Carlos de Alcântara

Fewest Moves: Dúvidas, Resoluções e Discussões

645 posts neste tópico

O Sébastien Auroux levantou uma outra questão também, que geraria mais polêmica ainda em um campeonato, que é o caso dessa coincidência (de entregar uma solução igual ao scramble inverso) acontecer com a solução do próprio delegado!

Esse caso, só tem um jeito:

tumblr_inline_mgp4186KwT1qe5rgo.jpg

Mas voltando ao UWR, achei válido, mesmo que diga que ele usou 3 moves do outro, eles eram muito óbvios (ao menos pra mim, que faço a maior parte das solves no amarelo), o que achei estranho mesmo foi a finalização que parece ser intuitiva, o que é estranho dada a situação, mas UWR não tem como a pessoa garantir condições oficiais, então acho que pode ser considerado válido sim. Pelo menos já levanta um assunto que deve ser discutido.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Bom dia a todos!

Resolvi tentar o FM (já que não consigo ser rápido), e já notei que tem de saber uma grande gama de algoritmos de diversos métodos, eu somente usei os do Fridrich, mais dá trabalho, varias vezes pensei que tinha conseguido e quando ia aplicar nada, eu invertia algo na hora de escrever.

Segue um que resolvi, (acho que foi o da semana que o fórum parou), tem como vocês verem se estou seguindo uma lógica certa? Poderiam me dar mais uns toques? :)

Scrambles:
3x3x3 Fewest Moves

L2 F R2 D2 B2 R2 D2 B2 U2 L2 R' U' B' R' D' U' L' U' B L2

Resolução:
B2 R` B` L2 D2 F2 U` //cruz (7)

(Z2) U2 L’ U2 R’ F R F’ L B’ U’ B U2 L’ U L U2 L’ U L (Y2) U’ L’ U’ L U L’ U’ L // F2L-OK (27)

Continuação (1)
(Y`) F U R U2 R` U` R U R` F` //OLL-OK {10}
(Y`) R` F R` B2 R F` R`B2 R2 U {10}
TOTAL {7+27+10+10} = 54

Continuação (2)
(Y) F R U R’ U’ F’ (Y2) R U R’ U R U2 R’ (Y’) L’ U’ L U’ L’ U2 L //OLL - OK {20}
R’ F R’ B2 R F’ R’ B2 R2 F2 U L R’ F2 L’ R U F2 {18}
TOTAL {7+27+20+18} = 72

Continuação (3)
(Y’) F R U R’ U’ F’ R U R’ U R U2 R’(Y) R U R’ U R U2 R’ // OLL – OK {20}
L B2 F’ D2 B R’ B’ D2 F2 L’ F’ L B2 L’ U {15}
TOTAL {7+27+20+15} = 69

Sei que o ideal seria aprender mais métodos e algoritmos.

Mais uma vez fico agradecido!
Obrigado!

Tiago Souza

edit: correção das somas erradas

Editado por Tiago Souza
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Tiago, fiz aqui várias vezes e a principal limitação que vi é de algoritmos que você possivelmente tem para usar mesmo. O F2L foi bem sofrido, praticamente todos os pares usaram muitos movimentos. Uma dica é tentar fazer de várias formas para ver se vai saindo casos mais fáceis (acredito que você possa ter tentado isso no primeiro par para facilitar o segundo). Outra é pensar em juntar blocos de F2L ao fazer a cruz, porque no começo os movimentos são muito mais livres, e com isso você pode economizar bastante.

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse momento em que vc está, Tiago, eu acho que o mais importante é seguir a dica que o Carlos deu aqui, que é "tentar fazer de várias formas para ver se vai saindo casos mais fáceis". Fazendo issso, eu acredito que vc já vai conseguir chegar em soluções com menos de 50 movimentos sem muita dificuldade.

Eu deduzi que vc embaralhou o cubo com a face Verde na frente e o Branco em cima, e começou resolvendo a cruz branca na parte de cima, correto?

Então, vou dar uma dica bem básica mesmo, só para vc poder aproveitar melhor o embaralhamento que foi dado, mesmo não sendo "color-neutral", ou seja, mesmo não tendo prática em fazer a cruz em outras cores.

É o seguinte, vamos começar embaralhando o cubo com o seu scramble, a partir dessa posição mesmo: (verde na frente, branco em cima)

scramble.png

Seu scramble: L2 F R2 D2 B2 R2 D2 B2 U2 L2 R' U' B' R' D' U' L' U' B L2

Olhando para o cubo embaralhado, podemos notar que a cruz Laranja está parecendo ser mais fácil do que a cruz branca. Então, é possível fazer com que esse lado laranja se torne o lado branco, pra que a gente consiga visualizar melhor essa cruz.

Resolva o cubo (ou pegue outro resolvido), e agora faça uma rotação z' antes de aplicar o scramble. Com isso, vc vai colocar o lado Branco na posição que estava sendo ocupada pelo lado Laranja no caso anterior. Assim, a "cruz fácil" que era Laranja agora passou a ser uma cruz fácil e Branca :D

Posição inicial com z':

scramblezzz.png

Agora é só aplicar seu scramble, e vc vai estar com uma cruz melhor para começar.

Partindo dessa posição, vou mostrar uma possível continuação de cruz + F2L, sem grandes mutretas, em que eu simplesmente testei formas diferentes de resolver os mesmos casos, pra tentar influenciar de alguma forma o passo seguinte:

y2 z' // isso deixa o lado branco em cima, se vc embaralhou como eu falei

F U2 R' L' F // cruz branca em cima

x2 R U2 R2 U R // primeiro par, preparando o segundo par

y' U2 L' U L // segundo par, preparando o terceiro par

y R' F R F' // terceiro par, possibilitando um cancelamento no próximo passo

F' L F L' // prepara o quarto par, orientando os meios da última camada

U L' U' L // último par, caindo em anti-Sune

Acho que vc pode colocar como meta fazer constantemente a "cruz+F2L" em até 30 movimentos. Vc não precisa se preocupar em aprender novos algoritmos de última camada, porque só com o que vc sabe já dá pra conseguir resultados legais.

Espero que tenha sido útil :)

Editado por Meneghetti
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Tiago, fiz aqui várias vezes e a principal limitação que vi é de algoritmos que você possivelmente tem para usar mesmo. O F2L foi bem sofrido, praticamente todos os pares usaram muitos movimentos. Uma dica é tentar fazer de várias formas para ver se vai saindo casos mais fáceis (acredito que você possa ter tentado isso no primeiro par para facilitar o segundo). Outra é pensar em juntar blocos de F2L ao fazer a cruz, porque no começo os movimentos são muito mais livres, e com isso você pode economizar bastante.

Realmente sou bem limitado em algoritmos. Sim dei varias voltas no primeiro pensei que ia compensar mas não vingou. Geralmente eu faço como montei ai em cima iclusive com o CRUZ e F2L, mais somente coloqueio estes e detalhei os finais.

Mais a ideia é ir tentando cada etapa e a que tiver menos movimentos eu pulava para outra.

Nesse momento em que vc está, Tiago, eu acho que o mais importante é seguir a dica que o Carlos deu aqui, que é "tentar fazer de várias formas para ver se vai saindo casos mais fáceis". Fazendo issso, eu acredito que vc já vai conseguir chegar em soluções com menos de 50 movimentos sem muita dificuldade.

Vou tentar mais vezes, mais acho que minha menta está muito limitada ainda.

Eu deduzi que vc embaralhou o cubo com a face Verde na frente e o Branco em cima, e começou resolvendo a cruz branca na parte de cima, correto?

SIM.

Partindo dessa posição, vou mostrar uma possível continuação de cruz + F2L, sem grandes mutretas, em que eu simplesmente testei formas diferentes de resolver os mesmos casos, pra tentar influenciar de alguma forma o passo seguinte:

y2 z' // isso deixa o lado branco em cima, se vc embaralhou como eu falei

F U2 R' L' F // cruz branca em cima

x2 R U2 R2 U R // primeiro par, preparando o segundo par

y' U2 L' U L // segundo par, preparando o terceiro par

y R' F R F' // terceiro par, possibilitando um cancelamento no próximo passo

F' L F L' // prepara o quarto par, orientando os meios da última camada

U L' U' L // último par, caindo em anti-Sune

Acho que vc pode colocar como meta fazer constantemente a "cruz+F2L" em até 30 movimentos. Vc não precisa se preocupar em aprender novos algoritmos de última camada, porque só com o que vc sabe já dá pra conseguir resultados legais.

Espero que tenha sido útil :)

Cara que visão você tem! Você faz parecer tão simples. Praticamente todos os pares iam saindo "naturalmente". deu 25 até o F2L sem você se esforçar muito.

A ideia de formar a cruz com um par formado, isso eu preciso apreender o com certeza. isso ajuda muito.

Foi continuar para vez. dai minha limitação me travou de novo, como não sabia a PLL -"E" acabei terminado com 67 movimentos já contando com sua ajuda dos 25. Mas se eu soubesse a PLL "E" teria dado por volta de 45.

O jeito é muito treino, aprender mais algoritmos, ter calma.

Mais a estrutura seria:

• tentar varias para a cruz + 1º par
  • pegar a menor.
  • tentar vários para F2L
  • pegar a menor.
  • tentar varias OLL (na verdade se eu soubesse todos já ia direto)
  • pegar a menor;
  • fazer a PLL.

Ou nem sempre isso funciona?

Fico realmente agradecido pelos comentários que se dispuseram a fazer para mim. Mas podem dar mais dicas, puxões de orelhas.

Tamos ai para isso.

Tiago Souza

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

O jeito é muito treino, aprender mais algoritmos, ter calma.

Mais a estrutura seria:

• tentar varias para a cruz + 1º par
  • pegar a menor.
  • tentar vários para F2L
  • pegar a menor.
  • tentar varias OLL (na verdade se eu soubesse todos já ia direto)
  • pegar a menor;
  • fazer a PLL.

Ou nem sempre isso funciona?

Então, a chance de isso funcionar vai depender basicamente de quantos testes diferentes vc é capaz de fazer dentro do limite de 60 minutos.

Quanto mais vc experimentar, mais chance vai ter de vc encontrar casos que vc conhece, ou de cair em skips mesmo.

Se vc quiser aprender uma abordagem de FM que não dependa tanto do acaso, eu recomendo começar a estudar outros métodos, como Petrus e Heise.

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Menegas, bem que tu poderia fazer um tutorial pra gente de como funciona o método Heise e Petrus, ajudaria muitas pessoas como eu =D

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Menegas, bem que tu poderia fazer um tutorial pra gente de como funciona o método Heise e Petrus, ajudaria muitas pessoas como eu =D

Esse é um tutorial que eu quero muito fazer, e isso está nos meus planos. Quando eu conseguir me organizar pra fazer, eu postarei aqui :)

Editado por Meneghetti
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Tiago eu tava querendo responder esse seu post desde o dia que tu mandou, mas tava muito sem tempo... Não sei se já é tarde, mas tá ai minha opinião! Leia com calma que ficou gigante -_-

Eu acho que seu objetivo é somente o FM, Fridirich é descartável! Eu não estou dizendo que é impossível fazer boas soluções com Fridirich, mas pra você conseguir é preciso aprender muita coisa além do Fridirich (multi slot, keyhole, WV, COLL, VLS, etc). O Carlos e o Israel, por exemplo, eu diria que são bons no FM por consequência e não por objetivo, de tanto eles aprenderem coisas pro speed eles acabaram ficando bom no FM.

Quando eu comecei no FM eu também tinha essa visão de que quanto mais algoritmos eu soubesse melhor seria, mas com o tempo eu percebi que daria pra ser sub35 de média sem saber quase nenhum algoritmo (só usando métodos intuitivos, algumas técnicas e treinando). É lógico que saber vários algoritmos ajuda, mas a maioria dos algoritmos que é útil no speed não presta no FM (e vice-versa).

Eu fiz um mini-guia pra evoluir no FM:

1º Aprenda a resolver sem rotações. Essa pode parecer uma etapa não muito importante, mas é! Conforme você for evoluindo vai ter umas paradas quase que impossíveis de se fazer se tiver rotações, sem contar que a solução fica mais bonita lol

2º Aprenda

até a parte de EO (edges orientation). (nenhuma fórmula)

3º Entenda o conceito de

.

4º Aprenda a usar o Scramble Inverso. A ideia é bem simples, você vai inverter o scramble e achar a solução para o inverso do scramble, depois você inverte sua solução que dá a solução do scramble normal. Um exemplo pra ficar mais fácil (X e B representam uma sequência qualquer de movimentos):

Scramble: X

Scramble Inverso: X'

Sua solução para o scramble Inverso: B

Sua Solução para o Scramble normal então será: B'

5º 6º Aprenda AB5C. Logo em seguida já aprenda os

(é inútil aprender AB5C se você não aprender os comutadores, por isso eu coloquei esses dois passos juntos). Pra FM em 90% dos casos o comutador puro será mais que suficiente, então não é necessário aprender todos os casos. Embora pareça meio complicado no início, comutador é algo bem simples. (nenhuma fórmula)

7º

! Uma das mais poderosas armas do FM! (Pré-requisito: Comutadores.)

8º Evolua o AB5C pra AB3C. Essa é a etapa mais difícil! Arrisco dizer que nenhum cubista (com exceção do Sebastien Auroux é claro) domina 100% o método. Mas mesmo não aprendendo completamente como funciona é muito útil. (nenhuma fórmula)

9º Veja sempre soluções de outras pessoas melhores do que você e tente sempre entender o que a pessoa fez.

10º Treine muito!

Acho que esse seria o básico pra se conseguir boas soluções no FM. Se você conseguir fazer tudo isso não vai ser difícil conseguir soluções sub35! Mas tenha em mente que pode ser um processo um pouco demorado... Qualquer dúvida pode perguntar :)

Eu fiz algumas soluções com esse seu scramble, espero ser útil :D

Obs1Eu achei essa solução usando só petrus

Obs1 Eu não usei pseudo-blocos pra ficar mais fácil de entender

Obs2 Esse scramble não serve muito como parâmetro porque tava bem zuado

Obs3 Esqueleto de 10-min...

Scramble: L2 F R2 D2 B2 R2 D2 B2 U2 L2 R' U' B' R' D' U' L' U' B L2

R2 U' R F' D // 2x2x2 (tente acompanhar o canto amarelo-vermelho-azul e os meios amarelo-vermelho, amarelo-azul e vermelho-azul)

L U2 L2 F' U L' U2 // 2x2x3 (Agora acompanhe o canto Branco-vermelho-azul e os meios branco-azul e branco-vermelho)

L' // F2L-1 lol Normalmente não fica fácil assim :P

Finalizações:

1º Fridirich Style: (24 movimentos)

L F L' F U' F' U // Finalização do F2L

D' F' L F D F' D' L' D // OLL

D F' U F2 D' F D F2 D' U' F' // PLL

2º AB5C (19 movimentos):

L F L' F' L F L' // EO

F' U' F2 U F // AB5C

Inserções óptimas pelo IF:

R2 U' R F' D L U2 L2 F' U [@1] L' U2 F L' F' L F [@2] L' F' U' F2 U F

Insert at @1: U R U' L' U R' U' L

Insert at @2: F' L2 F R F' L2 F R

3ª AB3C (19 movimentos):

L F L’ F2 L F2 L’ // EO

F’ U’ F U F2 // AB3C

O IF não achou inserções (wtf?!). Eu normalmente faria a inserção por conta própria, mas eu tô sem fita... Btw a inserção costuma dar uns 6 moves com os cancelamentos, mas eu vou ser muito pessimista e considerar que a optimal é de 9-moves:

L2 B’ L F2 L’ B L F2 L // Superman!!

Ficou muito estranho esse AB3C dando o mesmo número do AB5C, isso é algo bem atípico. Normalmente com o AB3C tu economiza uns 5 moves e ganha muito tempo!

Eu acho que seria massa um vídeo de Heise, já Petrus eu acho que nem vale a pena o esforço. O método é muito simples! Acho que mesmo não tendo tutoriais em português dá pra aprender só vendo o

(sem saber inglês).
5 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Boa dia á todos.

Bom resolvi começar a treinar FM, e vou precisar da ajuda de vocês.

Gostaria de estudar algumas coisas para melhorar, minha dificuldade foi já ter visto alguns vídeos do meneghetti e de outros cubistas dando dica, mas não entra na minha cabeça :P. Quem sabe num campeonato eu converse mais com o Batista e o Menegas para eles me darem umas dicas :P.

Enfim, eu fiz uma solve aqui retirando um scramble do celular, no cronômetro chrono puzzle timer.

Consegui uma solve boa, e foi meu pb, vou postar aqui para vocês me darem dicas e sugestões para melhorar. Obrigado á todos.

O scramble é: F' D' R2 D L' D2 F2 U2 L F' B2 D2 R U' B' R' B2 U' L U D F' U' L' D

Solução: z2 R U R' F' U L' U' L2 F L' U' L' U L R B' R' B U B U B' U R2 U2 R U2 R' U2 R' z2 U2 R B F D L2 U' = 37 Moves (resultado ótimo para mim)

Detalhamento da solução:

Bom, eu usei o scramble inverso, então ficou D' L U F D' U' L' U B2 R B U R' D2 B2 F L' U2 F2 D2 L D' R2 D F

A solve ficou #Double xcross U L2 D' F' B' R' U2 z2 (Double x-cross em 7 moves LOL. Caguei muito, a idéia era fazer um bloco 2x2 e se extendeu a isso).

#F2L3 R U2 R U2 R' U2 R2 (Fiz de um jeito maroto, que ajudou no último par, :P).

#F2L4 + OLL U' B U' B' U' B' R B R' (F2L já junto com a oll T).

#PLL L' U' L U L F' L2 U L U' F R U' R' (Pll T modificada pra evitar AUF) .

Resultado= 37 moves

E aí, vocês melhoraram em algo essa solve? Obrigado pelas sugestões *-*

Compartilhar este post

Link para o post

E aí, vocês melhoraram em algo essa solve? Obrigado pelas sugestões *-*

Boa, Tiago! Double x-cross em 7 moves é um começo excelente.

Então... pra mim, a parte mais difícil em estudar FM é saber qual é a próxima coisa que vc precisa aprender/treinar, porque isso depende muito do momento em que vc está, e da experiência que vc já adquiriu.

Quando o Tiago Souza pediu dicas de FM, eu sugeri focar na F2L, porque acho que isso seria mais útil pra ele naquele momento. Mas acho que esse não é o seu caso.

Olhando a sua solução, eu vi que vc já usou muito bem vários conceitos de block-building, mesmo que não tenha pensado na solução dessa forma. O seus dois primeiros pares foram um bloco 2x2x3; o seu terceiro par foi o passo 4a do Petrus aproveitando 2 meios que já estavam orientados; e o último par foi um RLS que vc conseguiu deduzir a partir do cancelamento do "encaixa" do último par com o início da OLL. Vendo assim, foi uma F2L bem avançada.

O que faltou nessa solução era vc ter usado a PLL T otimizada pra economizar 3 movimentos e terminar em 34. Esse algoritmo que vc usou é legal pra economizar um U2 no speed... mas para o FM eu sugiro vc começar a pegar alguns algoritmos otimizados mesmo, já que vc começou a praticar FM com Fridrich. Alguns desses algs vc pode encontrar aqui

3 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Po, valeu ;), vou começar a dar uma estudada nesses casos de pll diferente, eu só conhecia aquelas 2 pll T :P. Só de pensar que poderia dar 34, já achei insano hauhahua.

Mas é sério Menegas, vlw muito pelas dicas, e outra coisa, tu conhece algum canal no youtube, que dê algumas dicas de fm? Tipo apresentando outros métodos, mostrar como monta, esses AB3C, Pseudobloco e etc...

Obrigado de novo. :P

Abç

Compartilhar este post

Link para o post

Recomendo o canal CubingWorld, mais especificamente esse vídeo muito foda do Daniel Sheppard:

Nesse canal também tem uma série de 5 vídeos de FM com o Ranzha, mas eu não curti tanto quanto esse outro vídeo aí.

Compartilhar este post

Link para o post

Vou postar uma solve que eu fiz hoje pra competição semanal do forum alemão de FM :D

O resultado não é PB, mas definitivamente é a solve que eu mais curti até hoje! Foi toda linear (sem premoves/inserções), usando Heise puro \o/

Scramble: L2 U' L2 D2 B2 F2 U' F2 U R2 B2 R D2 F L U B R U2 B' L2

Resultado: 33

Solução:

L U R2 F' R
L' U L U2 L
U2 B' R B2 R'
U B2 L' B' L U' L
U F U F'
B' U2 F U' F' U2 B

Detalhamento da solução:

L U R2 F' R // 2x2x2
L' U L U2 L // pseudo 2x2x3
U2 B' R B2 R' // pseudo F2L-1
U B2 L' B' L U' L // EO + 2 pares
U F U F' U' // AB3P :lol:
U B' U2 F U' F' U2 B // pair 3-cycle

Compartilhar este post

Link para o post

Essa sua solução ficou muito boa mesmo Tiago! Eu tentei achar algo melhor e só consegui usando NISS, então eu preferi nem postar pra não te confundir...

Vou postar uma solve que eu fiz hoje pra competição semanal do forum alemão de FM :D O resultado não é PB, mas definitivamente é a solve que eu mais curti até hoje! Foi toda linear (sem premoves/inserções), usando Heise puro \o/

Noss Menegas! Me lembrei da solução que eu fiz semana passada no rafa open que eu também mandei AB3P :P

Mas é sério Menegas, vlw muito pelas dicas, e outra coisa, tu conhece algum canal no youtube, que dê algumas dicas de fm? Tipo apresentando outros métodos, mostrar como monta, esses AB3C, Pseudobloco e etc...

Obrigado de novo. :P

Abç

Tiago uma das paradas que torna mais difícil melhorar no FM é que tu não encontra conteúdo de praticamente nada! Vira e mexe eu vejo o Sebastien fazendo umas paradas que eu tenho certeza que nenhum site ensina lol Sério tem umas paradas que eu até queria aprender mas por não ter nenhum site que explica direito eu acabo desistindo...

Esse video do Daniel por exemplo é um bom "video-guia", se tivesse um desses quando eu comecei me ajudaria bastante! (ainda bem que tinha o Menegas pra explicar as paradas :D) Mas se vc quiser aprender mesmo tem que ir por conta própria, sair caçando as paradas no speedsolving, vendo soluções de outras pessoas e tentando entender, treinando bastante e fazendo muitas inserções :P

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Nesse fim de semana o Sébastien Auroux bateu o WR de média no FM (que já era dele), e mandou um 21 na terceira solve.

Aí vai o post dele na speedsolving:

My 21 move ER solution:

Scramble: R2 D' B' U D2 F2 R2 L2 F' R L' B2 D2 R D2 L D2

Solution (written in a no-switch way):

Premove: L2
2x2x2: B' U' D' F2
2x2x3: L' B' L' B2
F2L-1+Domino-Reduction: L2 B' U B
Finish: F2 U F2 U F2 U2 F2 U'

Solution: B' U' D' F2 L' B' L' B2 L2 B' U B F2 U F2 U F2 U2 F2 U' L2 (21 moves)

The solution is a bit too lucky for my taste, I hope to get a less lucky solution if I ever beat this in competition. smile.png

The two 27 move solutions completing the new average WR had L3C skeletons in 21 and 20 moves. Too bad about the rather bad cancelations.

"Domino-Reduction" foi foda lol

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Aí vai a reconstrução do SAR do Oficina Open 2014!! :D

Scramble: F D2 B2 D2 B' L2 R2 B' L' R' D2 U' B' D2 R2 B' R2
Resultado: 29

Solução:

F'
U B U2 B' R U R2
L' B' L
B2 U2
B' U' B' U
R B' D B D2 R D R2

L2 F L' D'

Detalhamento da solução:

(começa no inverso)
Premove: F // corrige pseudobloco
D L F' L2 // pseudo 2x2x2

(volta pro normal)
Premoves: L2 F L' D' // pré-2x2x2
F' // 2x2x2
U B U2 B' R U R2 // 2x2x3
L' B' L // EO
B2 U2 // F2L-1
B' U' B' U // square
R B' D B D2 R D R2 // freestyle tripod :lol:

Editado por Meneghetti
1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Reconstrução da primeira solve do SAR de média do Brasília Open 2014!

Scramble: U2 B2 U B2 U2 B2 D2 L' B' D2 F2 D2 B2 L2 R B' D' F' U
Resultado: 33

Solução:

U2 L2 U2 F' D R2 D' L D R2 D' F
U B U2
B2 U B2 U'
B L' D' B' D L B
L U R' F2 U' B D'

Detalhamento da solução:

(começa no inverso)
D B' U F2 R // 2x2x2

(volta pro normal)
Premoves: L U R' F2 U' B D' // 2x2x2 + corrige pseudoblocos
U2 L2 U2 F' L * F // pseudo 2x2x3
U B U2 // pseudo F2L-1
B2 U B2 U' // dois pares
B L' D' B' D L B // AB3C

* inserção:
L' D R2 D' L D R2 D' // 2 cancelamentos

Editado por Meneghetti
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Ooou, com o scramble eu lembrei do começo da solução que eu fiz lá, que ficou faltando o algoritmo de VLS que eu não lembrava. Daí eu entre no site do Rowe e ele não faz direto, ele encaixa o par e faz a OLL mesmo... Alguém sabe o algoritmo direto? Eu não achei o do Mats para ver. O caso é o 13 dessa página aqui: http://rowe.cubing.net/rls/uf.php

Compartilhar este post

Link para o post

Ooou, com o scramble eu lembrei do começo da solução que eu fiz lá, que ficou faltando o algoritmo de VLS que eu não lembrava. Daí eu entre no site do Rowe e ele não faz direto, ele encaixa o par e faz a OLL mesmo... Alguém sabe o algoritmo direto? Eu não achei o do Mats para ver. O caso é o 13 dessa página aqui: http://rowe.cubing.net/rls/uf.php

Hmmm eu conhecia esse set de algs pelo nome de "Magic Wondeful", que são os 18 casos que já tem um quadrado orientado (e o outro meio ta flipado). Mas acho que esse nome já ta ultrapassado.

Só encontrei esse site aqui com os 18 algs, mas as imagens nem estão carregando mais... então ta bem ruim de encontrar as coisas.

Compartilhar este post

Link para o post

U F' R' U' R F R' U R2 U2 R'

Se der pra tu postar o seu começo seria massa :P

Editado por Batista
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

U F' R' U' R F R' U R2 U2 R'

Se der pra tu postar o seu começo seria massa :P

Valeu! Pena que não deu um skipão. huahauha

Vou reconstruir aqui então. Acho que nem vão achar muito boa, porque na real minhas solves são naquele esquema que eu falei de tentar "43 quintilhões" de formas a partir da mesma cruz na cor que eu escolhi, até achar algo que dê um skip massa. Daí esse aqui foi mais um "quase":

x2 R2 L2 U B' F R (quase cruz)

L' U' L (preparando dois pares)

F2 U R (colocando um)

L U2 L' (juntando outro)

R U' R' (preparando o último)

U R U2 R' F'

y2 e chora. 10hlgmh.png

(encaixando com mutreta cai naquele ZB que é tipo PLL A com giros duplos, mas aí dá movimento demais, daria uns 38 o total)

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

x2 R2 L2 U B' F R (quase cruz)

L' U' L (preparando dois pares)

F2 U R (colocando um)

L U2 L' (juntando outro)

R U' R' (preparando o último)

U R U2 R' F'

y2 e chora. 10hlgmh.png

Terminando a solução:

...y2 R' F R F' (mutreta pra encaixar o ultimo par e orientar os meios Ou numa linguagem mais bonita e prática: EO+AB3C)

Tirando as rotações e jogando no IF:

R2 L2 D F' B R L' D' L B2 D L [@1] R D2 L' R D' R' D R D2 R' B' L' F L F' D2 (essa é exatamente a sua solução sem rotações)
Insert at @1: U' R D2 R' U R D2 R'
The final solution: R2 L2 D F' B R L' D' L B2 D L U' R D2 R' U R2 L' D' R' D R D2 R' B' L' F L F' D2 (31 movimentos)
Editado por Batista
2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Massa! Esse final do Batista poderia ser chamado de ZBLL de 3 movimentos, segundo o Feliks :P

Compartilhar este post

Link para o post

Mó sacanagem fazer de cabeça para baixo. Só deu para entender facim porque eu que tinha feito os trem. 10hlgmh.png

Colocar a solução assim parece ser tipo "só vai entender quem merecer a ponto de converter tudo para ver certo". hauhauhuha

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post