá parecendo ata de reunião de comissão do Congresso Nacional. O que eu acho que poderia ser feito: 1 - Aproveitar que tem meio mundo de gente com trânsito com a comunidade internacional e tentar conseguir o banco de dados da Speedsolving Wiki junto à equipe, para que se possa iniciar o processo de tradução cooperativa (semelhante ao que faz o duolingo com texto). Ter acesso ao banco de dados completo e criar uma categoria inteira de páginas "para traduzir" é muito mais eficiente do que copiar e colar página por página na wiki do forum (que, salvo melhor informação, está fora do ar). Aproveita e usa hospedagem da própria associação e dá um pouco de descanso ao bolso do Carlos com a hospedagem. 2 - Aproveitar a existência da tal wiki (que talvez se consolidasse até o fim de 2017) e torná-la uma central de informação, um ponto de partida, com link para diversos tutoriais, em diversas mídias. É isso que, hoje, eu vejo que cabe à ABCM. Traduzir os artigos, fazer tutoriais e etc, tudo isso cabe à comunidade na minha visão... 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 14, 2016 Reestruturação da nossa Wiki, tradução de conteúdo e contante divulgação da mesma seria onde eu iria chegar com essa discussão. E se meu plano da Universidade do Cubo der certo, teremos um estoque extenso de material audio-visual e junto com a Wiki, que terá material extenso escrito, poderemos preencher o que está em falta no Brasil. Vamos aumentar o acesso a informação para pessoas não falantes do inglês e toda minha crítica feita já não será mais um problema Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites