Postado Fevereiro 12, 2009 Tanto se fala em regulagem da tensão do cubo, mas afinal... O que é um cubo bem regulado? É lógico que tem o gosto pessoal e o "ponto que não da pop", mas a relação de diferença de tensão entre as faces faz diferença? Tem a ver com simetria nas tensões das seis faces? Pra vocês, qual é o caminho para equilibrar a melhor regulagem? Aproveito o ensejo pra agradecer toda a galera do fórum aqui, sempre dando mó apoio e dividindo experiência. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 Isso é uma duvida que eu tive também e meio que cheguei na conclusão que é opinião pessoal. Eu sempre tento deixar todas as faces girando igual, talvez o U e R um pouco mais macio. Mas acho que O CARA pra dar opinião sobre esse assunto é o Carlos =) Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 Mas acho que O CARA pra dar opinião sobre esse assunto é o Carlos =) Eu acho melhor não, porque ele não achou a regulagem até hoje!!! Brincadeiras à parte, realmente é muito difícil chegar a uma regulagem perfeita. Só testando mesmo. Com o tempo você vai se acostumando, e vai ficando mais exigente. Mas lógico que qualquer dica é bem-vinda! Eu faço assim: Primeiro tento deixar os parafusos na mesma altura. Isso é visual mesmo, e é um parâmetro bem grosseiro, mas serve só como um ponto inicial mesmo. Depois procuro comparar as faces opostas pra ver se uma não está mais presa que a outra, e faço as regulagens necessárias. Depois tento comparar todas, como um conjunto. E aí é no feeling mesmo... Mas o pessoal deve ter dicas melhores... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 hauehuaehuaeh esse é o meu tópico *_* Eu acho que não encontrei a regulagem perfeita até hoje porque ela não deve existir mesmo, só pode. Porque eu mesmo já tentei de tudo. O que acontece é que eu devo ser exigente demais com isso =T A regulagem ideal prá mim é assim: os lados F R B e L tem que girar exatamente da mesma forma, só isso já é meio chato de conseguir dependendo do cubo. Dica: caso algum lado teime muito em ser igual aos outros, dá uma permutada nos centros prá deixar esse centro teimoso ser o centro U ou o D. O centro da face D também não pode ser muito solto (porque dá pop e porque a camada de baixo começa a tentar se girar "sozinha" no meio de um algoritmo) e também não muito apertado (compromete a maciez dos movimentos pro F2L), mas esse centro da face D é ligeiramente mais apertado do que o da face U, que também não pode ser muito apertado nem muito solto (rapidez no OLL e PLL versus Pop). Não sei se deu prá entender muito bem, mas o que eu geralmente consigo melhores resultados é começando com o cubo com todos os centros apertados do mesmo tanto (seguindo a idéia do que o Saka disse), e a partir disso eu vou usando e ajustando tendendo ao que tentei explicar no parágrafo anterior. ^^ Dica master: Regule seu cubo de um jeito que não precisa ser excelente, mas que apenas os lados girem da mesma forma É mais saudável tentar se adaptar ao seu cubo do que tentar adaptar ele a você. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 O negocio é comparecer em algum encontro com a galera do speeding, e dar uma comparada e testar o cubo de outras pessoas. Eu estou em uma eterna briga com meu DIY, acho q pra regular todos os parafusos iguais de novo, vou ter q soltar tudo e colocar de novo..rs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 O negocio é comparecer em algum encontro com a galera do speeding, e dar uma comparada e testar o cubo de outras pessoas. Isso eu sinto falta, estando meio isolado aqui na minha cidade... (...) acho q pra regular todos os parafusos iguais de novo, vou ter q soltar tudo e colocar de novo..rs. Ricardo, pega o próprio furo do parafuso como referência. Por exemplo, deixar todos os parafusos alinhados com o furo, ou então mais ou menos um milímetro pra baixo... Partindo daí fica mais fácil. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 Isso eu sinto falta, estando meio isolado aqui na minha cidade... Vem pra SP quando tiver encontro, aqui do lado pô! XD O complicado de comparar cubos é que além da pressão da regulagem ser muito pessoal, um cubo NUNCA é igual a outro, nem que sejam da mesma marca/modelo, montados pela mesma pessoa, etc. Dá pra enlouquecer tentando deixar seu cubo parecido com o de alguém e não conseguir =) (experiência própria XD). Mas acho que o melhor mesmo foi o que o Carlos falou. Tente deixar o cubo o mais "default" possível e brinque bastante, com o tempo você nem lembra mais de regulagem. Comigo foi assim, depois que peguei meu Edison, amaciei, soltei meia volta de cada parafuso e nunca mais me preocupei com isso. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 Isso tudo é muito pessoal. Mas o que todo mundo procura quando regula um cubo é evitar POP. Eu fazia assim no meu DIY (A), apertava todos os lados até o máximo e depois ia soltando os parafusos igualmente. Eu acabei me acostumando com um cubo firme, não muito solto, alguns até diriam apertado e duro. Mas me acostumei assim, eu acho cubos bambos ruins, não consigo dominar eles. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 Sempre tentei regular meu cubo até o ponto limite do Anti-pop (ahuhau) - tanto por uma questão de segurança, tanto por uma questão de igualdade. Acho que não adianta deixar as tensões diferentes... Temos que nos adaptar ao cubo, como foi dito - o que num scramble é um lado R, no outro pode ser o D, o B etc. 3 dias atrás fiz a experiência de deixar o cubo bem mole. Qualquer movimento errado meu dava pop, mas quando fiz uma vez com bastante cuidado, o tempo foi praticamente igual ao da tensão anterior. É uma questão pessoal, desde que esteja tudo calibrado na mesma força. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 Vem pra SP quando tiver encontro, aqui do lado pô! XD Do lado não é, né... rs Mas precisava ir mesmo, pra conhecer a galera... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 Eu estou com meu cubo bem firme, até para desgastar mais rapido as peças... Meu rubik gira leve q nem barulho faz.. mas os movimentos tem q ser muito precisos se nao ele trava. Ja no diy, pretendo deixar uma tolerancia para fazer os movimentos com um pouco mais de liberdade. a grande verdade foi o q o carlos me falou um dia.. A regulagem do cubo so vai fazer vc reduzir seu tempo, qdo vc estiver dominando todos os algoritimos.. pq eqto nao acontecer. Nao adianta regular ou lubrificar o cubo, seu tempo nao vai cair muito.rs..rs. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 Dica master: Regule seu cubo de um jeito que não precisa ser excelente, mas que apenas os lados girem da mesma forma É mais saudável tentar se adaptar ao seu cubo do que tentar adaptar ele a você. eeeeeeeeeeeeeeiiiiiiiii!!!!!!! essa frase é minha!!! mas é isso aí, eu deixo as faces mais ou menos iguais e vou me adaptando ao cubo só mexo na regulagem no começo...se não fica bom de jeito nenhum, o jeito é tentar outro cubo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 Nossa, nem sabia que tinha registrado haehuaeh E também nem me toquei que usei as mesmas palavras que você (foi mesmo?), só queria passar a dica =T foi mal ^^ Créditos ao Pedro \o/ Só falta eu seguir direito essa dica, juro que tou tentando! Tou quase me curandooo!!! E tem esse negócio de ser pessoal mesmo, eu gosto do cubo mais soltinho... que gira mais fácil, o problema é que tem que ser bem preciso, senão... POP! Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 12, 2009 Regulagem perfeita é a do meu cubo Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Fevereiro 13, 2009 Regulagem perfeita é a do meu cubo Discordo, a regulagem perfeita é o do meu. O seu é muito solto. Enfim, só quero dizer que isso tudo é muito pessoal. O importante é você estár feliz com o seu cubo. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 11, 2009 Galera, eu comprei um DIY e estava mto satisfeito com ele até que.... resolvi regular... eu não sei se é do meu ou se é de todos os DIY mas o meu parece um pouco "solto" parece que vai dar pop a qlqr momento, apesar de nunca ter acontecido... Há um tempo atrás eu insentivei um amigo a comprar um cubo e ele comprou um rubik's do cubo loco o dele n tem regulagem e aceita menos angulos pra girar não sei se vcs me entendem... embora o dele seja mais macio e um pouco mais leve que o meu... voltando à historia anterior... eu tentei regular e ficou duro d + soltei e n ficou mto bom... sei lá regulagem é meio complicado. mas lendo os tópicos ae ja ajuda mto... Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Maio 11, 2009 cheguei bem atrasado nesse tópico mas ta ai minhas dicas Eu costumava preocupar muito com o ajuste, queria um cubo que eu não sentisse diferença na tensão dos lados, que girasse fácil, mas não a ponto de eu não sentir girando, porém não duro a ponto de ficar difícil mexer... e, além de tudo NÃO DESCE POP... husauhsuhsas eu era bem exigente mesmo agora busco regular o cubo do melhor jeito possível, diferença sempre vai ter, isso é física, ha momentos que o parafuso de um dos lados aperta de uma vez, por um momento, quando seu oposto, afrouxa (ou vice versa, eu acho que qualquer um deve ter reparado isso nos seus cubos, comigo é bem evidente) Como Regular? EU faço assim: Regulo o cubo de uma forma geral, eu tiro todas as center caps e mexo os lados pra sentir a tensão, e do a ajustada, me concentrando nas camadas U e D (que pra mim, devem ficar mais duras, pq é mais difícil regular o alinhamento na hora de girar o cubo apenas com as pontas dos dedos, se ficar tão, ou mais mole, que as camadas R, L, F e B, pode ocorrer mais POP's, devido ao desalinhamento). Depois, eu só me concentro nos R, L, F e B, fazendo U, T ou R perm pra sentir a tensão de cada lado, e tento ajustar da forma mais igual possível. Depois, como da uma variada no feeling do cubo sem center caps, pro cubo com center caps (pelo menos eu sinto assim), eu ponho as center caps e resolvo algumas vezes, pra sentir como ficou, e dou pequenas ajustadas que eu sinto necessárias (só para diferenças gritantes, ou que me atrapalham muito). Diferenças de tensão vão ser sentidas, mas NÃO arrisque ajustar seu cubo de novo, é um processo sem fim, cujas chances de piorar a qualidade do seu cubo são maiores que as chances de melhorá-lo como já disseram: É mais fácil você se adaptar ao cubo, do que tentar fazê-lo se adaptar a você. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 5, 2009 Olá a todos, Como muitos imaginaram que eu o faria ao ler o título não irei perguntar qual é o melhor modo de se regular um DIY. A minha dúvida é referente a qual é o lado que eu devo apertar ou soltar para obter o resultado que eu quero em um determinado lado?? Por exemplo: Supondo que eu esteja com a face branca um pouco apertada ao meu gosto, quero deixa-la mais "macia", eu devo soltar o parafuso da face branca ou soltar os quatro parafusos das faces que envolvem o branco? Tive essa dúvida porque como os lados e pontas que envolvem o branco estão sob os meios das outras faces não saquei ainda qual é o modo de se apertar/soltar. Valeu []'s Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites
Postado Junho 11, 2009 (editado) Por exemplo:Supondo que eu esteja com a face branca um pouco apertada ao meu gosto, quero deixa-la mais "macia", eu devo soltar o parafuso da face branca ou soltar os quatro parafusos das faces que envolvem o branco? Tive essa dúvida porque como os lados e pontas que envolvem o branco estão sob os meios das outras faces não saquei ainda qual é o modo de se apertar/soltar. Aí é que está a dificuldade, não da pra mexer na tensão de um lado só. Se você mexer no branco, óbviamente vai afetar mais a branca do que as outras, porém as adjacentes também vão ser afetadas. Por isso que é difícil deixar exatamente na tensão que você quer. Por isso mesmo que primeiro eu tento por todos os lados com a mesma tensão, começando por U e D, depois ajusto os 4 lados ao mesmo tempo. Depois disso eu ajudo do jeito que quero apenas mexendo no próprio lado mesmo. Mas, enfim, é como o Dechichi disse, não adianta tentar deixar exatamente do jeito que você quer, porque é um ciclo sem fim, você altera a tensão em um lado e o outro adjacente alterou junto. XD Editado Junho 11, 2009 por Rinaldo Pitzer Jr. Compartilhar este post Link para o post Compartilhar em outros sites