Mentoria de Inglês - Carlos de Alcântara
Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Carlos de Alcântara

Ideia de solução para o tempo limite no Multi Bld

15 posts neste tópico

Já aconteceram várias discussões sobre o tempo limite do Multi Bld: se deve diminuir, para quanto diminuir...

E eu nunca me posicionei porque não achava que nenhuma das opções realmente se destaca das outras como melhor. Mas eu acabei de ter uma ideia:

E se, além da quantidade de cubos, o tempo também fosse considerado como critério principal? No caso haveria uma conta para determinar a quantidade de pontos que o competidor fez como já acontece, mas que o tempo também entraria na conta de alguma forma. Deu para entender?

Dar um exemplo: 10/10 cubos em 42 minutos. 10 pontos pelos cubos + X pontos referentes a ter conseguido fazer numa velocidade 4,2 minutos/cubo). Não pensei muito ainda sobre como essa conta seria feita porque acabei de ter a ideia e prefiro saber o que acham antes de gastar tempo com isso à toa, mas seria feita em alguma considerando uma proporção que ficasse tão justo quanto é hoje, mas que possibilitasse o competidor de ser beneficiado se ele escolhesse fazer utilizar um tempo X como base (menos que o tempo limite).

A defesa que tenho para essa minha ideia é de que ela resolve o problema de ficar mudando o critério do Multi Bld "toda hora" de acordo com a evolução do desempenho dos competidores, tendo que criar um novo ranking do zero e acabando por desconsiderar todo o resto que já passou. Como a gente não sabe se com a evolução das habilidades do pessoal vai fazer com que o Multi passe a ter um tempo de 30 minutos, 20 ou sei lá, com esse critério permitiria abranger a evolução tanto da quantidade de cubos, quanto do tempo gasto.

O que acham? Se tiver ficado confuso eu explico melhor.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Carlos, uma dúvida, não tenho muito conhecimento sobre a discussão que tem sobre MBLD, por que querem fazer a alteração do tempo limite?

Compartilhar este post

Link para o post

Vc está propondo que mesmo que o limite caia para 20 min e dpois para 10 min, por exemplo, o critério de cubos/tempo continuaria válido e não alteraria o ranking, é isso? Transformar o MultiBlind em SpeedMultiBlind?

Se for isso, acredito que muda o conceito da modalidade, não sei se é bom ou ruim, mas a mudança seria maior ainda do que uma simples redução de limite. Não conheço o perfil do pessoal que toma as decisões mas eles teria que ser bem visionários para mudar tanto. Talvez não tenha entendido a ideia por completo, mas na minha cabeça agora seria alterar o conceito apenas para minimizar os efeitos de mudanças futuras, mas sem garantia que as mudanças de limite parem de ocorrer, daí eu precisaria de depoimentos de quem treina isso de verdade pra saber o quanto isso é interessante pra eles. Digo isso pensando em situações em que um ninja faça 2/2 em menos de um minuto e ganhe de outro ninja que faça 6\6 em 10 min. Daí viria a história da conta que vc falou, ela seria bem complexa para variar o multiplicador de acordo com a quantidade de cubos deixando o competição ainda com características de Multi do contrários ela vira só Speed.

Se eu peguei a linha errada de raciocínio, dá uma luz aí pra eu entender melhor.

Compartilhar este post

Link para o post

Mas já é feito assim, o tempo é o segundo critério. Ou é isso, ou não entendi nada que o Carlos disse.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Rafa, dá uma olhada melhor nesse tópico que a gente fala um pouco sobre isso.

Willian, minha ideia é que o tempo passe a oficialmente fazer parte do primeiro critério.

Éder, você entendeu certo. Minha ideia pode parecer meio utópica principalmente por causa da parte da conta, que parece complexa mesmo e requer um bom estudo para elaborar a fórmula. Mas supondo que conseguíssemos uma conta interessante, talvez não descaracterizasse a modalidade tanto quanto parece, porque se for parar para pensar, o Multi Bld já é "speed" (desde que adicionaram o limite de tempo). Quanto mais cubos o cara faz, querendo ou não é um reflexo do quão rápido ele é, para caber aqueles X cubos no tempo máximo disponível.

Como a ideia é não causar mudanças bruscas, nesse critério de avaliação a princípio continuaria com os 60 minutos de tempo máximo, e o competidor vai usar como base o tempo de 60, ou menos, se quiser. Naturalmente não vai ser na hora de competir que o cara vai escolher 20 minutos ou 30, ele vai ver isso quando estiver treinando em casa e começar a treinar com o tempo que ele acha melhor para ele (de acordo com o método de memorização dele etc).

Concordo que a opinião dos caras que praticam é muito importante, inclusive mencionei o tópico para o Walter numa mensagem e estou mandando para outros que treinam essa modalidade para ver se a ideia parece boa, mesmo que ainda pouco desenvolvida.

Compartilhar este post

Link para o post

Desse modo seria muito mais vantagem fazer 2/2 em menos de 1 minuto, do que fazer 30 cubos. Acho que perde o brilho da modalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

A conta seria feita de forma que não favorecesse isso, por isso que falei que ela parece complexa. Se o cara fizer, por exemplo, 2 em 1:00 (30 segundos por cubo), e um outro fizesse 3 cubos em 1:30 (também 30 segundos por cubo), o segundo ficaria na frente, já que a quantidade maior de cubos também influi numa maior pontuação:

Primeiro competidor, com 2 cubos em 1:00: 30 por cubo (X pontos), + 2 cubos (Y pontos)

Segundo competidor, com 3 cubos em 1:30: 30 por cubo(X pontos) , + 3 cubos (Z pontos)

Compartilhar este post

Link para o post

Não entendo muito de MultiBLD (na verdade não monto nem um 2x2 BLD), mas acho que uma solução seria usar um calculo de pontuação utilizando progressão geométrica de razão 2 para o número de cubo e depois divide pelo tempo. Então cada cubo a mais teria duas vezes o valor do anterior, o que impossibilitaria a pessoa fazer MBLD com 2 cubos. Em compensação se você demorasse muito, não compensaria porque não seria uma simples diminuição, mas uma divisão o que reduziria a pontuação absurdamente.

Outro ponto é que por ser só uma formula matemática ao invés de uma mudança drástica nas regras, só precisariam converter o ranking atual, ao invés de fazer do 0. Não pode ser uma formula muito complexa também, então deixo pro pessoal das exatas tentar inventar alguma formula...

Compartilhar este post

Link para o post

Vim até aqui por causa da mp do Carlos pedindo uma opinião de um competidor dessa modalidade.
Nem me considero direito competidor de multi, mas a minha opinião de verdade é que não deveria mudar nada.

Entendi mais ou menos a ideia do Carlos, mas vou esperar vocês bolarem alguma conta aí que me convença.
Acho 10 minutos por cubo, e 60 de limite, razoável. Dá pra manter o "brilho" da modalidade, como disse o sábio Willian, pros caras que levam a sério e fazem dezenas de cubos, e o pessoal que faz poucos cubos tem o tempo reduzido.

Entendo que toma tempo dos campeonatos, e pode ser chato pro pessoal que assiste, mas encaro como uma modalidade que tem que ter seu tempo mesmo e é isso aí.
FM também demora, não tem a menor graça pra quem assiste, e também não gostaria se reduzissem o tempo.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post

Estava meditando nessa pontuação, Carlos, e notei que ela teria que ser de uma sagacidade maior do que eu pensava. Um ninja que faz 60 cubos em 60 min tem um multiplicador imenso para compensar o tempo e manter as características de Multi. Daí o limite cai para 20 min, e o recorde mundial correria o risco de se tornar inatingível, para evitar teriam que mudar a curva de cálculo, mudaria então novamente o critério e cairíamos no mesmo problema de hoje.

Daí supondo que a curva de cálculo seja feita por um ninja que resolva esses problemas e um cara consiga bater o recorde depois da diminuição do limite para 20 min. Sempre vão dizer que o ninja 1 é o recordista das antigas com limite de uma hora e ninja dois o recordista atual com o limite de novo. Como aconteceu com a natação com e sem maiô de "tubarão". Acho que esse impasse complica mais a execução do plano do que a dificuldade de se elaborar a fórmula.

------

Fiquei lembrando de algumas provas de atletismo, mesmo sendo as mesmas e debaixo das mesmas regras possuem rankings diferentes só pelo fato de ser em estádio aberto ou fechado. Acho que se quisessem agradar todo mundo poderiam deixar 2 ou 3 rakings ativos para o MBLD. Separando o ranking de uma vez a distinção dos recordistas estaria explícita e não implícita. Daí a organização do campeonato escolheria qual tipo de MBLD usaria, deixado vedada a possibilidade de se usar mais de uma. Pois assim como no atletismo não tem como existir no mesmo evento o salto com vara coberto e ao ar livre, é um ou outro. Daí na hora de elaborarem o evento escolhem se será com limite de 60, 30 ou 10, por exemplo. Não teria que mudar regra, cancelar ranking ou inflar mais o campeonato. Isso ajudaria até a colocar o MBLD em campeonatos pequenos que não contemplaria a modalidade com o limite de 60 min. Porém, mais uma vez não sei o quanto isso é interessante para quem gosta de MBLD e nem em que pé estão os debates disso lá "em cima".

Compartilhar este post

Link para o post

Como disse o Willian, quem faz muitos cubos sai prejudicado. É muito mais "fácil" fazer dois cubos a 30s por cubo do que fazer 10 cubos a 1 min por cubo (pelo menos na minha humilde opinião).

E como já disseram, não resolveria a questão do tempo total.

Viraria mesmo um speed multi, pq as pessoas tentariam fazer 5 ou 6 cubos bem rápido, ao invés dos muitos que fazem agora. Aí acho que teria mais ou menos o mesmo efeito de reduzir o limite pra 10 min (o que eu não gosto muito).

Compartilhar este post

Link para o post

Acho que uma solução fácil para a questão do tempo para organização, é permitir aos organizadores colocarem limites de cubo ou tempo na modalidade.

Compartilhar este post

Link para o post

acho que não deviam diminuir o limite...

um dos motivos é que se diminuíssem o limite de tempo, o recorde atual seria impossível de ser quebrado praticamente, também que estipulando um limite mais alto, tal como o atual de 1 hora, leva aos competidores tentarem resolver cada vez mais cubos, pois o tempo lhes permite

Editado por Gabriel Barthasson

Compartilhar este post

Link para o post

acho que não deviam diminuir o limite...

um dos motivos é que se diminuíssem o limite de tempo, o recorde atual seria impossível de ser quebrado praticamente, também que estipulando um limite mais alto, tal como o atual de 1 hora, leva aos competidores tentarem resolver cada vez mais cubos, pois o tempo lhes permite

Você tá ligado que antes tinham os recordes mundias sem tempo limite e depois passou a ser de 1h, né? Para resolver isso eles zeraram o ranking.

Compartilhar este post

Link para o post

Sou meio intrometida nisso por não ter muito conhecimento sobre o assunto, mas mesmo assim, acho que não deveria ter a redução do tempo limite, pois se é pela demora, seria só optar por não utilizar a modalidade no campeonato, como acontece nas modalidades com o mesmo limite de tempo em média (4x4 BLD, 5x5 BLD e FM). Pois se tivesse essa redução nas outras modalidades citadas, ficaria muito mais difícil para alguns poder resolver.

Por exemplo, não acho que o Walter conseguiria em um campeonato fazer 10/10 em 30min, talvez ele até consiga, mas mesmo assim, é muito mais difícil, e como citaram antes, tornaria a modalidade mais speed e tirariam o foco da modalidade.

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0