Postado Abril 30, 2013 (editado) Eu aprendi a montar o cubo pelo metodo de camadas, aquele do renan cerpe, agr pra passar para o fridrich começo a decorar direto as OLLs e PLLs ou aprendo primeiro o modo de montar a ultima camada igual ao tuto do carlos? Oq aconselham para inciar essa parte? A parte do F2L ja decorei quase todos.... Editado Abril 30, 2013 por Pedro Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 30, 2013 As coisas que você vai aprender naquele esquema do meu tutorial, já fazem parte das OLLs e PLLs. Então mesmo que você escolha ir direto para elas, vai acabar aprendendo os algoritmos do básico. Saca? Então fica melhor aprender o do básico antes, porque você aprende primeiro as OLLs e PLLs que mais vão te ajudar, e mesmo quando você for para o avançado, vai continuar usando essas para uns casos mais específicos. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 30, 2013 hmmmm entendi, vou dar uma olhada amanha aqui entaao Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 30, 2013 Tem certeza Carlos? Estava vendo sua apostila básica e comparando com a do Renan, o modo que aprendi que com o Renan, não usa bem Oll's e Pll's não. Pelo menos na época que aprendi. A gente montava a cruz amarela já ordenada e dela, orientava as quinas (mas sem ter que, necessariamente por a parte amarela delas pra cima) e depois ajeitava a posição das peças (pondo a amarela pra cima). Se for, tem que tomar que muda um pouco. E, pelo que vi, começando a estudar as Pll'/Oll's é que tem casos específicos que acho que esse outro método seja mais rápido que o padrão do Fridrich... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 30, 2013 Também estou estudando as OLL's mas não tenho muito tempo para treinar e, somando a minha limitação intelectual, a minha evolução se torna super lenta. Ainda não sei como vocês conseguem decorar tantos algoritmos pois, além de ter dezenas de casos, para cada caso existem vários algoritmos possíveis. Mas estou indo devagar para ver até onde consigo chegar. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 30, 2013 Eu estive na mesma situação que você, recomendo que você vá misturando os 2. Por exemplo, o Renan usa como básico você fazer uma linha amarela, já o Carlos uma cruz dividida no meio, então aprendendo os 2 algoritmos já adianta a cruz amarela em 1 formula. Acho o tutorial básico do renan mais fácil, mas o do Carlos é um friedrich básico, então vale a pena aprender todos os algorítmos que tem nele, até porque o intermediário vai completar ele depois. O do Renan tem, no fim, movimentos muito difícil de fazer com fingertricks (D F D' F' D F D' F' e o F D F' D' F D F' D). O que eu fiz foi pular pro Intermediario do Carlos (já que no site do Renan só tem Friedrich e Básico, o que dificulta MUITO) e nos movimentos mais estranhos voltar um pouco ao básico do Carlos. No fim das contas, o objetivo é aprender todos os casos da cruz amarela, o F2Lintuitivo(recomendo treinar desde o começo. Com prática reduz MUITO seu tempo) e os casos de PLL de permutação de meios. O bom do Tutorial do Carlos é que depois tu já vai ter aprendido 2 PLL a mais (T e Y), além de 2 OLL (uma T também e a outra com um bloco de 4 amarelos) numa fórmula só, além da permutação de cantos. Dica pro Newbie: tem muitas fórmulas que simplesmente não entram na cabeça, para resolver isso vou para a Wiki do Speedsolving e escolho a PLL/OLL mais fácil de decorar para aquele caso, evitando movimentos Y,X e Z que, no meu caso, me arrebentam completamente) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 30, 2013 Estou fazendo isso mesmo que você sugeriu. Eu imprimi o manual de bolso do Cinoto (que já está organizado aos pares) e consulto o Sppedsolving.wiki pra ver se tem algum algoritmo mais fácil (e pra visualizar a movimentação); mas para o Tico e Teco, é muita informação. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 30, 2013 entao, eu resolvo pelo metodo de camadas, mas cheio de algoritimos q deixam ele mas rapido, uns achei pela net, outros eu msm percebi, mas resumiindo é isso, a parte de decorar OLL e PLL ta sendo mt complicado, nao sei se conseguirei agr, tenho só mais essa semana pra treinar de verdade pq nao tenho aula, dps voltam minhas aulas do cursinho e tenho q focar nos estudos pra passar no vestibular, acho q vou só aprender o F2L q acho q consigo ate segunda e ficar por isso mesmo, no meio do ano tento o resto.... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 30, 2013 O do Renan tem, no fim, movimentos muito difícil de fazer com fingertricks (D F D' F' D F D' F' e o F D F' D' F D F' D). Isso eu solucionei pra mim, girando o cubo, de modo que o F vira R, isso me facilitou bastante em relação ao tempo. As pll's e oll's eu tenho feito de uma maneira "diferente", tenho visto os finais que mais caem, usando o método do site do Renan mesmo que já gravei, ai, pego esses casos e vejo as oll's e pll's específicas deles. Mas tbm to vendo a apostila basica e intermediária que o Carlos me mandou, ai ta ficando maneiro. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 30, 2013 Tem certeza Carlos? Estava vendo sua apostila básica e comparando com a do Renan, o modo que aprendi que com o Renan, não usa bem Oll's e Pll's não. Pelo menos na época que aprendi. Tô ligado! O que quis dizer é que mesmo pegando o da minha apostila básica ou direto OLL e PLL, você já estará migrando para o esquema do Fridrich. Aí o da apostila é como se você fosse direcionado a aprender os OLLs e PLLs que mais vão fazer diferença para quem não sabe nenhum. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 30, 2013 decidi, vou decorar só o F2L msm, no meio do ano aprendo OLL e PLL dica dos "melhores" algoritimos de f2l? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 30, 2013 Você decidiu não ir para o Fridrich, mesmo aprendendo só os algoritmos do básico? Pensa bem porque isso pode te fazer acostumar muito mais com esse outro jeito e dificultar para você mudar depois. Se pensa em ficar rápido, na minha opinião você deveria reconsiderar a possibilidade de reaprender o básico. Sobre o F2L, se você já souber o intuitivo, treine muito! Depois que começar a reconhecer casos específicos e quiser um atalho para eles, aí você vai na lista de algoritmos e procura especificamente o desse caso. Aos poucos você vai aprendendo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 30, 2013 (editado) No começo, aprendi 4 casos de PLL, que é de trocar os três cantos e trocar os meios. E os sete casos de cruz amarela no topo, que é para deichar tudo amarelo. Aprender esse sera facil e te ajudara muito. Editado Abril 30, 2013 por 13pablo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 1, 2013 No começo, aprendi 4 casos de PLL, que é de trocar os três cantos e trocar os meios. E os sete casos de cruz amarela no topo, que é para deichar tudo amarelo. Aprender esse sera facil e te ajudara muito. Se foi pelo tutorial do Carlos tu aprendeu também a trocar cantos anti-horário e as PLL T e Y. Recomendo ir testando todos os algoritmos com o cubo já correto e ver o que é que ele faz. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 1, 2013 Você decidiu não ir para o Fridrich, mesmo aprendendo só os algoritmos do básico? Pensa bem porque isso pode te fazer acostumar muito mais com esse outro jeito e dificultar para você mudar depois. Se pensa em ficar rápido, na minha opinião você deveria reconsiderar a possibilidade de reaprender o básico. Sobre o F2L, se você já souber o intuitivo, treine muito! Depois que começar a reconhecer casos específicos e quiser um atalho para eles, aí você vai na lista de algoritmos e procura especificamente o desse caso. Aos poucos você vai aprendendo. não é q eu decedi nao ir para o Fridrich, é q tenho q estudar, dai nao tenho tempo pra ficar aprendendo tanto assim :/ dai vou aproveitar essa semana pra aprender bem o F2L e mais pra frente qdo der aprender o resto..... e aprendi sim o F2L intuitivo, e já alguma formulas do F2L, to indo de poquinho em poquinho, um dia eu chego no sub 20.... kkk Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 1, 2013 não é q eu decedi nao ir para o Fridrich, é q tenho q estudar, dai nao tenho tempo pra ficar aprendendo tanto assim :/ dai vou aproveitar essa semana pra aprender bem o F2L e mais pra frente qdo der aprender o resto..... e aprendi sim o F2L intuitivo, e já alguma formulas do F2L, to indo de poquinho em poquinho, um dia eu chego no sub 20.... kkk Estranho. Costumo ver que muitos quando pegam intuitivo vão pro PLL e depois OLL, que são mais fáceis. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites