Postado Novembro 24, 2013 Pretendo participar, Batista! FM é demais! 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 27, 2013 Saiu a parte 4 do videos do cubing world... Eu achei a melhor até agora! Mas bateu uma dúvida em relação a inversão, desde que eu consigua explicar tudo que ta acontecendo eu posso usar o tanto que eu quiser?! Tipo o bixo faz uma inversão de 8 moves! Não daria DNF não? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 27, 2013 (editado) Saiu a parte 4 do videos do cubing world... Eu achei a melhor até agora! Mas bateu uma dúvida em relação a inversão, desde que eu consigua explicar tudo que ta acontecendo eu posso usar o tanto que eu quiser?! Tipo o bixo faz uma inversão de 8 moves! Não daria DNF não? Mas na solução final, quando coloca tudo na ordem certa, com o scramble original, dá certo, eu acho. A regra diz que você não pode se basear no scramble e que você precisa ser capaz de explicar, então sim, tá valendo. Alias, Menegas, Inversão dá algum resultado pra você? Porque eu sinto que fazer uma inversão demora muito pra poder não dar em nada. Acho o pré-move bem mais útil... Editado Novembro 27, 2013 por MosAxz Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 28, 2013 Saiu a parte 4 do videos do cubing world... Eu achei a melhor até agora! Mas bateu uma dúvida em relação a inversão, desde que eu consigua explicar tudo que ta acontecendo eu posso usar o tanto que eu quiser?! Tipo o bixo faz uma inversão de 8 moves! Não daria DNF não? Não sei se eu entendi bem a sua dúvida, Batista, mas vc pode sim resolver o cubo inteiro a partir do Scramble Inverso e inverter a sua solução depois (para que ela resolva o Scramble Normal). Se o juiz perguntar alguma coisa é só vc falar que vc trabalhou no Scramble Inverso e não precisa explicar mais nada. No vídeo ele não fez uma "inversão de 8 moves", ele só começou uma nova solução a partir do Scramble Inverso e mostrou que dessa forma ele foi capaz de encontrar um bloco 2x2x3 em 8 movimentos que ele não teria conseguido encontrar no Scramble Normal. Um computador resolveria um Scramble Normal no mesmo número de movimentos que ele resolveria o Scramble Inverso correspondente, mas nós, com as nossas limitações, visualizamos um Scramble Inverso de forma completamente diferente do Scramble Normal, e isso possibilita que a gente encontre soluções completamente diferentes em cada um dos scrambles... mesmo eles tendo teoricamente a mesma "dificuldade". Talvez vc esteja confundindo o Scramble Inverso (que foi mostrado no vídeo) com outra técnica chamada NISS (normal-inverse-scramble-switch), em que vc pode inverter o scramble mais de uma vez ao longo da solução... Mas isso o cara nem falou no vídeo... Eu fiquei esperando que ele fosse falar de NISS, porque também envolveria os premoves que ele explicou antes, mas ele nem mencionou isso... Mas na solução final, quando coloca tudo na ordem certa, com o scramble original, dá certo, eu acho. A regra diz que você não pode se basear no scramble e que você precisa ser capaz de explicar, então sim, tá valendo. Alias, Menegas, Inversão dá algum resultado pra você? Porque eu sinto que fazer uma inversão demora muito pra poder não dar em nada. Acho o pré-move bem mais útil... Já usei isso em algumas soluções (que estão espalhadas por aí no forum) e valeu a pena. Mas consumiu bastante tempo mesmo. Inverter o scramble te dá o dobro de chances de encontrar um começo bom... então se vc ficar travado e não encontrar nada de útil no cubo, pode ser uma boa ideia inverter e ver se surge algo fácil pra vc (vai ter que contar com a sorte). No caso do Scramble Inverso ser "quase tão ruim" quanto o Scramble Normal, aí eu sempre vou dar preferência pro Scramble Normal e trabalhar nele, pra não perder tempo. 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Novembro 28, 2013 Agora eu entendi, suas explicações são sempre muito boas Meneghetti! Eu achei que ele tinha era embaralhado com o scramble original e invertido os últimos 8 moves pra chegar no 2x2x3... 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 4, 2013 Pessoal, qual pra vcs é a melhor cruz nesse scramble ???? U' L' U' B L' F R2 B' L' B' L U B2 U2 B' D L U R2 F R U' R2 D' L (A cruz pode ser em D ou em U, tanto faz)??? Vlw Inviato da mio iPhone utilizzando Tapatalk Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 4, 2013 Pra mim é no amarelo: y2 U2 D R' D2 F B' U' L' U L U' L U L' U R' U' R U' R U' R' U y L' U' L U2 L U2 L' y R' U2 R U2 R' U R U F U R U' R' F // R U2 R2 U' R2 U' R2 U2 R L U2 L' U2 L F' L' U' L U L F R2 Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 4, 2013 Então a cruz que o Gabriel passou é a melhor, mas se tu quiser ir bem mesmo no FM é melhor usar outros métodos! Um bom começo é fazer um bloco 2x2x2 depois estender para um 2x2x3 e a partir dai você pode terminar de vários jeitos... Nesse scramble por exemplo você pode começar com R' F L' R2 D2 (perceba que formou um bloco na parte de trás) a extensão seria algo como L U F L' F2 U' F2 (perceba que aumentamos o nosso bloco). A partir daí você pode seguir com qualquer uma das duas cores do bloco. Minha solve não ficou boa, no caso foi só um exemplo pra você saber o jeito "certo" de fazer FM... Tente sempre buscar o máximo de alternativas possíveis enquanto constrói os blocos, não se prenda a nenhuma cor! Eu fiz uma solve com seu scramble Tenta estudar o jeito que eu fiz da uma pesquisada em algumas coisas que pode ajudar! Scramble U' L' U' B L' F R2 B' L' B' L U B2 U2 B' D L U R2 F R U' R2 D' L F L D' R' L' F L' B' U R' D2 //2x2x2 (o bloco foi longo, em média é possível fazer em 5 moves, mas eu já preparei todo F2L) U F' U2 * F //2X2X3 L' //F2L-1 U' B' U' R' U' R U B //AB3C *Inserção: L2 F' R' F L2 F' R F Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 4, 2013 "não foi uma solve muito boa" Então a cruz que o Gabriel passou é a melhor, mas se tu quiser ir bem mesmo no FM é melhor usar outros métodos! Um bom começo é fazer um bloco 2x2x2 depois estender para um 2x2x3 e a partir dai você pode terminar de vários jeitos... Nesse scramble por exemplo você pode começar com R' F L' R2 D2 (perceba que formou um bloco na parte de trás) a extensão seria algo como L U F L' F2 U' F2 (perceba que aumentamos o nosso bloco). A partir daí você pode seguir com qualquer uma das duas cores do bloco. Minha solve não ficou boa, no caso foi só um exemplo pra você saber o jeito "certo" de fazer FM... Tente sempre buscar o máximo de alternativas possíveis enquanto constrói os blocos, não se prenda a nenhuma cor! Eu fiz uma solve com seu scramble Tenta estudar o jeito que eu fiz da uma pesquisada em algumas coisas que pode ajudar! Scramble U' L' U' B L' F R2 B' L' B' L U B2 U2 B' D L U R2 F R U' R2 D' L F L D' R' L' F L' B' U R' D2 //2x2x2 (o bloco foi longo, em média é possível fazer em 5 moves, mas eu já preparei todo F2L) U F' U2 * F //2X2X3 L' //F2L-1 U' B' U' R' U' R U B //AB3C *Inserção: L2 F' R' F L2 F' R F ali na inserção é F2 no fim. Então dá 31 moves. Tá bom que o scramble foi meio zuado, mas isso não foi uma solução ruim DE FORMA ALGUMA. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 4, 2013 (editado) No caso eu quis dizer que a solve que eu fiz enquanto eu explicava R' F L' R2 D2 (2x2x2) L U F L' F2 U' F2 (2x2x3) não ficou boa, perceba que esse início não foi o mesmo que eu usei na minha outra solve... Relendo aqui ficou bem confuso mesmo... malz :| Editado Dezembro 4, 2013 por Batista Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 4, 2013 Ah tá, pensei que tu tava com média sub-Sar já. Chega deu um gelo na espinha, já que apostei no Meneghetti pra detentor do próximo Sar... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 8, 2013 Solução de hoje para o round 480 do Fewest Moves Challenge! Scramble: R2 D' U' R2 U D' R L' D' B' R' L2 F B L2 B2 R2 U' F' D2 L2 B' F' R U F2 B U2 D' R2Resultado: 30Solução: F' D' F2 D2 LR' B U' B2 R U2 BR U R'U B' U' B UD2 F L F' D2 B R' B R B2 Detalhamento da solução: F' D' F2 D2 L // 2x2x2R' B U' B2 R U2 B // blocos siamesesR U R' // F2L-1U B' U' B U // AB2c2eD2 F L F' D2 B R' B R B2 // J-perm 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 17, 2013 Bati meu PB no Rafa Open dessa semana e quero deixar minha solução registrada aqui! Scramble: F R2 F' L2 B D2 U2 F' L2 F L' B L' D L B' D R' U2Solução:F L F' B' L' B L2F2 D' F2 L B' L' F2 LU B D B' U' B D' L2R' D F2 R D2 L2 29 movimentos! Detalhamento da solução: Scramble inverso: U2 R D' B L' D' L B' L F' L2 F U2 D2 B' L2 F R2 F' Solução do inverso: L2 D2 R' F2 D' R //2x2x2 L * D F2 //2x2x3 L2 B' L B F L' F' //não sei o nome disso. AB4C? hahaha Inserções: * L B' * L' F2 L B L' F2 * B D B' U B D' B' U' Solução final do inverso: L2 D2 R' F2 D' R L2 D B' U B D' B' U' L' F2 L B L' F2 D F2 L2 B' L B F L' F' Aí é só inverter e pronto! 2 pessoas curtiram isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 17, 2013 Felipe o esqueleto ficou massa! Mas eu acho que dava pra fazer umas inserções melhores... Eu tô com preguissa de procurar agora Mas vou ver se eu procuro amanhã Mudando de assunto... Meneghetti e Felipe vcs custumam fazer inserção de meios? Mesmo sabendo comutadores e ELL eu nunca consigo cancelar nada... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 18, 2013 Batista, essas foram as melhores inserções que encontrei. Provavelmente existem melhores, mas ainda sou noob no assunto. hahaha Mas fiquei muito feliz com o resultado. Faz pouco tempo que estou praticando FM e já consegui sub 30! \0/ Nunca tentei inserções de meios... Vou aprender a fazer as de cantos direito, antes. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 18, 2013 Insano, Felipe! Chegou no sub30 muito rápido! Boa! E eu chamaria aquilo de AB4C também. Mudando de assunto... Meneghetti e Felipe vcs custumam fazer inserção de meios? Mesmo sabendo comutadores e ELL eu nunca consigo cancelar nada... Casualmente a minha inserção no Brasileiro 2013 foi de meios Cancelei um movimento, e depois vi que poderia ter cancelado dois... É difícil acertar a optimal de meios mesmo. Em geral, ciclo de quinas é bem melhor pra solução. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 18, 2013 (editado) Pois é Felipe tu começou a pouco tempo e já tá mitando nos resultados, acho que vc já entrou na briga pelo SAR!Uhm eu vi aqui Meneghetti e sua do brasileiro tava até de boa, mas é que as vezes eu vejo a galera fazendo umas inserções de meio no speedsolving que eu fico de cara :| Eu não consigo nem entender o que tá acontecendo. Esses dias eu também vi um cara fazendo all but 6 centers lol não tem muito a ver com o assunto mas é que eu achei mítico!Só pra deixar registrado também, minha PB no rafa open 13. Consegui empatar com o Meneghetti Resultado 26 Solução U' R2 B R' B D B U' B' R' B R' U' L' U R U' L' U R U' L2 U' B' L2 D Detalhamento da Solução Scramble: R2 F2 U R2 F2 L2 U' B2 U2 F2 U' F U2 R F' L2 U F2 U2 B' UScramble Inverso: U' B U2 F2 U' L2 F R' U2 F' U F2 U2 B2 U L2 F2 R2 U' F2 R2Scramble Inverso: D' L2 B U' // Pseudo 2x2x2Finalizando no scramble normal (pre-move: U B' L2 D): U' (2X2X2) R2 B R' B D B // 2x2x3 + F2L-1 U' B' R' B * R U // LLE Acho que esse é o nome certo, não tenho certeza U B' L2 D // Correção do pre-move* Inserção: U' # L2 U R U' L2 U R'# Inserção: U R' U' L' U R U' L Editado Dezembro 18, 2013 por Batista 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 18, 2013 O cara fez All But 6 Centers zoando ou pra valer mesmo? Se isso ajudou na solução, é muito mítico!! Não encontrei o post na speedsolving, tem o link? E será que alguém sabe quanto é o SAR não-oficial de FM? Talvez seja o nosso 26 mesmo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 19, 2013 O cara fez sério mesmo lol é o post do attila http://www.speedsolving.com/forum/showthread.php?13599-The-FMC-thread/page218 O resultado final não foi dos melhores (36 moves) mas depois ele achou uma inserção cancelando 6 moves... Eu também acho que o nosso 26 é o SAR não oficial Felipe eu fiz aqui e cancelou só um move a mais No caso eu tentei só uma possibilidade de comutador na primeira inserção, se eu tivesse tentado outras talvez cancelasse mais... mas ta ai: L2 D2 * R' F2 D' R L D F2 L2 B' L B F L' F' * F R' * B' R F' R' B R (2 cancelamentos) * U' B' D' B U B' D B (2 cancelamentos) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 19, 2013 O cara fez sério mesmo lol é o post do attila http://www.speedsolving.com/forum/showthread.php?13599-The-FMC-thread/page218 O resultado final não foi dos melhores (36 moves) mas depois ele achou uma inserção cancelando 6 moves... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 20, 2013 (editado) Bati meu PB no Rafa Open também. até me animei pra treinar FM 33 moves Solução: Scramble: R2 F2 U R2 F2 L2 U' B2 U2 F2 U' F U2 R F' L2 U F2 U2 B' U z2 x L' U L B2 D' //2x2x2 U' R U' R U2 F' U R U B' R' B' // 2º e 3º Par y' R U' R' U2 F' U' F // 4º Par y R U2 R2 F R F' R U2 R' // OLL com skip Editado Dezembro 20, 2013 por Wesley Oliveira 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 20, 2013 (editado) U' R U' R U2 F' U R U B' R' B' // 2º e 3º Par boa Wesley!! só teve um erro nessa linha aí, o certo é terminar com B, e não B' Editado Dezembro 20, 2013 por Meneghetti Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 20, 2013 Valeu Meneghetti! só teve um erro nessa linha aí, o certo é terminar com B, e não B' Isso mesmo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 20, 2013 (editado) Bati meu PB no Rafa Open também. até me animei pra treinar FM 33 moves Solução: Scramble: R2 F2 U R2 F2 L2 U' B2 U2 F2 U' F U2 R F' L2 U F2 U2 B' U z2 x L' U L B2 D' //2x2x2 U' R U' R U2 F' U R U B' R' B' // 2º e 3º Par y' R U' R' U2 F' U' F // 4º Par y R U2 R2 F R F' R U2 R' // OLL com skip Ficou massa Wesley! Só uma dica: tenta escrever sem rotações, eu sei que no início é meio difícil e confuso, mas decorando a cor de cada eixo (tipo: D é amarelo, U branco...) fica mais fácil e a solução fica mais limpa Outra dica é tentar aprender uma maneira mais eficiente de terminar a solução, embora você tenha conseguido um PLL skip isso não vai acontecer eventualmente e você precisa estar preparado... Uma boa alternativa em situação de F2l-1 é tentar orientar e permutar as edges, depois terminar com uma inserção de cantos. Pra fazer uma inserção você vai precisar aprender comutadores (se quiser aprender eu recomendo o video no , mesmo sendo voltado pra BLD é igualmente útil pra FM).Eu fiz aqui sua sua solução e modifiquei só o final (a partir do 4º par): Scramble: R2 F2 U R2 F2 L2 U' B2 U2 F2 U' F U2 R F' L2 U F2 U2 B' U Scramble Inverso: U' B U2 F2 U' L2 F R' U2 F' U F2 U2 B2 U L2 F2 R2 U' F2 R2 R' F R D2 B' // 2X2X2 F' L F' L F2 U' F L F D' L' D //2X2X3 + F2L-1 (perceba que até aqui está igual, eu só tirei as rotações) A partir daqui eu fiz um pequeno "truque" em que eu inverto toda a solução que você já fez e uso como Pre-move do Scramble Inverso, assim eu posso ter uma outra alternativa de final completamente diferente: (Pre move: D' L D F' L' F' U F2 L' F L' F B D2 R' F' R) Inverse Scramble: F U' R U R // edge orientation R F2 R F' * // AB3C D' L D F' L' F' U F2 L' F L' F B D2 R' F' R // Tudo que eu usei como pre-move eu jogo pro final da solução pra dar certo * Inserção: R' D' L' D R D' L D // 3 cancelamentos Como eu usei o Scramble inverso pra dar certo eu inverto toda minha solução, ficando assim: R' F R D2 B' F' L F' L F2 U' F L F D' L2 D R' D' L D R F R' F2 R2 U' R' U F' (30 moves) E temos um SAR Eu sei que deve ser meio confuso o que fiz, mas vai pegando de pouco em pouco e o que você não entender pode perguntar que eu tento explicar melhor Editado Dezembro 20, 2013 por Batista Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Dezembro 20, 2013 (editado) (Pre move: D' L D F' L' F' U F2 L' F L' F B D2 R' F' R) Inverse Scramble: (nessa parte eu entendi que você pegou o que eu já tinha feito e inverteu. Mas é pra aplicar isso ou é só pra usar como orientação do que vai fazer depois? A partir daqui eu resolvo o cubo e aplico o scramble invertido?)F U' R U R // edge orientation (não consegui saber quais as edges que estão sendo orientadas)R F2 R F' * // AB3C (Esse AB3C funciona como um setup move?)D' L D F' L' F' U F2 L' F L' F B D2 R' F' R // Tudo que eu usei como pre-move eu jogo pro final da solução pra dar certo* Inserção: R' D' L' D R D' L D // 3 cancelamentos (Quando você fala "inserção" é a orientação dos cantos?)Como eu usei o Scramble inverso pra dar certo eu inverto toda minha solução, ficando assim: R' F R D2 B' F' L F' L F2 U' F L F D' L2 D R' D' L D R F R' F2 R2 U' R' U F' (30 moves) (esse L2 que eu marquei, não entendi, já que na inserção você uso L e está fazendo ao contrário deveria ser L') Desculpa se já tiver essas explicações aqui no post, não cheguei a procurar. Editado Dezembro 21, 2013 por Wesley Oliveira Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites