Jhonatan Martins

Eu preciso ser "bom" para participar de um campeonato de cubo mágico?

23 posts neste tópico

Então... eu nunca participei de um campeonato de verdade e meu tempo não está tão bom ainda, fica com media de 40 a 50 segundos fazendo só o metodo básico e usando F2L intuitivo, algumas vezes consigo fazer até menos (com meu melhor tempo de 30.08 segundos). Eu preciso ser relativamente bom pra poder participar? Há pessoas com tempos mais ou menos nesse valores que participam? Se fosse participar seria só por diversão mesmo, sei que ainda tenho que praticar bastante.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

Cara da uma lida aqui

Mensagem aos Iniciantes:

Muitas pessoas acham que os campeonatos em geral são só para os bons, os mais rápidos, os mais treinados, e que não teriam talento para competir, afinal a mídia nos passa essa imagem sobre campeonatos do Brasil e do mundo, onde quem participa só chegaram lá por serem muito talentosos. Muitos iniciantes acham que os campeonatos de cubo mágico são a mesma coisa. Imaginam que se resolverem devagar ou se errarem, passariam vergonha, portanto nem se inscrevem. Muitos que não conhecem os campeonatos de cubo mágico acham que é sempre um clima de tensão e que os competidores se entreolham com um ar de disputa. Quase todos os iniciantes que sabem resolver cubo mágico não se auto-nomeiam cubistas.

A partir do momento que um amigo incentiva outro a participar para conhecer, todo o conceito de campeonato que ela tinha anteriormente muda completamente, pois ele passa a conhecer realmente o propósito dos campeonatos no Brasil.

O campeonato de cubo mágico brasileiro está na sua 15ª edição. É um "esporte" novo no Brasil, o primeiro campeonato aconteceu somente em 2007. Até hoje, poucas pessoas sabem resolver, e pouquíssimas se dedicam a resolver rápido com métodos avançados. Portanto, quando se participa de um campeonato, se está principalmente adquirindo a entrada para um grupo de amizades, onde todos se apoiam e trocam idéias interessantes para ajudar um ao outro. Aqueles que montam em 15 segundos torcem para os que montam em 3 minutos conseguirem melhorar seus tempos oficiais. Um exemplo disso aconteceu no campeonato do SESC Santos 2010, onde uma menina que havia aprendido 1 dia antes e que nem tinha intenção de participar, conseguiu resolver em 9 minutos e 54 segundos, onde o limite é de 10 minutos. Ela só não foi a mais aplaudida por todos pois nesse campeonato outro competidor bateu o recorde sulamericano no 3x3x3.

Para aqueles que não sabem resolver o cubo mágico, nos campeonatos sempre há muitos com boa vontade de ensinar. Os campeonatos são abertos ao público, qualquer um pode visitar e conhecer este mundo diferente, assistir às resoluções de outros competidores nas 19 modalidades oficiais diferentes, algumas com 1 mão, outras com os olhos fechados, e conhecer os cubos mágicos de variados tipos e formas.

Portanto, do contrário do que todos imaginam, nos campeonatos em geral não costuma haver competição! A única disputa que realmente importa para um iniciante é consigo mesmo, para melhorar seus próprios tempos com o apoio dos outros participantes. Para participar, basta saber resolver o cubo mágico, nem que seja um 2x2x2, para se tornar um cubista legítimo! É até melhor que os iniciantes, num primeiro campeonato, não façam um tempo bom, para que nos próximos com certeza tenham um gostinho melhor por estarem batendo os próprios recordes oficiais com facilidade.
Os campeonatos de cubo mágico são como maratona. Aqueles que conseguem concluir nem sempre estão preocupados com o tempo, o que importa é terminar.

A turma de amigos do cubo mágico está convidando todos vocês, cubistas de qualquer categoria, a participarem! Por isso, deixem o medo e a vergonha de lado, peguem seus cubos e se inscrevam! Vocês vão ver como é divertido participar, assistir e se admirar com os monstros na arte dos cubos, e ao mesmo tempo registrar um tempo oficial no ranking mundial da WCA, mesmo que seja o pior de todos.

O que vale mesmo é se divertir, e nisso o cubo mágico tem de sobra!

por: Fabio Bini (sbcubos.com) - "Have Fun"

fonte: https://sites.google.com/site/sbcubos/

Compartilhar este post

Link para o post

Eu nunca fui para campeonato, mas acho que isso de precisar ser bom pra ir em um não é verdade. Por um motivo bem simples: Quantos cubistas daqui do forum tem condições de ganhar de, sei lá, o Dechichi? Quantos poderiam ganhar do cinoto no feet 3x3? Eu mesmo nunca me imaginaria ganhando desses e de outros que são bons aqui.

Entrando no site da WCA, vi que o Dechichi ganhou os ultimos 11 campeonatos no 3x3 que ele foi. O hungaro Endrey (um cara que eu acho que tem algum problema mental, para conseguir aquela memorização) ganhou os últimos 6 campeonatos que participou no BLD, com 3 WR. Se só pode ir os bons, qual seria a graça de competir? O legal da competição, na minha opinião, é competir contra o seu eu do passado, tentando baixar cada vez mais o seu tempo oficial.

Compartilhar este post

Link para o post

pois aqui vai ter o Draco 2013.. agora em maio.. eu to sem cubo de speed. tenho um rubkis 3x3 e mu guhon nao chega nunca.. estou com um shengshou de um amigo que por sinal ta de fabrica nao sei tencionar ele e to sem lube.. tambem nao sei nada de f2l estou tentando decorar os pll ainda.. meu melhor tempo marcado ate hj e 1:41:34 fazendo pelo metodo de camadas.. com alguns ajustes pessoais.. entao pensei em ir no camp so para olhar.. conhecer o pessoal e tal.. ver se pego a manha de f2l para quem sabe no proximo eu ja particiar pelo menos tendo tempos sub 60. mas depois de ler isso penso em ir para participar agora.. mas ainda e uma duvida terei que ver mais proximo.. mas e importante isso para novatos..

Compartilhar este post

Link para o post

Não, não precisa ser "bom" pra competir, pelas regras da WCA, tu só precisa fazer em menos de 10min, sendo que tu faz em menos de 1min, quando eu resolvia em 1min, eu já tinha vontade de ir em campeonatos. Quando tu for em um campeonato tu irá perceber que o competir é o de menos, tu vai conhecer o pessoal, conversar, se divertir; isso, na minha opinião, é o que mais motiva. Aproveita que tu és de SP, estado onde mais têm campeonatos e participe, pois se eu fosse tu, não pensaria duas vezes, eu competiria.

E boa sorte no campeonato. ;)

Editado por Rafaela

Compartilhar este post

Link para o post

Pois é! Também recomendo ir pro campeonato o quanto antes puder, independente dos tempos que você faz. Os motivos são os que o pessoal já falou aí no tópico.

Mesmo se você pensar em ser o melhor, se você deixa para seu primeiro campeonato ser o que você já quer ficar em primeiro, você vai tender a ficar muito mais nervoso do que o normal, aí a chance de dar tudo errado e você se frustrar aumenta. Aí todo o seu plano de vencer o primeiro campeonato já foi por água abaixo. Depois disso você perceberia que isso foi besteira e que poderia já ser amigo da galera toda há anos...

Compartilhar este post

Link para o post

Então... eu nunca participei de um campeonato de verdade e meu tempo não está tão bom ainda, fica com media de 40 a 50 segundos fazendo só o metodo básico e usando F2L intuitivo, algumas vezes consigo fazer até menos (com meu melhor tempo de 30.08 segundos). Eu preciso ser relativamente bom pra poder participar? Há pessoas com tempos mais ou menos nesse valores que participam? Se fosse participar seria só por diversão mesmo, sei que ainda tenho que praticar bast

Dê uma olhadinha no site da wca e veja quanta gente já participou com tempos bem maiores que os seus e aí tire suas conlusões. Com 30.08 você ficaria entre os 100 primeiros esse ano.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu a todos pelos comentarios ^^ e Carlos eu não iria muito por competir e pensando em uma posição boa, até mesmo prq eu sei que não conseguiria haha, sendo que também tento fazer amizades com quem gosta dessas coisas :) era mais por pensar que poderia ficar por fora um pouco das coisas, mas me deu vontade agora (já tava com vontade antes, só duvida) vlw.

Compartilhar este post

Link para o post

Valeu a todos pelos comentarios ^^ e Carlos eu não iria muito por competir e pensando em uma posição boa, até mesmo prq eu sei que não conseguiria haha, sendo que também tento fazer amizades com quem gosta dessas coisas :) era mais por pensar que poderia ficar por fora um pouco das coisas, mas me deu vontade agora (já tava com vontade antes, só duvida) vlw.

Jhonatan, aproveita também quando tiver os encontros aí em Sampa pra ir. =D

Compartilhar este post

Link para o post

Jhonatan, aproveita também quando tiver os encontros aí em Sampa pra ir. =D

Teve um mês passado, eu quase fui mas na hora não deu mais :( kkk. Mas agora vou tentar ir sempre que der em algum

Compartilhar este post

Link para o post

Eu moro em sergipe e meu tempo ainda não é muito bom mas se ouver outro campionato aqui eu irei.

Compartilhar este post

Link para o post

Também estava com medo de passar vergonha por que minhas médias estao entre 50 e 60 segundos mas acho que vou começar a participar e no encontro de maio eu vou com certeza

Compartilhar este post

Link para o post

Fiz tempo de quase 2min no meu primeiro campeonato e não me arrependo. Se não tivesse ido não teria conhecido a galera, não teria me motivado, não teria feito o primeiro campeonato em Goiânia, não teria fundado, junto com os amigos, a Cubo Mágico Goiás.

Conheci um cubista em 2009 que esperou ficar bom para ir em um campeonato, em sua primeira participação a pressão de se sair bem era tanta que acabou tendo alguns problemas. Ele acabou me confidenciando depois que deveria ter estreado bem antes para poder competir sem pressão e ir se acostumando com o clima dos campeonatos.

Então senhores, meu conselho é sempre o mesmo: "Faz em menos de 10 minutos? Então inscreva-se"

Compartilhar este post

Link para o post

O mais engraçado é que o pessoal que já participa de campeonatos há mais tempo nem pensa muito nas modalidades, tem gente que nem treina mais, às vezes nem se inscreve em muita coisa, vai lá só pra rever os amigos, ajudar a embaralhar e dar muita risada.

Se você demora mais que 30 segundos no 3x3, aí não precisa se preocupar em fazer feio mesmo porque ninguém vai ficar olhando pra você. Quando der 10 segundos e virem que ainda está na primeira camada, vão procurar ver se não tem alguém mais rápido pra olhar. A não ser que você seja um garotinho bonito de 6 ou 7 anos, provavelmente não vai chamar muita atenção no primeiro campeonato, não precisa ter vergonha. Vergonha é não saber montar o cubo!

Compartilhar este post

Link para o post

E se o garotinho bonito faz em 20.55 seg; então ele chama mais a atenção ainda:

CIMG1773.JPG

Compartilhar este post

Link para o post

A não ser que você seja um garotinho bonito de 6 ou 7 anos...

Ou um cara malhado de sunga com óleo no corpo (pra mim só falta o óleo, me aguardem no próximo campeonato)

2 pessoas curtiram isso

Compartilhar este post

Link para o post

Ou um cara malhado de sunga com óleo no corpo (pra mim só falta o óleo, me aguardem no próximo campeonato)

AUSHHUASUHSAHUSA

Compartilhar este post

Link para o post

hahaha, Só preciso ter 7 anos então :D SOQNAOO

agora estou com vontade de participar :)

Compartilhar este post

Link para o post

hahaha, Só preciso ter 7 anos então :D SOQNAOO

agora estou com vontade de participar :)

Aeeee =D

Aproveita ^-^

Compartilhar este post

Link para o post

Aeeee =D

Aproveita ^-^

Ja tem um marcado pra mês que vem :D dessa vez eu vou

Compartilhar este post

Link para o post

É exatamente o que o cinoto falou, eu por exemplo não treino desde o são Paulo open, e este final de semana Vou no oficina open, o legal é conversar com pessoal, ajudar no campeonato, no meu caso viajar um pouco, entre muitas outras.

Eu falo pra vc não importa se você monta em 15 segundos ou em 5 minutos, vá em um campeonato, pois é muito legal e divertido.

1 pessoa curtiu isso

Compartilhar este post

Link para o post