Entre para seguir isso  
Seguidores 0
Cinoto

4x4 Vendado

14 posts neste tópico

Vou colocar os links de onde eu li as coisas, mas o Pedro me ajudou muito com as dúvidas, então podem postar as dúvidas aqui.

Inicio:

http://www.speedsolving.com/forum/showthread.php?t=201

Centros:

http://www.speedsolving.com/forum/showthread.php?t=2207

Comutadores:

http://www.speedsolving.com/forum/showthread.php?t=169

http://www.speedsolving.com/forum/showthread.php?t=697

Problemas:

http://www.speedsolving.com/forum/showthread.php?t=2206

Página do Erik:

http://erikku.er.funpic.org/rubik/r2.html

Mas sinceramente eu só uso duas coisas a mais que o 3x3 vendado:

Ciclo de centros: (r' d' r) U' (r' d r) U

Ciclo de meios: (r' D' r) U' (r' D r) U

Para os cantos é tudo igual ao 3x3.

Tem o problema das paridade do 4x4, e é a mesma coisa que já usa pra resolver olhando, mas para a paridade de meios de OLL tem que ser o algoritmo que só inverte os meios e não inverte os cantos: r2 B2 U2 l U2 r' U2 r U2 F2 r F2 l' B2 r2 (eu uso essa). E não dá pra fazer setup para isso, tem que trocar dois meios adjacentes mesmo, mas como quase nunca vai sobrar dois meios lado a lado, tem que fazer um ciclo de meios para jogar um meio para o lugar certo e os outros dois vão ficar errados lado a lado.

Eu também resolvo os centros primeiro para ficar mais sossegado. Se bem que a orientação dos cantos acho que dá certo fazer antes, pelo menos fiz uns testes e deu certo.

Decoro: cantos, centros, meios

Resolvo: orientação de cantos, centros, meios, permutação de cantos e paridades.

O bom do 4x4 é que não tem orientação de meios! Basta levar a peça para o lugar dela que ela sempre fica orientada! Isso é muito louco!! Cada peça tem seu lugar e orientação fixa.

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

nossa valeu cinoto era isso q tava procurando vou dar uma olhada e qq cois apergunto aqui

só uma duvida inicial não sei se faz muito sentido essa duvida mas vai lá

os meios você decora os ciclos igual no 3x3x3 certo ? vc começa com uma meio arbitrario ? supomos q seja UlF q seria o começoi do seu ciclo no meu caso eu uso o branco em cima e o vermelho na frente então esse meio seria o lugar do branco/verelho correto ?

agora supoha q começo a ver os ciclos e o meio q esta em UlF é o meio azul/laranja . Como saberei se essa peça vai em BuR ou em BdR ? pois os dosi são laranja/azul porem cada um tem sua peça definida correto ?

vlw

Compartilhar este post

Link para o post

Nossa muito bom mais nem o 2x2 BLD eu do conta :S

Compartilhar este post

Link para o post
os meios você decora os ciclos igual no 3x3x3 certo ?

Certo!

vc começa com uma meio arbitrario ?

Sim, começo com ULf, porque é uma peça que muda com aquele ciclo que coloquei:

Ciclo de meios: (r' D' r) U' (r' D r) U

supomos q seja UlF q seria o começoi do seu ciclo no meu caso eu uso o branco em cima e o vermelho na frente então esse meio seria o lugar do branco/verelho correto ?

Certo!

agora supoha q começo a ver os ciclos e o meio q esta em UlF é o meio azul/laranja . Como saberei se essa peça vai em BuR ou em BdR ? pois os dosi são laranja/azul porem cada um tem sua peça definida correto ?

Pois é, por isso falei que é muito louco que cada peça tenha seu lugar. Mas se tentar levar a peça para o lugar dela verá que ela só se encaixa orientada corretamente em um desses dois lugares, no outro ela fica invertida. No caso do seu exemplo, se ela é azul/laranja e o azul está em U, ela só pode ser de BdR. Mas se é o laranja que está em U a peça só se encaixa orientada em BuR (se colocar em BdR ela fica desorientada!). Só fazendo com o cubo pra você ver que louco!

Cara, no começo achei meio complicado mesmo, mas depois penso que a resolução é mais fácil que a do 3x3, o problema é só decorar que é quase igual a um multi BLD de 3 cubos 3x3.

Compartilhar este post

Link para o post

valeu cinoto mas ainda não entendi direito esse negocio dos edges..fiz olhando e vi q se colocar no lugar errado ela fica invertida mas como enquanto estou decorando o cubo eu sei em qual dos 2 lugares possiveis cada peça ficara orientada?

e vc só usa esses 2 alg a mais ? um pro centro e outro pros meios ? e de resto só setup moves certo ?

valeu

Compartilhar este post

Link para o post
valeu cinoto mas ainda não entendi direito esse negocio dos edges..fiz olhando e vi q se colocar no lugar errado ela fica invertida mas como enquanto estou decorando o cubo eu sei em qual dos 2 lugares possiveis cada peça ficara orientada?

Quando está decorando, você imagina uns giros do cubo pra elvar a peça para o lugar certo. Por exemplo naquele que vc falou que tinha a peça em UlF, o meio azul/laranja, com o azul pra cima. Pra levar pro lugar dele, você teria que fazer U2 e B', certo? Aí sabe que se fizer isso ela cai no lugar dela (BdR), mas poderia tentar levar lá de outro jeito: U' R, só que aí ela cai em BuR invertida. Qualquer manobra que fizer para levá-la para BdR ela sempre cairá lá orientada. Mas tem que imaginar a manobra mentalmente, no começo é dureza mesmo.

e vc só usa esses 2 alg a mais ? um pro centro e outro pros meios ? e de resto só setup moves certo ?

sim! só uso esses dois a mais e as paridades.

Compartilhar este post

Link para o post

assim eu n entendi muito bem, qual a "orientação" que vc usa, ou 'peça de referencia', pq no 333 agente usa os centros, o que n é possivel ser usado no 444, entao como vc escolhe a peça de referencia, e o que vc começa decorando primeiro?

Compartilhar este post

Link para o post
assim eu n entendi muito bem, qual a "orientação" que vc usa, ou 'peça de referencia', pq no 333 agente usa os centros, o que n é possivel ser usado no 444, entao como vc escolhe a peça de referencia, e o que vc começa decorando primeiro?

vc escolhe a configuração em que o maior numero possivel de centros esteja resolvido dai segue nessa configuração pleos centros tbm

Compartilhar este post

Link para o post

hmm, entendi..

mas se for pra usar somente esses algoritmos que o Cinoto usa alem dos que usualmente temos no 333bld, fica mais 'facil de errar' pq precisariamos fazer muito mais setup moves nao? pq um setup que volta errado ja zica tudo..

eu estava dando uma olhada nos links que estao ai, e tem muuita coisa explicando, seria legal se fizessemos um tutorial ja em portugues pq nem é todo mundo que manja no ingles do jeito que esta ali..

Compartilhar este post

Link para o post

Bom, to meio que revivendo, mas é uma dúvida.. o Cinoto tá viajando e talvez nao possa responder, mas espero que alguém possa

quando ele disse "Tem o problema das paridade do 4x4, e é a mesma coisa que já usa pra resolver olhando, mas para a paridade de meios de OLL tem que ser o algoritmo que só inverte os meios e não inverte os cantos: r2 B2 U2 l U2 r' U2 r U2 F2 r F2 l' B2 r2 (eu uso essa). E não dá pra fazer setup para isso, tem que trocar dois meios adjacentes mesmo, mas como quase nunca vai sobrar dois meios lado a lado, tem que fazer um ciclo de meios para jogar um meio para o lugar certo e os outros dois vão ficar errados lado a lado."

eu não entendi. Tipo se o meio for o DF, não posso fazer um F2, ou um giro de cubo e aplicar a paridade? Ou ele quis dizer algo totalmente diferente e eu to só me atrapalhando?

Compartilhar este post

Link para o post
eu não entendi. Tipo se o meio for o DF, não posso fazer um F2, ou um giro de cubo e aplicar a paridade? Ou ele quis dizer algo totalmente diferente e eu to só me atrapalhando?

é o seguinte no 4x4 cada peça de meio tem o seu lugar certo e elas , uma vez em seus lugares só podem estar bem orientados . se o meio branco/vermelho esta virado por ex (paridade de oll) dai tanto faz onde ele esta no cubo desde que estejam juntos . o que não pode é 1 peça branco/vermelho estar digamos em FUr e o outro em DRf dai não d apra aplicar o alg de paridade tem q deixar as 2 peças uma do lado da outra .

deu pra entender mais ou menos ?

Compartilhar este post

Link para o post

Ah, acho que etendi, entao se nesse caso que voce disse, tem um edge em FUr e outro em DRf, teria que fazer um ciclo novo pra deixar as duas viradas juntas e ai fazer a paridade, certo?

Compartilhar este post

Link para o post
Ah, acho que etendi, entao se nesse caso que voce disse, tem um edge em FUr e outro em DRf, teria que fazer um ciclo novo pra deixar as duas viradas juntas e ai fazer a paridade, certo?

exatamente :D

Compartilhar este post

Link para o post
Entre para seguir isso  
Seguidores 0