Postado Julho 30, 2014 Consegui igualar meu PB de single hoje Scramble retirado daqui Scramble: U2 L2 D2 U R2 L2 U' B2 D U L2 U B' F2 U' D' B2 F2 L2 D' Solução: R' F R B R' F' R U B' U2 B' L U2 L D2 L' U2 L B U' B2 R2 U (23 OBTM) Detalhamento: (inverso) U' R2 B2 U B' // 2*2x2x1 * D2 L2 B // F2L menos 1 par e 1c U2 B U' # B' // AB5C * L' U2 L D2 L' U2 L D2 (3 cancelamentos) # R' F R B' R' F' R B (2 cancelamentos) 3 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 9, 2014 Não sei se vocês viram, mas o Vincent Sheu que monta cubos desde 2006 , igualou o Record Mundial de média do FM, com 25.00!As solves da média foram: 22 23 30 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 10, 2014 Essas duas soluções são, respectivamente, PB com PLL skip e PB sem nenhum skip. O primeiro embaralhamento é do prisma e o segundo do cronometro da cubovelocidade. ---- PB com PLL skip: 28 movimentos. Embaralhamento: F2 U' F2 D F2 L2 F2 U2 L2 U' L D B2 U' B2 R2 F' L2 D2 B2 U Solução: F2 B R' F R2 F' R2 U R' U2 R U2 R' F U F' U' F' L F L' D' F' D R B D' B2 Explicação da solução: -Inverso. Premoves: B' F2 // Corrige Pseudo 2x2x2 e 2x2x3 B2 D B' // Pseudo 2x2x2 R' D' F D // Pseudo 2x2x3 -Volta para embaralhamento normal usando o inverso do que já fizemos como pre moves. Premoves: D' F' D R B D' B2 // Pré 2x2x3. F2 B // 2x2x3 R' F R2 F' R // F2L-1 R U R' U2 R U2 R' // F2L + Edje Control F U F' U' F' L F L' // OLL ---- PB sem skip: 33 movimentos. Embaralhamento: L2 B2 U R2 D2 R2 B2 D' U L2 B' U B' D' U' L U2 F L2 U2 Solução: B' R2 U B2 R D' F' D R2 D' R' D' F' D M D2 M' D' F2 D2 F R F2 D F' D' F D F' D' R' Explicação da solução: B' R2 U B2 // 2x2x2 R D' F' D R2 D' R' // 2x2x3 D' F' # D2 F2 D2 F R F // F2L + inserção (Cancelamento R') F D F' D' F D F' D' R' // OLL # = D (M D2 M' D2) D' // Inserção da U-Perm com 2 cancelamentos. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 21, 2014 Bati meu PB sem skip, e como ninguém respondeu vou fazer post duplo mesmo. Peguei o embaralhamento no prisma puzzle timer: Embaralhamento: R2 B2 U B2 U F2 D L2 F2 D2 B2 L B' D U2 F' D2 R' F2 R L U2 Solução: F2 L2 U2 B R U2 R' F' R B2 R' F R B2 D' F2 U' F' D' F U2 F' D F2 R F' U F U' F' R -------- 31 OBTM Explicação: F2 L2 U2 B // 2x2x2 (cancelamento: D') R U2 * D' F2 U # // 2x2x3 F R F' U F U' F' R // AB5C (cancelada pelas inserções) * = R' F' R B2 R' F R B2 // Inserção sem cancelamentos # = U2 F' D' F U2 F' D F // Inserção com 2 cancelamentos 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 21, 2014 Mó galera mandando ver no FM. Boto fé demais! 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 22, 2014 Bati meu PB sem skip, e como ninguém respondeu vou fazer post duplo mesmo. Peguei o embaralhamento no prisma puzzle timer: Embaralhamento: R2 B2 U B2 U F2 D L2 F2 D2 B2 L B' D U2 F' D2 R' F2 R L U2 Solução: F2 L2 U2 B R U2 R' F' R B2 R' F R B2 D' F2 U' F' D' F U2 F' D F2 R F' U F U' F' R -------- 31 OBTM Explicação: F2 L2 U2 B // 2x2x2 (cancelamento: D') R U2 * D' F2 U # // 2x2x3 F R F' U F U' F' R // AB5C (cancelada pelas inserções) * = R' F' R B2 R' F R B2 // Inserção sem cancelamentos # = U2 F' D' F U2 F' D F // Inserção com 2 cancelamentos AB5C em 17 é muito bom! Só as inserções que não ficaram muito boas :/ Mas pelo que eu tinha visto das suas ultimas soluções (que era oll/pll) já foi uma grande evolução Daqui a pouco sai o sub30 Minha solução pro seu scramble: L2 B2 U L' D2 L U' L' D' R U' R2 B2 D' U' L D' L' U L D' L2 D' B' U' D2 F' (27 OBTM) (inverso) F D2 U B // EO (troca) L2 B2 // square L' D // outro square R U' R2 B2 // 2x2x3 D' L D2 L2 D' // AB5C Esqueleto: L2 B2 * L' D R U' R2 B2 D' # L D2 L2 D' B' U' D2 F' * U L' D2 L U' L' D2 L # U' L D' L' U L D L' O interessante é que meu esqueleto deu o mesmo tanto de movimento que o seu, o que mudou foi a quantidade de cancelamentos nas inserções ----- Eu fui fazer hoje o scramble do oficina open que o Menegas fez 29 moves e achei uma solução bem legal Scrambre: F D2 B2 D2 B' L2 R2 B' R' L' D2 U' B' D2 R2 B' R2 Pre-move: D2 F B U // EO D2 L' F // pseudo 2x2x2 R B D2 // Pseudo 2x2x3 (troca) F' D2 // 2x2x3 R2 B' R B' // F2L-1 R' B' R2 B D // AB3C Esqueleto: B U D2 L' F R B D2 R' B' R2 B R B R' B R2 D2 F * * F' D F U2 F' D' F U2 Solução: B U D2 L' F R B D2 R' B' R2 B R B R' B R2 D' F U2 F' D' F U2 (24 OBTM) Eu andei refazendo alguns scrambles que eu já tinha feito pra ter uma ideia se o "EO first" realmente tá valendo a pena e em uns 90% dos scrambles eu consegui soluções melhores do que no meu antigo estilo "block building" Os scrambles do bsb open por exemplo eu tinha achado mo ruim na época, agora que eu fui refazer achei mo bom lol Eu queria até postar minhas solves mas eu não to achando elas aqui huahuaua Mó galera mandando ver no FM. Boto fé demais! O massa é que a galera tá se dedicando mesmo! Pegando as técnicas que são próprias pra FM e treinando Eu acho que isso deve muito ao Menegas, que foi a primeira pessoa aqui no Brasil a usar mesmo técnicas de FM e ter sempre explicado aqui no forum (sem contar site mítico que ele fez). E também teve os videos do Allyson que ajudou geral a aprender as paradas mais no FM 5 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 23, 2014 (editado) Peguei o scramble que o Batista bateu o PB dele e achei duas resoluções boas.scramble: R' F R B R' F' R U B' U2 B' L U2 L D2 L' U2 L B U' B2 R2 Uprimeira: 33 movimentos y'U R' U2 L2 U' L' D2R' U2 L F2 L' R2U R' U' R U R' U R U' R'F2 U R' L F2 R L' U F2 U2 Segunda: 38 movimentos y'U R' U B2 L U L' U L2 U' L' D2 U L' U' LU2 R' U R U R' U2 R2 U2 R' U' R U' RB2 R F R' B2 R F' R Editado Agosto 23, 2014 por Wesley Oliveira Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 23, 2014 Ótimas soluções Batista, pode me explicar essa mutreta de fazer EO no começo da solve? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 28, 2014 (editado) Ótimas soluções Batista, pode me explicar essa mutreta de fazer EO no começo da solve? Ae Gabriel Rafael! Desculpe a demora pra responder tava meio sem tempo nesses últimos dias :/ Então fazer a EO no começo seria a primeira etapa do método zz, na verdade no zz você faz uma EO line, que seria a EO + 2 edges da cruz (formando uma linha ), agora pra FM é bom fazer só a EO mesmo. Tem o (veja a parte 3 também) bem detalhado de como fazer. E se você preferir o Cinoto também tem um em português. A partir daqui só leia depois de ver o vídeo. Perceba que é bem tranquilo fazer a EO agora pra FM já dá uma complicada, o difícil vai se manter a EO enquanto faz a "block-building". Tem umas limitações bem complicadas, por exemplo, considerando que a EO foi feita com o verde/azul na frente, você nunca vai poder mexer os eixos F e B (somente com movimentos duplos) e sua extensão 2x2x3 deve ser no eixo verde/azul LOL você pode até fazer a extensão no laranja, mas depois para fazer o F2L-1 no verde/azul mantendo a EO, em quase todos os casos, vai ser bem difícil. Eu tento fazer a EO sempre num máximo de 4 movimentos (só faço em 5 se depois a "block-building" estiver muito boa). Quando tem um bloco bem fácil ou a EO não tá muito boa rola também de começar com o bloco e depois fazer a EO, um exemplo de solução que eu fiz assim: Scramble: F' B' R F' L' D L' D2 L2 B' D2 R2 U' R2 D R2 D' B2 U' R2 B2 D' // 2x2x1 U' F2 L D' // EO (branco/amarelo fixos) (troca) F' R' F // 2x2x2 D2 L2 D2 L' // 2x2x3 B2 L B' L' B' // AB4C A parte de vermelho foi meio complicadinha mas não importa muito o importante é só entender a ideia de fazer primeiro um bloco e depois a EO. Uma coisa interessante também e que quando eu descobri me economizou uns bons minutos (na verdade quem descobriu foi o Allyson ) é que só tem 3 EO's possíveis! Da uma impressão que seriam 6, mas se vc reparar quando você faz z ou z' no cubo as EO's são equivalentes. Então pra saber o caso você deve é olhar pros eixos fixos que só tem: amarelo/branco; azul/verde; vermelho/laranja. Qualquer duvida pode perguntar! Editado Agosto 29, 2014 por Batista 4 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 28, 2014 Valeu, Batista, meu nome é Rafael, o método ZZ eu já conheço, achei legal você fazer a EO no começo do FM, parece bastante útil, vou tentar fazer nas próximas solves agora que você me explicou. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 28, 2014 Valeu, Batista, meu nome é Rafael, o método ZZ eu já conheço, achei legal você fazer a EO no começo do FM, parece bastante útil, vou tentar fazer nas próximas solves agora que você me explicou. Opa foi mal... Jurava que eu tinha lido Gabriel Então nas primeiras solves vai ser meio complicado, mas com um tempo vc se acustuma! Uma coisa importante que eu esqueci de falar também é que a EO é a "mesma" no scramble inverso e no nornal, ou seja, se tiver 4 "bad edges" no normal com verde/azul na frente vão ter 4 no inverso também, a unica coisa que muda será a posição desses meios. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 31, 2014 (editado) Aee PB e mais uma solução de 23 (terceira )! O interessante é que o pb nem foi um esqueleto tão bom, eu que dei muita sorte nas inserções lol o 23 eu achei bem mais massa! Não só por ter tido um esqueleto melhor, mas porque foi mó foda a block-building e o L3C! 1. Scramble: L' U2 R2 D' L2 F' U2 F' U' R2 D' R2 L2 B2 U' D2 F2 L2 U (retirado daqui) Solução: D F2 D' B' D B' L2 D U2 L2 U' L U2 L' B2 U2 D2 R' U2 R D2 L (22 OBTM) B' D B' // EO F2 L2 D // 2x2x2 (troca) L' R' U2 R U2 B2 // 2x2x3 L U2 L' U L2 U2 // L4C Esqueleto: * B' D B' F2 L2 D U2 L2 U' L U2 L' B2 U2 # R' U2 R L *= D F2 D' B' D F2 D' B #= D2 R' U2 R D2 R' U2 R 2. Scramble: F R2 D' F' B' L U2 F B2 L2 B2 L2 U' F2 L2 U' R2 F2 R2 (retirado daqui) Solução: D' B D2 L2 D' R2 D B' D2 B U' B' D B U D B D2 B U' L' B2 R2 (23 OBTM) R2 B2 L // EO U B' // 3x2x1 (troca) D' B D2 L2 D' // pseudo F2L (troca) D2 B' D' B' D B D' R2 // L3C Esqueleto: D' B D2 L2 D' R2 D B' D' * B D B D2 B U' L' B2 R2 *= D' B U' B' D B U B' Editado Agosto 31, 2014 por Batista 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Agosto 31, 2014 Estas inserções na solução de 22 foram míticas, você fez AB4C em 4 movimentos O.o Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2014 Estas inserções na solução de 22 foram míticas, você fez AB4C em 4 movimentos O.o huauhauh Pois é! É como se eu tivesse feito uma E-perm em 4 movimentos lol Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 3, 2014 (editado) Essas foram minhas duas últimas soluções, nas duas usei EO first, achei muito legal fazer isso, porque te poupa de fazer EO depois do F2L-1 e te ajuda na block-building. Valeu, Batista . Embaralhamento 1: R2 F2 D F2 D' F2 U' B2 R2 L2 U2 F' L2 U' R U2 R' D2 U L2 F2 (prisma puzzle timer) Solução: D' L D R2 B U' D R2 U B2 L2 B2 L B2 L2 F2 U' B' U F2 U' B U2 L' U L' D' L U2 L' D L2 (32 OBTM) D' L D R2 B // EO U' D R2 // 2x2x2 U B2 L2 B2 L B2 L2 # // F2L-1 U L' U' % L // AB5C # = F2 U' B' U F2 U' B U // 1 cancelamento % = U2 L' D' L U2 L' D L // 2 cancelamentos PS: Só agora fui perceber que se eu fizesse o F2L-1 assim: U B2 L2 B2 L B' L B' L, poderia ter feito um AB3C em 25 movimentos, e provavelmente minha solve seria melhor. Embaralhamento 2: B2 U2 B2 U R2 B2 U' L2 F2 U2 R2 B L' B F2 U' F' R2 F2 L' D2 U2 (prisma puzzle timer) Solução: B' U2 F D2 U R' U' R U R2 U' R' B2 U R' U' B2 L' D F2 U L2 U' L' F' L B2 L' F L (30 OBTM) (normal) B' U2 F // EO (Inverso) PRE: D2 F' U2 B // EO + corrigir pseudo-bloco 2x2x3 B2 % U L2 U' F2 D' L // pseudo 2x2x3 B2 U R U' B2 // F2L-1 R U R2 U' R' U R U' // AB3C % = B2 L' F' L B2 L' F L // 2 cancelamentos Editado Setembro 3, 2014 por Galbatorix 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 23, 2014 Finalmente bati meu PB, peguei o scramble do cronometro cubovelocidade: Scramble: B' L2 D2 F2 B2 U B2 D2 B' D2 R2 L2 B' D L2 U2 F U L R' U' D2 B F2 U' Solução: R2 F2 D' B2 D B D' R2 F' L2 F L U' L2 B L2 U' F' U B2 U' F U B L R' (26 OBTM) Explicação da solução: PRE: R' // corrigir pseudo 2x2x3 R2 F2 // 2x2x1 D' B2 D B D' R2 // pseudo 2x2x3 F' L2 F L U' // F2L-1 L2 B L2 # B' L // AB3C R' // corrigir premove # = U' F' U B2 U' F U B2 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 25, 2014 Que isso, parabéns ai Rafael! Tá mandando bem de mais! Fiz esse seu scramble e também achei uma solução massa: Solução: R U L U' R' U D' L2 D L2 D' L' D L' F2 U' L D2 F' D2 B2 R' (22) (Inverso) R B2 D2 F //EO + 2x2x1 D2 L' U F2 // pseudo F2L-1 LOL (troca) U L D' L2 D L2 D' L' D L' // AB3C Esqueleto: * U L D' L2 D L2 D' L' D L' F2 U' L D2 F' D2 B2 R' *= R U L U' R' U L' U' (4 cancelamentos ) Aquele momento que você consegue uma solução "sub scramble" 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 25, 2014 Ótima solução, batista, esse pseudo F2L-1 foi excelente, e pra acabar o AB3C com 4 cancelamentos. Estou começando a achar que as minhas inserções tem algum problema comigo, consigo quase sempre poucos cancelamentos kkkkkk Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 26, 2014 Ótima solução, batista, esse pseudo F2L-1 foi excelente, e pra acabar o AB3C com 4 cancelamentos. Estou começando a achar que as minhas inserções tem algum problema comigo, consigo quase sempre poucos cancelamentos kkkkkk huauhahua As vezes eu também acho isso Na maioria das soluções eu não consigo muitos cancelamentos não... Nessas duas últimas que eu postei que eu dei sorte Você é de onde Rafael? Tem que aparecer num campeonato em Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Setembro 26, 2014 Sou de Anápolis, e estou esperando acontecer algum campeonato em Goiânia. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 3, 2014 Galera, qual a média de movimentos necessários para uma resolução full Petrus e uma full Heise? Sem complementos muito mirabolantes. Apenas para comparar os dois métodos entre si, já que dizem que poucos movimentos são necessários no Petrus e no Heise menos ainda. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 3, 2014 (editado) Sou de Anápolis, e estou esperando acontecer algum campeonato em Goiânia. Massa! Eu também tava querendo ir no Goiânia open, mas tô achando que esse ano não vai ter não :/ Ano que vem se der pra você vir aqui em Brasília tem o BSB Open. É um pouco mais longe que Goiânia mas tem média de FM Galera, qual a média de movimentos necessários para uma resolução full Petrus e uma full Heise? Sem complementos muito mirabolantes. Apenas para comparar os dois métodos entre si, já que dizem que poucos movimentos são necessários no Petrus e no Heise menos ainda. Confesso que eu nem sei direito qual o método pra LL com Petrus e de Heise eu só uso a partir do FL2-1 Posso dizer que na parte de block-bulding a diferença deve ser bem pouco agora na last layer Heise é muito superior a Petrus e a qualquer outro método! É lógico que em FM cada solve é uma solve, as vezes o F2L tá bem fácil e vale a pena finalizar e fazer um LLEF ou então Fridrich (se rolar algum skip). Mas no médio/longo prazo heise é bem melhor Editado Outubro 3, 2014 por Batista 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 11, 2014 Ae mandei duas médias seguidas muito boas na competição semanal do forum alemão 1ª Média: 26 26 23 = 25 (semana passada) O que me deixou feliz nessa média (além do resultado é claro) é que geral mandou mal nesses scrambles inclusive o Sebastien, a média dele ficou 4 movimentos abaixo da minha e no terceiro scramble eu consegui uma solução com 10 movimentos a menos que ele LOL. O bicho até comentou algo como: "De alguma forma eu escolhi scrambles térriveis essa semana" 1. (Inverso) R U L U F' // EO R' D // Pseudo 2x2x2 (troca) B2 U2 R2 F2 // F2L-2 U' R' U' L' U L U' R // AB3C Esqueleto: B2 U2 R2 F2 U' R' U' L' U L U' * R D' R F U' L' U' R' *= F R' B2 R F' R' B2 R Solução: B2 U2 R2 F2 U' R' U' L' U L U' F R' B2 R F' R' B2 R2 D' R F U' L' U' R' (26) 2. F' L // EO (troca) D F' D // Pseudo 2x2x2 (troca) U B U B L2 B' // 2x2x3 U' F' U F' U2 F U F' U' // AB3C Esqueleto: F' L U B U B L2 B' U' F' U F' U2 F * U F' U' D' F D' *= F' R B' R' F R B R' Solução: F' L U B U B L2 B' U' F' U F' U2 R B' R' F R B R' U F' U' D' F D' (26) 3. F L2 D B' // EO + 2x2x1 (troca) L' D' L2 // 2x2x2 (troca) R U F2 R2 // Pseudo F2L-2 L' U2 L R' U' R U R2 // AB3E Esqueleto: F L2 D B' R U F2 R2 L' U2 L R' U' R U R2 L2 D * L *= D2 R L' F2 R' L Solução: F L2 D B' R U F2 R2 L' U2 L R' U' R U R2 L2 D' R L' F2 R' L2 (23) 2ª Média: 23 28 25 = 25.33 (Essa semana) 1. R // Orienta alguns meios L' B' // 2x2x1 U F // outro 2x2x1 L2 U L2 // 2x2x3 D B L * B L' // F2L-1 + EO B2 R D R' D' B2 // AB3C *= L F2 L' B L F2 L' B' Solução: R L' B' U F L2 U L2 D B L2 F2 L' B L F2 L2 B2 R D R' D' B2 (23) Mandei a mesma solução do Sebastien lol 2. D' F' D' // EO F' R2 B2 // Pseudo 2x2x2 (troca) F B2 R B' D2 // 2x2x3 R' F' R' F2 R' F R F2 R2 F' R // AB3C Esqueleto: D' F' D' F' R2 B2 R' * F R2 F2 R' F' R F2 R F R D2 B R' B2 F' *= R' B' R F2 R' B R F2 Solução: D' F' D' F' R2 B2 R2 B' R F2 R' B R F' R2 F2 R' F' R F2 R F R D2 B R' B2 F' (28) 3. B F2 U // EO L F' L U2 // 2x2x3 U2 L B L B L' B L B // AB4C Esqueleto: U2 L B * L B L' B L B U2 # L' F L' U' F2 B *= F' L B L' F L B' L' #= U B2 U' F' U B2 U' F Solução: U2 L B F' L B L' F B L B U' B2 U' F' U B2 U' F L' F L' U' F2 B (25) 6 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 13, 2014 Que isso! Batista apelão demais. 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Outubro 16, 2014 Que isso! Batista apelão demais.huauahua vlw! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites