Cinoto

Associação Brasileira de Cubo Mágico (ABCM)

136 posts neste tópico

12 horas atrás, Antonio Gabriel disse:

Primeiramente, eu chamaria as pessoas que fazem esse tipo especifico de vídeo para ajudar os "baixos" cubistas

Quem são essas pessoas e o que você ofereceria em troca?

12 horas atrás, Antonio Gabriel disse:

Secundariamente, chamaria os grandes canais para divulgar os campeonatos e turtoriais de como resolver o cubo(para pessoas que não sabem)

A ABCM já começou a fazer isso e, inclusive, a iniciativa foi escrachada pelo Fraga; mas como o Rafael Correia falou lá em cima, pouca gente sabe o que a ABCM faz e muitos nem sabem que ela existe então, um dos objetivos dessa parceria que a ABCM está fazendo com alguns canais é o de autopromoção, de divulgar pro pessoal que a ABCM existe e tá fazendo algumas coisas.

12 horas atrás, MosAxz disse:

Vamos ser um pouco mais concretos? Isso de ficar falando "fazer parcerias com produtores de conteúdo" tá parecendo ata de reunião de comissão do Congresso Nacional.

O que eu acho que poderia ser feito:

1 - Aproveitar que tem meio mundo de gente com trânsito com a comunidade internacional e tentar conseguir o banco de dados da Speedsolving Wiki junto à equipe, para que se possa iniciar o processo de tradução cooperativa (semelhante ao que faz o duolingo com texto). Ter acesso ao banco de dados completo e criar uma categoria inteira de páginas "para traduzir" é muito mais eficiente do que copiar e colar página por página na wiki do forum (que, salvo melhor informação, está fora do ar). Aproveita e usa hospedagem da própria associação e dá um pouco de descanso ao bolso do Carlos com a hospedagem.

Esse é um outro problema relacionado à falta de verba; o site e a hospedagem são favores que estão fazendo para a ABCM.

A diretoria pensou em colocar um pequeno banner do fórum no papel de parede do facebook (que esse sim, podemos pintar e bordar) em gratidão ao espaço que o Carlão cede para a ABCM; é pouca coisa mas a ABCM não tem condições de fazer mais do que isso (pelo menos eu não consigo imaginar).

Mas a tradução do conteúdo do speedsolving wiki é possível de ser feito mesmo sem ter acesso a base de dados, só precisaríamos de gente pra traduzir e alguém (ou alguéns) pra gerenciar; podemos recuperar o tópico do wiki pra recrutar a força tarefa.

12 horas atrás, MosAxz disse:

2 - Aproveitar a existência da tal wiki (que talvez se consolidasse até o fim de 2017) e torná-la uma central de informação, um ponto de partida, com link para diversos tutoriais, em diversas mídias.

É isso que, hoje, eu vejo que cabe à ABCM. Traduzir os artigos, fazer tutoriais e etc, tudo isso cabe à comunidade na minha visão...

Não sei o você acha, mas eu penso que esse foco no material é uma visão pequena de objetivo pra ABCM; é claro que pode e deve ser incentivado e apoiado pela associação, mas o público pra esse conteúdo ainda é pequeno aqui no Brasil.

Não existe ainda uma cultura do cubo mágico, como existe no xadrez, no pokémon e até no magic !

A maioria da comunidade não apoia, não se associa, então eu acho que a comunidade precisa ser ampliada urgentemente, porque senão a ABCM corre risco de acabar, e bem rápido...

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Duas ideias me ocorreram hoje:

A primeira o newbie já até comentou, tem a ver com as oficinas, acho que se a ABCM der foco nelas, dar um jeito de colocar mais gente pra resolver, e depois pensar na possibilidade de fazer campeonatos onde essas oficinas acontecem, já um jeito de gera divulgação, e com o tempo espalhar a comunidade, isso leva tempo obivo, não é pq tem 1 ano de assosiação que a gente deve esperar o brasil inteiro sabendo sobre cubo magico.

Outra ideia tem a ver com o que o Fraga disse, mas levando um pouco pro lado mais realista, talvez a ABCM poderia ter um canal pra se comunicar com o publico, canal este que teria alguns colaboradores, pra geral conteudo de qualidade, não digo só mostrar metodos, até pq isso não é o foco, mas ter por exemplo entrevistas com alguns cubers bons de cada modalidade, ter um informativo, não precisa ser mensal, pq da trabalho, mas algo que informe o pessoal do que esta acontecendo, dos projetos, isso pode ser uma boa pro proprio pessoal que já conhece o cubo magico, mas ainda tem uma visão um pouco distorcida sobre o que acontece na ABCM.

só vou citar essas duas coisas pra todo mundo conseguir ler, sem se cansar.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
23 horas atrás, Newbie disse:

Não sei o você acha, mas eu penso que esse foco no material é uma visão pequena de objetivo pra ABCM; é claro que pode e deve ser incentivado e apoiado pela associação, mas o público pra esse conteúdo ainda é pequeno aqui no Brasil.

Não existe ainda uma cultura do cubo mágico, como existe no xadrez, no pokémon e até no magic !

A maioria da comunidade não apoia, não se associa, então eu acho que a comunidade precisa ser ampliada urgentemente, porque senão a ABCM corre risco de acabar, e bem rápido...

O que eu acho é que Cubo Mágico é uma atividade de nicho por definição e o principal objetivo da modalidade é se superar, fazer um tempo incrível, bater os próprios recordes. É diferente do Xadrez, Pokemon e Magic. Acredito que grandes cubistas atraem novos cubistas. Imagina se em todo estado tiver um sub-10, o potencial para novas reportagens na tv e na internet e como o alcance será muito maior do que qualquer campanha que a ABCM possa fazer.

Compartilhar este post

Link para o post
58 minutos atrás, MosAxz disse:

O que eu acho é que Cubo Mágico é uma atividade de nicho por definição e o principal objetivo da modalidade é se superar, fazer um tempo incrível, bater os próprios recordes. É diferente do Xadrez, Pokemon e Magic. Acredito que grandes cubistas atraem novos cubistas. Imagina se em todo estado tiver um sub-10, o potencial para novas reportagens na tv e na internet e como o alcance será muito maior do que qualquer campanha que a ABCM possa fazer.

Mas seguindo essa lógica, Uberlândia, Belo Horizonte, Vitória, Brazília, Blumenau, Niterói e, principalmente, Porto Alegre deveriam ter um grande contingente de cubers.

O campeonato de Uberlândia, onde moram o Pedro, Bucsan e Dekiki (que foi um dos que mais apareceu na mídia), tiveram 20 competidores, enquanto que Jacareí (nem sei quem mora lá) tiveram 165 competidores.

Eu direcionei a pergunta pro Mos porque ele fez parte da diretoria original da ABCM, mas se mais alguém quiser responder, podem ficar à vontade.

Compartilhar este post

Link para o post

@MosAxz
minas gerais
espirito santo
rio de janeiro
são paulo
santa caratina
rio grande do sul
distrito federal
amazonas.
essa é a breve lista dos estados que temos pessoas sub 10, segundo 
http://cubomagicobrasil.com/forum/topic/7287-cubistas-sub10-segundos/
isso sem contar estados que tem pessoas muito perto dessas marcas, acho que a relação entre o cuber ser bom e atrair novos cubers não tem nada a ver, afinal se fosse assim, a australia teria uma população de cubers gigante, e não é bem assim...

dei uma olhada na WCA e só de cubers que tem single sub 10 no BR são 42...

Editado por Pedro Roque

Compartilhar este post

Link para o post

O Dechichi atraiu muitas pessoas pro universo cubista. Hoje em dia não vejo tanto (até porque, só acompanho o forum e o pessoal aqui costuma ser um pouco diferente da média), mas teve uma época onde uma parte considerável do mundo do cubo, em especial os novatos, falavam o tempo inteiro do Dechichi, de suas participações na tv e etc. É desse tipo de publicidade que eu falo, que tem um potencial de alcance maior que qualquer campanha que a ABCM possa fazer no momento.

Porém, isso só foi possível porque, naquele momento em específico, o cubo levantou esse tipo de interesse, o que é imprevisível (nunca saberemos quando é possível que tudo isso ocorra de novo), por isso é importante ter uma certa dispersão ao longo do território nacional, porque a comunidade cubista, como qualquer comunidade na história da humanidade, não cresce de forma linear, mas em saltos de interesse. Uma área onde o cubismo cresceu forte nos últimos 2 anos foi Curitiba, com o surgimento de nomes como Anuar, Key (Um dos novos sub-10, aliás), Aharon. A região norte, outrora esquecida, agora surge com campeonatos em Santarém e Manaus. E isso não é resultado de oficinas, a ABCM não levou "jesuítas" para nenhum desses lugares pra fazer oficinas. O surgimento se deu de forma espontânea.

Da mesma forma que Anuar apareceu do nada para tirar um NR de square-1 que parecia quase eterno, o Sena surgiu do nada em 2013 quase sub-10, o Batista saiu igualmente do nada para finalizar a revolução iniciada pelo Meneghetti no Fewest Moves. Tudo isso de forma espontânea, só porque 1) Existiu campeonatos em regiões próximas 2) Esses caras tiveram como aprender as técnicas avançadas. Por isso, volto ao que já disse: Será que, houvesse maior facilidade no segundo ponto, não seria um pouco mais fácil ampliar campeonatos, já que há pra onde crescer?

Compartilhar este post

Link para o post
32 minutos atrás, MosAxz disse:

O Dechichi atraiu muitas pessoas pro universo cubista. Hoje em dia não vejo tanto (até porque, só acompanho o forum e o pessoal aqui costuma ser um pouco diferente da média), mas teve uma época onde uma parte considerável do mundo do cubo, em especial os novatos, falavam o tempo inteiro do Dechichi, de suas participações na tv e etc. É desse tipo de publicidade que eu falo, que tem um potencial de alcance maior que qualquer campanha que a ABCM possa fazer no momento.

Porém, isso só foi possível porque, naquele momento em específico, o cubo levantou esse tipo de interesse, o que é imprevisível (nunca saberemos quando é possível que tudo isso ocorra de novo), por isso é importante ter uma certa dispersão ao longo do território nacional, porque a comunidade cubista, como qualquer comunidade na história da humanidade, não cresce de forma linear, mas em saltos de interesse. Uma área onde o cubismo cresceu forte nos últimos 2 anos foi Curitiba, com o surgimento de nomes como Anuar, Key (Um dos novos sub-10, aliás), Aharon. A região norte, outrora esquecida, agora surge com campeonatos em Santarém e Manaus. E isso não é resultado de oficinas, a ABCM não levou "jesuítas" para nenhum desses lugares pra fazer oficinas. O surgimento se deu de forma espontânea.

Da mesma forma que Anuar apareceu do nada para tirar um NR de square-1 que parecia quase eterno, o Sena surgiu do nada em 2013 quase sub-10, o Batista saiu igualmente do nada para finalizar a revolução iniciada pelo Meneghetti no Fewest Moves. Tudo isso de forma espontânea, só porque 1) Existiu campeonatos em regiões próximas 2) Esses caras tiveram como aprender as técnicas avançadas. Por isso, volto ao que já disse: Será que, houvesse maior facilidade no segundo ponto, não seria um pouco mais fácil ampliar campeonatos, já que há pra onde crescer?

Mos, por gentileza vc poderia dizer com outras palavras o que vc disse no último parágrafo pq não ficou muito claro pra mim

Compartilhar este post

Link para o post

Mas o Dekiki tem uma articulação que não é comum na maioria das pessoas e foi um fenômeno que apareceu no meio (a chance de aparecerem outros Dekiki's é mínima), o Roque  ou o Campanha, que são insano não tiveram a projeção midiática que o Dekiki teve e quanto mais insanos, menos insanos eles serão, porque vai virar coisa comum e volta pro mesmo lugar onde estamos agora.

Santarém, não precisou enviar nenhum jesuíta pra lá, porque o próprio Jesus do cubo saiu daqui de SP pra ir pra lá.

Em 2014 e 2015 aumentou muito a quantidade de cubers em SP e tivemos bastante campeonatos, tudo graças ao trabalho que o Cinoto fez por aqui (acho que isso não é novidade pra ninguém).

Eu não sei se esses caras que você citou surgiram por ter campeonato por perto, teria que perguntar pra cada um, mas o Dicena eu sei que não foi assim, demorou pra aparecer um campeonato que ele pudesse ir e ele já tinha ficado conhecido aqui no fórum.

Não é que eu não ache importante que haja conteúdo em português, mas eu acho que apostar todas as fichas no desenvolvimento do pessoal que já está aí é um risco grande porque o pessoal para de treinar ou abandonam o cubo quando entram pra faculdade e/ou começam a trabalhar (às vezes antes disso até).

Editado por Newbie

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, Newbie disse:

Mas o Dekiki tem uma articulação que não é comum na maioria das pessoas e foi um fenômeno que apareceu no meio (a chance de aparecerem outros Dekiki's é mínima), o Roque  ou o Campanha, que são insano não tiveram a projeção midiática que o Dekiki teve e quanto mais insanos, menos insanos eles serão, porque vai virar coisa comum e volta pro mesmo lugar onde estamos agora.

Santarém não precisou enviar nenhum jesuíta porque o próprio Jesus do cubo saiu daqui de SP pra ir pra lá.

Em 2014 e 2015 aumentou muito a quantidade de cubers em SP e tivemos bastante campeonatos, tudo graças ao trabalho que o Cinoto fez por aqui (acho que isso não é novidade pra ninguém).

Eu não sei se esses caras que você citou surgiram por ter campeonato por perto, teria que perguntar pra cada um, mas o Dicena eu sei que não foi assim, demorou pra aparecer um campeonato que ele pudesse ir e ele já tinha ficado conhecido aqui no fórum.

Não é que eu não ache importante que haja conteúdo em português, mas eu acho que apostar todas as fichas no desenvolvimento do pessoal que já está aí é um risco grande porque o pessoal para de treinar ou abandonam o cubo quando entram pra faculdade e/ou começam a trabalhar (às vezes antes disso até).

Imagine essa situação
Tu é alguém que começou agora, então quer muito começar a aprender a montar rápido
Quer BLD, mas não consegue achar nada e desisti
Quer Bigcubes, mas espaca e não acha nada que possa ajudar
Tenta 2x2, mas não acha nada que explique coisas essenciais, como 1-look
Tudo isso pq tu não sabe um pingo de inglês para poder procurar em canais estrangeiros, e se tivesse em pt-br? Será que teríamos mais competidores a nível top? mais sub3 no 2x2, mais sub1 no 3BLD, mais 10+ cubos no MBLD? Eu coloco minha mão no fogo e afirmo que sim, iriamos ter. 

Os poucos que chegam no nível top são (1) os que manjam de inglês ou (2) os que tem conhecidos para ajudar. Por mais que tu ache que "é arriscado" colocar toda a ficha nisso, de uma forma ou de outra, vai acabar ajudando todos que queiram se aventurar nesse nosso mundo louco de cubos. 

Compartilhar este post

Link para o post
6 minutos atrás, Israel fraga disse:

Imagine essa situação
Tu é alguém que começou agora, então quer muito começar a aprender a montar rápido
Quer BLD, mas não consegue achar nada e desisti
Quer Bigcubes, mas espaca e não acha nada que possa ajudar
Tenta 2x2, mas não acha nada que explique coisas essenciais, como 1-look
Tudo isso pq tu não sabe um pingo de inglês para poder procurar em canais estrangeiros, e se tivesse em pt-br? Será que teríamos mais competidores a nível top? mais sub3 no 2x2, mais sub1 no 3BLD, mais 10+ cubos no MBLD? Eu coloco minha mão no fogo e afirmo que sim, iriamos ter. 

Os poucos que chegam no nível top são (1) os que manjam de inglês ou (2) os que tem conhecidos para ajudar. Por mais que tu ache que "é arriscado" colocar toda a ficha nisso, de uma forma ou de outra, vai acabar ajudando todos que queiram se aventurar nesse nosso mundo louco de cubos. 

Ok, agora imagina que você sequer imagina que é possível resolver o cubo mágico, que é o caso de 99,999% da população...

Compartilhar este post

Link para o post
4 minutos atrás, Newbie disse:

Ok, agora imagina que você sequer imagina que é possível resolver o cubo mágico, que é o caso de 99,999% da população...

Newbie, imagine como se estivéssemos na baixa idade média, onde a ABCM é a igreja católica e os associados são os nobres, e o resto fosse a maior parte da população, e nós não temos técnicas para nos livrarmos de pragas, como a peste e que pagando impostos, vc se faz de besta e acha que está curado, e tu morre

Imagine que só aqui no Brasil está nesse período, enquanto o resto do mundo já está no renascimento ou na era moderna, tendo mais técnicas de medicamentos para serem curados, enquanto a maioria daqui está morrendo...

Compartilhar este post

Link para o post
8 minutos atrás, Newbie disse:

o que tu prefere, cubistas que vão desistir em 1 ano ou cubistas que vão continuar melhorando por mais de 3 anos?

Compartilhar este post

Link para o post
31 minutos atrás, Israel fraga disse:

Bom, acho que top4 no single de 5x5 já me "credencia" pra falar sobre isso... Eu não cheguei no meu nível por nenhuma das duas opções... Acho que para chegar em um nível bom, força de vontade já é o suficiente.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post
41 minutos atrás, Antonio Gabriel disse:

Newbie, imagine como se estivéssemos na baixa idade média, onde a ABCM é a igreja católica e os associados são os nobres, e o resto fosse a maior parte da população, e nós não temos técnicas para nos livrarmos de pragas, como a peste e que pagando impostos, vc se faz de besta e acha que está curado, e tu morre

Imagine que só aqui no Brasil está nesse período, enquanto o resto do mundo já está no renascimento ou na era moderna, tendo mais técnicas de medicamentos para serem curados, enquanto a maioria daqui está morrendo...

Toninho, você tá com vontade de escrever outra história de aventura, né?

Essa sua analogia não funciona 1o. Porque a ABCM não tem igreja (ainda); 2o. Não tem dinheiro, muito menos poder, 3o. Porque não é só no Brasil que não tem conteúdo no seu idioma e 4o. Se os associados são os nobres, só eles é que estão pagando os impostos e o resto da população não está.

40 minutos atrás, Israel fraga disse:

o que tu prefere, cubistas que vão desistir em 1 ano ou cubistas que vão continuar melhorando por mais de 3 anos?

Fraga, é do meio desses que vão desistir em 1 ano é que vão sair os que vão continuar.

Até mesmo dentre os tops existem muitas desistências e se você não repuser o contingente o cubo acaba.

Veja o Bucsan, o Carlão, Fidêncio, Fabiano e Mauricio Pinheiro, Alexandre Siqueira, Gustavo Silva e etc, todos esses praticamente abandonaram o cubo.

E não é por falta de material em português; é natural, a pessoa pode deixar de se interessar.

Mas eu não sou contra a sua idéia e até coloco sua mão no fogo também.

Só não concordo que você credite ineficiência à ABCM por conta disso.

Editado por Newbie

Compartilhar este post

Link para o post

Eu não ia comentar isso mas pqp, ta foda de ler esse tanto de baboseira.
O israel, tu que ta mais voltado pro lado do conteudo.
Me responde algumas coisas.
O que tu acha que falta nessas modalidades? Exemplo de solve, Discorrer sobre o método, um video com todos os algortimos, um video que fala o que cada recordista usa...
Pode citar os videos todos que você acha que tem que ser feitos, que eu pego e gravo aqui todos que eu tiver noção do assunto, e tenho certeza que isso não vai atrair cubers, mas eu faço...

E eu discordo totalmente do seu argumento de que quem ficou bom, sabia inglês ou tinha conhecidos pra ajudar. Acho que ai vai entrar muito mais no merito de quem teve vontade de aprender, e quem não teve, eu cansei de ver video todo em ingles, sem entender um "a" do que os caras falavam, mas o cubo é algo visivel, que você não precisa entender o vocabulario do cara, é igual futebol, basquete, handboll, se tu pegar um time com um cara de cada pais, eles vão se entender.

Editado por Pedro Roque
7 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Roque, você, que é um cara importante no cubo (e de tanto que eu já te tietei você deve imaginar que sou seu fã).

Coloca suas críticas, elogios e sugestões à ABCM aí (eu já anotei a que você falou lá em cima sobre o canal da ABCM, depois quero discutir contigo sobre isso com calma).

Compartilhar este post

Link para o post
53 minutos atrás, Pedro Roque disse:

eu cansei de ver video todo em ingles, sem entender um "a" do que os caras falavam, mas o cubo é algo visivel, que você não precisa entender o vocabulario do cara

Eu faço exatamente isso. Aqui no Brasil, por quase ninguém usar, não tem nenhum vídeo com mutreta pro Hoya, então eu vejo os vídeos dos gringos sem entender nada, só vendo os movimentos do cubo.

Compartilhar este post

Link para o post
48 minutos atrás, Pedro Roque disse:

Eu não ia comentar isso mas pqp, ta foda de ler esse tanto de baboseira.
O israel, tu que ta mais voltado pro lado do conteudo.
Me responde algumas coisas.
O que tu acha que falta nessas modalidades? Exemplo de solve, Discorrer sobre o método, um video com todos os algortimos, um video que fala o que cada recordista usa...
Pode citar os videos todos que você acha que tem que ser feitos, que eu pego e gravo aqui todos que eu tiver noção do assunto, e tenho certeza que isso não vai atrair cubers, mas eu faço...

E eu discordo totalmente do seu argumento de que quem ficou bom, sabia inglês ou tinha conhecidos pra ajudar. Acho que ai vai entrar muito mais no merito de quem teve vontade de aprender, e quem não teve, eu cansei de ver video todo em ingles, sem entender um "a" do que os caras falavam, mas o cubo é algo visivel, que você não precisa entender o vocabulario do cara, é igual futebol, basquete, handboll, se tu pegar um time com um cara de cada pais, eles vão se entender.

cubo nao é uma lingua universal. Tente aprender comutadores ou letter pair sem entender nenhuma palavra. E te pergunto: Nao teria sido mais fácil para ti? Pq eu demorei 2 anos para conseguir aprender comutadores e memorização no bld, tudo isso pq tive q aprender ingles. O esforço para se tornar decente acaba sendo muito maior quando nao se tem recursos. Nao digo q é "tem conteúdo, então todos serão bons", mas é facilitar a vida de quem quer. Isso nao vai atrair mais cubistas, mas vai diminuir o numero de desistências, desistências causadas por estar perdido, por nao ter nada pra ajudar, por ter q fazer um esforço descomunal para tentar evoluir sozinho, sem nada pra guiar. Se acha q isso é baboseira, ok.

Compartilhar este post

Link para o post

Eu concordo que existe uma certa falta de conteúdo. Quem se dedica, de qualquer jeito consegue ficar bom, mas tiveram alguns amigos meus que desistiram por pura preguiça de buscar meios pra melhorar...

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
11 minutos atrás, Israel fraga disse:

cubo nao é uma lingua universal. Tente aprender comutadores ou letter pair sem entender nenhuma palavra. E te pergunto: Nao teria sido mais fácil para ti? Pq eu demorei 2 anos para conseguir aprender comutadores e memorização no bld, tudo isso pq tive q aprender ingles. O esforço para se tornar decente acaba sendo muito maior quando nao se tem recursos. Nao digo q é "tem conteúdo, então todos serão bons", mas é facilitar a vida de quem quer. Isso nao vai atrair mais cubistas, mas vai diminuir o numero de desistências, desistências causadas por estar perdido, por nao ter nada pra ajudar, por ter q fazer um esforço descomunal para tentar evoluir sozinho, sem nada pra guiar. Se acha q isso é baboseira, ok.

Veja pelo lado bom, agora vc sabe inglês!

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
12 minutos atrás, Ícaro Pereira disse:

Veja pelo lado bom, agora vc sabe inglês!

Vou sugerir pra ABCM criar um curso de inglês !

Compartilhar este post

Link para o post
29 minutos atrás, João Victor Andrade disse:

Eu concordo que existe uma certa falta de conteúdo. Quem se dedica, de qualquer jeito consegue ficar bom, mas tiveram alguns amigos meus que desistiram por pura preguiça de buscar meios pra melhorar...

João, mas você acha que se tivesse vídeos em português os seus amigos continuariam?

Tem gente que se sente satisfeito só de aprender a resolver (às vezes nem isso, só de olhar já é suficiente), mas o bom é que no meio desses surgiu você; não foi?

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
34 minutos atrás, Israel fraga disse:

Isso que você disse agora não tem tanta cara de baboseira, agora você disse algo sensato que seria sim mais facil isso não vou discordar, mas não acho que isso seja o que gera desistências, acho que tem mt mais gente que desiste, pq vai no campeonato e não ganha, e é normal não ganhar, até eu ganhar um eu demorei anos e anos.
Tu acha que quantas pessoas pararam de tanto perder pro dekiki? Quantas pessoas começaram a ficar boas no 4x4 e pararam, pq queriam o sar ou qlqr coisa assim...
Quando a demorar 2 anos pra aprender comutador e memorização, ai eu já acho que é um nivel de comparação totalmente diferente, começa que comutador já dificil de entender, é super simples, mas eu faria uma analogia a você ensinar alguem que não sabe nem somar, a resolver integrais e derivadas.

Editado por Pedro Roque

Compartilhar este post

Link para o post
Agora, Newbie disse:

João, mas você acha que se tivesse vídeos em português os seus amigos continuariam?

Tem gente que se sente satisfeito só de aprender a resolver (às vezes nem isso, só de olhar já é suficiente), mas o bom é que no meio desses surgiu você; não foi?

Acho que alguns continuariam, mas a maioria não. Agora, voltando ao tema do tópico, acho que a ABCM não tem nada haver com esse tipo de conteúdo.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
1 minuto atrás, João Victor Andrade disse:

Acho que alguns continuariam, mas a maioria não. Agora, voltando ao tema do tópico, acho que a ABCM não tem nada haver com esse tipo de conteúdo.

Daqui a pouco vão querer que a WCA crie conteudo em todas as linguas do mundo

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post