Postado Abril 25, 2013 Olá Pessoal!Gostaria de algumas dicas.Estou aprendendo o fridrich.Falta aprender as OLL, ja sei mais da metade.faço a OLL e PLL rapido, o problema é fazer as F2L eu demoro um pouco não para fazer mas para achar os pares. Parte delas estão no meio, no topo, nos cantos errados e isso faz eu perder bastante tempo até acha-las.Atrapalha muito.E também tem a cruz inicial, nossa mas é complicado. Tento fazer ela com a parte para baixo mas não adianta levo uns dez segundos só pra fazer a cruz.Claro eu sei precisa de treino. Tem muita gente que sabe pouco do fridrich e faz em 15 segundos.Eu sabendo quase tudo, faço em 30 a 40 segundos. Estou aprendendo os algoritmos para fazer sem precisar ficar girando o cubo,tentando usar edge controu mas não adianta meus tempos sempre são altos. Estou dando umas olhadas aprendendo o basico somente os casos basicos dos ZBLL .Vocês teriam algumas dicas para me ajudar com as F2L e com a cruz inicial? Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Abril 25, 2013 (editado) Aí Pablo, treine bastante que os resultados vão aparecer. Vou citar um post que encontrei dando uma pesquisada rápida aqui e que pode te ajudar: Cara, não fique triste se eu te disser, mas ja vi gente com uma semana de treino com tempos melhores que o seus, mas calma lá! é bom que você monte nessa velocidade razoável, por que fica muito melhor pra aprender e ser bem mais rápido depois, se você ja tivesse montando numa velocidade absurda, as coisas não iam entrar tão facilmente na sua cabeça. Pela diferença de tempo entre seu PLL skip e recorde com full solve me parece que seus tempos são bem uniformes e constantes, isso é muito bom. Analise dos seus métodos : Cross: meu amigo, se ainda estiveres demorando mais que 4-5 segundos para montar a cruz... é hora de treinar isso! se tiver fazendo neste tempo, apenas ignore. Dicas de treino da cruz : pegue um cronometro e vamos lá! embaralhe o cubo, ligue um cronômetro qualquer, e tente gravar a posição da peças, e como você fará para montar a cruz, quando der 1 min. no cronômetro, feche os olhos e monte a cruz. Fácil né ? então depois que estiver com pratica, baixe o tempo de gravar a cruz para 30s, 15s, 10s (acho que 10s ja está de bom tamanho). No que isso vai te ajudar a montar ela rápido ? bem, se você não não tiver que olhar pra cruz na hora de montar, seus movimentos serão automáticos pelo que você gravou da posição das peças, e movimentos automáticos tendem a se tornarem rápidos, outra vantagem absurda é que enquanto estiveres montando a cruz automaticamente, tu ja pode ir procurando o primeiro par do F2L F2L: MUITA ATENÇÂO AÍ !!! o F2L é a parte mais importante da solve, principalmente pra quem está começando, por exemplo, eu que monto em 35-40s demoro cerca de 25s só pro F2L! absurdo não ? Dicas de treino do F2L: aconselho a treinar MUITO, mas muito mesmo, o F2L, treine bem devagar, tente achar as melhores combinações pra cada caso, desenvolva sua própria técnica, depois que estiver mais adaptado e ganhando confiança, vá acelerando , você vai notar que conforme seu F2L vai se desenvolvendo suas solves vão ficando mais rápidas. Aconselho também a dedicar uma parte do seu treino só pra F2L, monte a cruz, faça seu F2L, embaralhe e faça de novo, repita varias vezes, assim seu cérebro assimila os casos as resoluções mais rapidamente. Uma alternativa que podes tentar, é treinar com a ajuda de um metrônomo, um aparelho, ou programa, que emite pulsos sonoros em uma velocidade ajustável pra que você possa acompanhar, por exemplo, ele faz bip, bip, bip, e em cada bip, você faz um ou dois movimentos , podes também ir aumentando a velocidade de 180 pra 250, 350bpm, e assim vai, encare BPM como Fingertricks Por Minuto. Dpois que seu F2L ja tiver mais apurado, tem uns vídeos do Carlos e do Dechichi mostrando "atalhos" pros casos de F2L que são extremamentes Úteis. A propósito, eu acho que algorítmos de F2L pra quem ta começando não é muito legal, o negócio é fazer intuitivo msm, ainda por que em muitos algorítmos você gira o cubo de mais. OLL: Até o sub 20, eu acho que 2Look OLL tá de bom tamanho, da pra executar em uns 2-3 segundos essa parte, é não é difícil de reconhecer os casos, aprender outros casos de OLL que não sejam de cruz por enquanto, pode confundir sua cabeça e baixar seu tempo. Eu por exemplo, aprendi alguns casos de OLL sem cruz, por serem muito fáceis de reconhecer e de executar, como os que formam a lera "T" a letra "H" e a letra "d" normal e invertida. Dicas de treino de OLL: Pra aprender os casos, e executar o algorítmo rápido, recomendo ficar forçando os casos e resolvendo, mas eu acho que pra OLL o melhor mesmo é montando o cubo mesmo, sem truques. PLL: Acho que o que o que eu disse sobre o OLL vale pros PLL's também, com 2 Look PLL já da pra fazer ótimos tempos, mas se você quiser, e se não ficar muita coisa pra aprenderes, eu acho interessante aprender 17 casos de PLL, os que não são permutação "G", que tem 4 casos, meio chatos de reconhecer e executar, com esses 17 ja da pra fazer ótimos tempos e um bom aproveitamento. Dicas de treino de PLL: bem, acho que o negócio é ir montando o cubo mesmo, assim você acostuma a reconhecer os casos melhor durante a solve, o que é muito importante, pra aprender a fazer os algorítmos rápidos, uma solução é o PLL attack, mas eu não acho muito interessante, porque você já sabe o caso que vai "cair" então não tem a parte de reconhecimento. Você ja tem um cubo bem bom, não vai precisar trocar tão cedo, e não se preocupe com o look ahead, ele vem com o tempo, mas pra melhorar ele no f2l, o negócio é você fazer devagar, em uma velocidade que seu cérebro acompanhe, melhor que executar os algorítmos rápidos, é reconhecer e prever o prox. movimento rapido. Ou seja, tudo se resume a uma coisa: TREINO Link de um Metrônomo: http://www.baixaki.com.br/download/metronome-plus.htm Link dos vídeos de F2L que eu citei: Parte 1: A parte 2,3, e 4 tu encontra ali do lado do video satisfeito ? '-' Fonte: http://www.cubomagicobrasil.com/forum/topic/9231-me-deem-dicas-para-melhorar/#entry102864 Edit: Alterei o título do tópico para deixar mais descritivo. Editado Abril 25, 2013 por Carlos de Alcântara 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 2, 2013 Obrigado pela dica Carlos! Estou melhorando na cruz. Pretendo melhorar, agora to fasendo ela em menos de 5 segundos! Consegui um sub 25!!! 5 solves com média de 24.86 tempos 23.27, (21.58), 27.70, 23.89, (27.86)e uma média de 27.81 com 50 solves. Aeeee... to melhorando kk Agora to conseguido acha os pares de F2L mais facilmente. Nova meta sub 20 kk Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 8, 2013 (editado) Concordo com o post que o Carlos citou. Treinar o lookahead(esse negócio de planejar a cruz antes do solve começar) ajuda muito. Sobre o F2L não posso opinar, pois ainda tenho problemas como os seus.Tem com editar meu post Carlos? O texto ficou repetido 3 vezes Editado Maio 8, 2013 por Carlos de Alcântara 1 pessoa curtiu isso Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 8, 2013 Você tem como editar também, clicando no botão que tem no seu post. Já consertei aqui, mas fica a dica para a próxima vez. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 8, 2013 (editado) É que eu tô pelo celular, daí não aparece o botão. A propósito, agora eu tava me lembrando duns vídeos que eu tinha assistido sobre fazer a Cruz rápido. Acho que eram do badmephisto. Quando eu chegar em casa te passo o link, só que o vídeo é em inglês. EDIT: descobri como editar via celular Editado Maio 8, 2013 por Pedro K Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites